Tabela de Conteúdos
Quando Plantar Morangos em Portugal
Clima, temperatura e luz, assim como o solo, todos têm um papel na determinação de Quando Plantar Morangos em Portugal. Nas seções seguintes, mostraremos como semear, cultivar, plantar, transportar e colher morangos em Portugal.
Embora Como Fazer Tudo esteja estabelecido no Brasil, nossos leitores portugueses frequentemente solicitam artigos que são especiais para Portugal. Nossos jardineiros especializados fazem pesquisas e produzem artigos a pedido de nossos leitores portugueses. Este artigo é especificamente desenvolvido para Portugal.
Nossos leitores em português de diferentes países, Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Brasil, e São Tomé, sinta-se à vontade para nos enviar o seu pedido para [email protected]para continuar aprendendo sobre jardinagem em português.
Embora todas as fases do manejo da cultura sejam importantes, as tarefas a serem realizadas no momento do plantio podem ter um impacto sobre a produtividade e a qualidade dos morangos.
Este trabalho afeta aspectos como: mortalidade das plantas, distribuição adequada de água e fertilizantes (maior produtividade), eficiência do tratamento (melhor controle de doenças e pragas), eficiência da colheita e praticidade, etc.
Quando Plantar Morangos em Portugal – Passo a Passo: Solo, Cuidados, Meses Ideais
Quando Plantar Morangos em Portugal: O primeiro passo é a escolha e o projeto do terreno para plantar morangos, e é aconselhável fazer os taludes a favor dos taludes para reduzir o acúmulo de umidade e o alagamento nas pistas (entre os taludes), mas evitando que a inclinação ultrapasse 2% de desnível.
Isto, juntamente com outros aspectos de gerenciamento, resultará em uma menor incidência de doenças de raízes e coroas.
Quanto ao leito de plantio, e aconselhavel que se a cultura anterior não tiver deixado resíduos suficientes, é uma boa prática semear aveia e incorporar estas culturas como adubo verde, para proporcionar soltura e favorecer a estrutura dos canteiros.
É aconselhável fazer algumas lavouras profundas, como a lavoura em taludes mais íngremes, para incentivar a drenagem da água e dos fertilizantes remanescentes e, desta forma, evitar o acúmulo de sais, as tensões profissionais.
Quando Plantar Morangos em Portugal: Como é ou Solo, Como é ou Clima Ideais
Quando Plantar Morangos em Portugal: Como é ou Solo, Como é ou Clima Ideais. Adapta-se excepcionalmente bem a regiões úmidas com temperaturas médias anuais entre 15-20° C, temperaturas mínimas não inferiores a 5-6° C abaixo de zero, e temperaturas máximas absolutas superiores a 35° C.
Requer um mínimo de 600 mm de água a cada ano. Pode ser cultivada em uma variedade de tipos de solo, variando de pesado a mais leve (solos arenosos), mas um pouco ácidos.
Quando Plantar Morangos em Portugal: Qual Mês?
Os morangos podem ser plantados no verão, no outono e na primavera. Dependendo da espécie de morango, você pode ter 1 ou 2 colheitas por ano.
Um plantio de morangos no verão em Portugal pode ser feito durante o mês de maio, junho e julho e é o mais importante devido ao maior rendimento, orientado para a agroindústria.
Uma plantação de morangos no inverno em Portugal pode ser feita entre 15 de dezembro e 30 de janeiro.
O consumo de morangos em Portugal está concentrado principalmente entre maio e junho.
Plantar Morangos em Portugal: Mais cuidado, Mais Produção
A fim de obter frutas mais saudáveis e um maior rendimento, va uma série de recomendações a serem levadas em conta:
Em tempo hábil, deve ser feita uma amostragem completa da água e do solo para determinar a adequação ao cultivo do morango, bem como a condição inicial e para estabelecer a fertilização básica e possíveis emendas (gesso, cal, enxofre, etc.) a serem aplicadas.
Os canteiros devem geralmente ser volumosos, sendo o objetivo do canteiro de plantio: alto, fofo mas firme, arejado, bem drenado, permitindo o desenvolvimento adequado do sistema radicular e a distribuição uniforme da irrigação e fertilizantes.
A cobertura plástica de mulch ou polietileno pode ser de cor branca ou preta. Suas principais vantagens são: controle de ervas daninhas, conservação da umidade do solo, manter a fruta limpa, pois não descansa no solo, melhorando a temperatura do solo e evitando a lixiviação de nutrientes.
É essencial que os canteiros estejam prontos quando as mudas chegarem do viveiro, tendo em mente que são necessários 15 dias de trabalho para plantar um hectare de morangos. Se as mudas tiverem que ser mantidas por um período de tempo, é aconselhável armazená-las em um refrigerador ou câmara fria.
A estrutura de plantio é muito variável, mas de modo geral, duas fileiras de plantas por fileira são plantadas a 30 cm de distância e a distância das plantas na fileira varia de 25 cm a 35 cm, dependendo das áreas e variedades.
Uma estrutura de plantio adequada permite uma distribuição igualitária de água e fertilizante, assim como uma melhor penetração dos produtos aplicados na folhagem e, portanto, um melhor controle de doenças e pragas.
O plantio propriamente dito consiste em: Mergulhando as mudas por 10 minutos em uma mistura de: fungicida + estimuladores de enraizamento como Inicium e Azospirillum, entre outros.
Com a ajuda de uma aduela, plante a muda na espinha até a altura da coroa, certificando-se de que as raízes não estejam torcidas.
Retire a planchuela segurando a muda com a outra mão.
Apertar o solo ao redor da muda.
Após o plantio, o terreno deve ser irrigado adequadamente por aspersão ou gotejamento, que deve ser curto e freqüente, mas espaçado ao longo do tempo para garantir que toda a coluna vertebral seja molhada.
Outra precaução pós-plantio é o controle periódico das formigas: elas podem danificar muitas plantas em um curto período.
Forma e Tempo De Semeadura
A época de plantio começa em meados de abril com uma nova planta. O solo deve ser alto, com fertilidade e drenagem adequadas, e deve ter uma inclinação específica para remover o excesso de água durante os períodos de chuvas fortes.
O cultivo começa com uma muda de uma planta-mãe obtida em viveiros em abril e maio através de seus estolões enraizados. Ela é plantada em Junho – Julho e entra em produção rapidamente, com crescimento vegetativo limitado, rendimento modesto e alta qualidade dos frutos.
A plantação ocorre em canteiros elevados com pelo menos 25 cm de altura e 1,20 m de centro a centro. Na coluna vertebral, é plantada uma fila dupla de fileiras escalonadas, com 30 cm entre às duas fileiras e espaçamento igual entre as plantas.
Qualidade dos Morangos
As exigências gerais de qualidade são que sejam bem desenvolvidas, firmes e bem formadas; limpas, frescas e sãs; isentas de odor e/ou sabor estranhos; possuindo a cor característica da variedade; em um estágio apropriado de maturação de acordo com a cor, teor de açúcar e consistência; livre de manchas, ferimentos ou feridas; livre de hematomas; livre de podridão; com cálice e talo verdes não secos; exceto para morangos congelados, que devem estar sem cálice e talo; com aspecto brilhante; suculento, aromático e com um sabor característico.
Artigo Recomendado Como Plantar Morango – Guia Definitivo
Quando plantar tomates em Portugal
Como Plantar Physalis em Portugal (fisális, tomate-de-capucho, camapu)