Uma das recentes perguntas que recebemos de nossos leitores em Portugal é quando plantar tomates em Portugal. Neste artigo lhe dizemos quando plantar tomates em Portugal, como plantar tomate, passo a passo. Como plantar tomates em vasos em casa ou em nosso jardim. O cuidado necessário para colher tomates com o máximo rendimento. Também passaremos pelo passo-a-passo para semear tomates cereja (tomate cherry) e quando semear tomates em Portugal de qualquer variedade.
O tomate cujo nome científico é Solanum lycopersicum e anteriormente conhecido como Lycopersicon esculentum, é uma das variedades de frutas mais cultivadas no mundo, sendo muitas espécies que variam em forma, tamanho, cor e sabor, é por esta razão que muitas pessoas estão se perguntando como plantar tomates, mais tarde lhe daremos algumas dicas para ter um plantio de tomate bem-sucedido. Aprenda tudo sobre como semear tomates neste artigo.
Tabela de Conteúdos
Quando Plantar Tomates em Portugal
Quanto à questão dos nossos usuários sobre quando plantar tomates em Portugal, o momento certo é entre o final do inverno e o início da primavera. O clima deve ser relativamente fresco, mas sem geadas.
Quando Semear Tomates em Portugal
Nos parágrafos seguintes analisaremos juntos como cultivar tomates em Portugal e Quando Semear Tomates em Portugal. Este artigo é especialmente preparado para nossos leitores de Portugal. Outros artigos neste site consideram o clima no Brasil e se baseiam nas faixas climáticas e de temperatura. Entretanto, o conteúdo deste artigo em português é desenvolvido para nossos colegas de jardinagem portugueses, que estando localizados no hemisfério norte, as estações climáticas e as faixas de temperatura e umidade diferem das condições climáticas no Brasil.
Continue lendo para saber mais sobre Quando plantar tomates em Portugal, como plantar tomates em Portugal e Quando Semear Tomates em Portugal.
Quando Semear Tomates em Portugal. O tomateiro é cultivado em todo o mundo, no entanto, não consegue suportar temperaturas extremas, por isso deve ser considerado quando se trata de como plantar tomates, que seus frutos não crescem bem a baixas temperaturas, estando abaixo de 16 °C durante o dia, deteriorando seu crescimento e a taxa de germinação das sementes, ou as temperaturas acima de 27 °C, o que prejudica a formação dos frutos
Pode-se dizer que esta planta cresce bem a uma temperatura diurna entre 20 °C a 26 °C, com uma variação de temperatura entre o dia e a noite. Em regiões com temperaturas extremas, as estufas são geralmente necessárias para o cultivo de tomates.
Um ponto a ter em mente quando se trata de plantar tomates em Portugal é que esta planta cresce melhor em condições de baixa umidade. Isto porque a alta umidade favorece o aparecimento de doenças e pragas.
Outra dica sobre como e quando plantar tomates em Portugal é que esta planta cresce e é mais produtiva quando tem melhores condições de iluminação, tendo luz solar direta durante pelo menos duas horas por dia.
Solo Para A Planta Do Tomateiro
O tomate se torna tolerante em termos do solo onde será cultivado, somente se deve ter o cuidado de não ser argiloso e propenso a enchentes. Dando melhores resultados em termos de como plantar o tomate, aquela terra com solo fértil, bem drenada, rica em matéria orgânica, e um pH entre 5,5 e 7.
Atualmente, sabe-se também que uma das formas utilizadas em termos de como cultivar tomates é através de estufas, sem o uso de solo natural. Como o solo artificial, sistemas hidropônicos e aerofônicos.
Rega Da Planta De Tomateiro
Uma dica sobre como plantar tomates é que a rega deve ser feita de forma nivelada, para manter o solo úmido, sem criar poças.
Plantar Tomates Em Casa
Quando Plantar Tomates em Portugal
Nos parágrafos seguintes lhe daremos dicas sobre como e quando plantar tomates em Portugal de 2 maneiras diferentes. Uma maneira de cultivar tomates em casa, muito fácil e sem comprar sementes, é de um tomate da espécie que você mais gosta.
Como Semear Tomates em Casa com Rodelas ou Fatias do Tomates
Esta forma de semear tomates e semear tomates cereja é muito prática porque você apenas escolhe o tomate que gosta de começar a semear e cultivar seu próprio tomateiro em casa.
Portanto, primeiro você escolhe um tomate fresco. A variedade de tomate que você mais gosta, porque esta técnica que vou explicar a você funciona para qualquer tipo de tomate. Na verdade, é muito fácil cultivar todos os tomates cereja e tomate em Portugal como este método.
Depois de escolher seu tomate fresco, prepare sua panela e firme a terra.
Lave seu tomate e seque-o. Desinfetar a superfície do tomate com álcool. Esperar até que o álcool evapore completamente.
Com sua faca previamente desinfetada, corte uma fatia (rodela) de 1-2 centímetros de espessura.
Em seguida, coloque a fatia no solo e aplique uma leve pressão para que ela fique bem posicionada. Cubra a fatia com terra, de modo que fique completamente coberta com não mais de 1 centímetro de terra. Aplicar uma leve pressão sobre o solo sobre a fatia. Finalmente, acrescente água ao solo apenas pulverizando um pouco. A fatia fornecerá umidade suficiente para vários dias, por isso não é recomendável adicionar água, mas apenas um leve spray. Demasiada umidade resultará em falha ou germinação tardia devido ao crescimento fúngico.
É aconselhável plantar o tomate e colocar o vaso em um ambiente externo, para manter um ciclo natural e condições adequadas de temperatura e umidade.
Eu diria que as chances de sucesso deste método de plantio e cultivo de tomates em fatias é 100% de sucesso. A semente de tomate não sofreu nenhuma situação de estresse e contém as fontes de defesa fornecidas pelo próprio tomate em sua polpa e pele.
Portanto, é uma germinação muito natural. Este método de semear tomates em fatias é o método recomendado para semear tomates cereja. Recomendo que, se você quiser aproveitar o tomate cortado, utilize apenas 1 fatia por recipiente.
Se você semear diretamente no solo de seu jardim ou pomar, tenha cuidado para espaçar as fatias com mais de 40 cm de distância.
Como eu disse, este método de plantio de tomates em fatias é muito bem sucedido e produz enormes plantas de tomate com alto rendimento.
Como Semear Tomates em Casa A Partir De Sementes
Por outro lado, o outro método de semear tomates é a partir de sementes salvas e sementes comerciais de tomate.
Esta técnica é recomendada somente quando a variedade de tomate desejada não pode ser obtida fresca. Entretanto, as chances de sucesso são menores (embora ainda seja viável a obtenção de mudas de tomate).
As sementes de tomate podem ser semeadas diretamente no local ou utilizando copos de mudas ou sacos plásticos ou de papel, com cerca de 10 cm (4″) de altura e 7 cm (3″) de diâmetro. Duas a cinco sementes devem ser colocadas em cada recipiente, com uma profundidade máxima de 0,4″ (1 cm), deixando posteriormente uma ou duas plantas por recipiente, mantendo apenas as plantas mais vigorosas.
O replantio é realizado quando as mudas atingem o tamanho de 6″ a 10″ (15 a 25 cm), geralmente replantido até o caule para dar a aparência de ter raízes mais longas.
O melhor mês para trazer mudas de tomate para nosso jardim é junho e julho em Portugal.
Ao mover as mudas de tomate para o jardim durante os meses de junho e julho em Portugal, asseguramos que elas recebam todas as horas de sol necessárias (pelo menos 6 horas por dia) e obtenham uma boa colheita de tomate.
O espaçamento recomendado em termos de como plantar o tomate pode variar de acordo com a variedade cultivada e as condições de cultivo. Em geral, as plantas com um hábito indefinido podem ser cultivadas a uma distância de 20″ a 63″ (50 a 160 cm) e as plantas com um hábito definido podem ser cultivadas a uma distância de 20″ a 40″ (50 cm a 1 m). As plantas anãs podem ser plantadas a 30 cm (12″) de distância.
Há também métodos sobre como plantar tomates em casa sendo geralmente plantados em vasos, plantadeiras, vasos suspensos, sacos plásticos com terra e outros recipientes, entretanto, a planta a ser cultivada deve ser escolhida de acordo com o tamanho do recipiente.
Uma grande variedade de plantas pode ser cultivada em grandes vasos, se não todas, mas seu tamanho e produtividade podem ser limitados. Há até cultivares anãs que podem ser cultivadas em vasos relativamente pequenos, que além de produzirem frutos, também são ornamentais.
Quando Plantar Tomates em Portugal: Os Cuidados Do Tomateiro
Muitas variedades de tomate têm crescimento indeterminado e precisam ser cultivadas por estacas. Este processo deve ser feito amarrando a planta a uma cerca, varas em forma de X, ou pérgulas, a cada 10 a 15 dias. A altura mínima para amarrar é de 5 pés (150 cm) (geralmente isso é feito a 2 m (6,5 pés).
Flores e frutos podem brotar continuamente ao longo do ramo nestas plantas, razão pela qual estes brotos laterais devem ser cortados regularmente para manter a planta crescendo linearmente até atingir sua altura máxima de suporte.
Para aquelas culturas de tomate com um certo crescimento, este processo não é necessário, nem os rebentos laterais devem ser removidos, pois os novos ramos são os que produzem flores e frutos. Estas plantas são mais compactas e ramificadas.
Os cuidados com as culturas com características de crescimento intermediário são os mesmos utilizados para as plantas com crescimento indefinido.
Finalmente, um passo importante no plantio de tomates é a remoção de todas as plantas invasivas que competem por recursos e nutrientes.
Treliças De Tomate
Aqui você pode ver algumas fotos de nossas treliças de tomates construídas em nossa casa.
Colheita de Tomate
Nos parágrafos seguintes, veremos como cultivar tomates em Portugal. Este conteúdo foi escrito apenas para nossos leitores portugueses. Outros artigos neste site enfocam o clima brasileiro e se baseiam em temperaturas e faixas climáticas.
Continue lendo para descobrir mais sobre como cultivar tomates em Portugal e quando plantá-los.
O início da colheita depende dos tomates utilizado e das condições de cultivo. Geralmente, o tomate é colhido de 7 a 8 semanas após o plantio, mas também há cultivos em que isso ocorre de 10 a 16 semanas (geralmente grandes cultivos).
Os frutos devem ser colhidos quando totalmente maduros, pois a concentração de açúcar será maior se os frutos permanecerem na planta até a plena maturação.
Os tomates são perenes, e é por isso que se as condições de vida forem adequadas eles podem produzir frutos por alguns anos, embora isto esteja longe da realidade, pois nas plantações comerciais eles só são cultivados por alguns meses.
Como Fertilizar Os Tomates
Considero que a fertilização do tomate é fundamental para que eles se desenvolvam adequadamente, todos nós queremos que nosso tomateiro dê os melhores e mais saborosos tomates. É por isso que hoje vamos explicar como fertilizar corretamente os tomates para obter o máximo rendimento.
Lembro-me de plantar tomates com meu pai quando eu era criança e não entendia porque ele adicionava esterco e outros produtos orgânicos ao solo do tomate. Graças a isso, ao longo dos anos, pude aprender a fertilizar os tomates.
Quando Adubar Tomates?
O tomateiro precisa ser fertilizado especialmente para facilitar sua boa fixação ao solo no momento da replantio.
É por esta razão que especialistas na área recomendam que a fertilização seja feita sucessivamente no primeiro mês e meio e depois descansar.
Mas além da fertilização regular, a planta deve ser colocada em um solo já bem nutrido.
Caso contrário, será bastante difícil para o tomateiro prosperar, e muito menos produzir frutos para a colheita.
O Que O Tomateiro Precisa?
Esta planta precisa de quantidades suficientes de fosfato, potássio e nitrogênio para crescer.
Para conseguir isto, são recomendados fertilizantes equilibrados com os mesmos níveis de cada um destes componentes.
Estes fertilizantes estão disponíveis comercialmente, mas podemos fazer equivalentes de alta qualidade em casa.
Quais São Os Principais Componentes Do Fertilizante Para Tomates?
Os macronutrientes: nitrogênio, fósforo e potássio, são os componentes mais importantes de um fertilizante.
Estes, além de fornecerem nutrição suficiente para o desenvolvimento da planta, também ajudam na resistência da planta a doenças.
Outro componente vital é o cálcio, que garante que tudo funcione corretamente durante o processo de cultivo.
Este produto químico é encontrado em certos fertilizantes naturais disponíveis comercialmente.
Como Fertilizar O Tomate – Fertilizante De Tomate Feito Em Casa
Agora vamos explicar como fertilizar os tomates. Um fertilizante rico em fósforo e potássio será o que as plantas de tomate vão adorar e prepará-lo em casa é bastante fácil e barato.
1- Para prepará-lo, você precisará de borras de café, esterco de galinha e húmus de minhoca como ingredientes.
2- Neste caso, o café fornecerá potássio, matéria orgânica como o esterco fornecerá fósforo e o húmus fornecerá os microorganismos que funcionarão na decomposição.
3- Para prepará-lo, basta misturar todos os ingredientes e colocá-lo diretamente ao redor da planta que o necessita. Nós os misturaremos em partes iguais.
4- No caso dos tomates, uma aplicação antes do plantio e outra após o início da formação dos tomates será suficiente para este ciclo.
Quando este fertilizante de tomate for aplicado, ele poderá ser misturado com solo compostado para maximizar seu potencial de ação e enriquecimento da planta.
Talvez o ingrediente mais difícil de se obter seja o esterco de galinha.
Temos nossos frangos em casa, então usamos o esterco deles para fertilizar os tomates.
Onde Comprar Adubo Para Tomates?
Se você não puder preparar seu adubo para tomate por falta de tempo ou se não puder obter todos os ingredientes aqui são os que testamos e em nossa opinião são tão bons quanto o adubo caseiro para tomate.
Quando Parar De Adubar Tomates?
Devemos reduzir lentamente a fertilização dos tomates. Assim que estivermos perto da colheita, vamos parar de fertilizar. Nunca devemos fertilizar em demasia porque isso poderia fazer com que o tomateiro cresça demais e não produza muitos frutos.
Porque as Folhas do Tomateiro Ficam Enroladas?
Nas seções seguintes, veremos como cuidar dos tomates em Portugal. Este material foi preparado apenas para nossos jardineiros portugueses.
Continue lendo para saber mais sobre como e quando plantar tomates em Portugal.
Porque as folhas do tomateiro ficam enroladas? Se as folhas de suas plantas de tomate se curvam ou enrolam, o problema pode ser devido a fatores biológicos, químicos ou físicos.
Algumas vezes todas as folhas se enrolam, outras vezes somente as folhas jovens se enrolam. No artigo, vamos analisar as 5 razões pelas quais as folhas se encaracolam sobre o tomateiro. Porque as folhas do tomateiro ficam enroladas?
Deixa A Planta De Tomate Enrolar Devido A Danos Ambientais
Esta é uma das principais causas de encaracolar as folhas no tomateiro e também uma das mais comuns e fáceis de tratar.
O vento forte e a baixa umidade podem danificar as folhas do tomateiro. O calor faz com que elas sequem e depois se dobram e se encaracolam.
O tempo quente e seco pode causar o encaracolamento fisiológico, que é a autodefesa da planta para evitar maior perda de água. Esta fisiopatologia não diminui o rendimento da cultura se ela for isolada, a menos que seja severa, caso em que afetaria a produção. A saúde da planta melhorará quando as condições climáticas melhorarem.
Danos Causados Pelo Herbicida
Embora muitos de vocês não usem herbicidas em suas culturas por se tratar de um local orgânico, a deriva de herbicidas pode ocorrer. E o que é exatamente a deriva? Então, um vizinho ou uma cultura próxima usa produtos químicos para combater ervas daninhas ou pragas, e o vento sopra-os em seu jardim, destruindo os tomates e fazendo com que as folhas se enrolem ao redor da planta.
Um vento leve de 5 km/h (3 mph) pode ser suficiente para mover o herbicida até 1 km (0,6 milhas) de distância, causando enormes danos potenciais.
Para saber se você foi afetado por isto, devemos observar a planta se ela corrige ou não as folhas enroladas, pois se elas secarem e morrerem pode ter sido causada pela deriva.
Folhas Enroladas Na Planta De Tomate Devido Aos Resíduos De Herbicida Em Mulch E Adubo
Mesmo quando se compra mulch como palha ou feno, devemos descobrir se foi tratado com herbicidas durante seu cultivo, já que eles permanecem nas plantas por até 18 meses e podem causar danos aos vegetais da horta.
O vendedor deve nos informar se as culturas foram tratadas com aminopiralide e se ele não nos informar, devemos perguntar. Além disso, o herbicida pode até permanecer no adubo porque os animais ingeriram o adubo contaminado.
Uma solução para eliminar este herbicida pode ser espalhar as plantas ou o adubo no solo para que o sol brilhe sobre ele e regá-lo para que o processo seja mais rápido.
Ácaros Brancos em Tomateiro
Esses ácaros afetam muito a família Solanaceae, como tomates, pimentas, batatas. Eles evitam a luz e se alimentam das flores e folhas das plantas, quando os picam, transmitem toxinas que dobram e encaracolam as folhas.
Estas são difíceis de ver, mas estão na parte inferior das folhas e seus ovos parecem ornamentos de Natal em forma oval. Eles são tratados com qualquer acaricida ecológico ou enxofre.
Recomendamos este produto orgânico que já utilizamos com nossas plantas e que teve excelentes resultados.
Deixa Coalho Na Planta Do Tomate Devido Ao Vírus
Elas podem ser confundidas com as descritas acima, mas a doença progride e os sintomas gradualmente se espalham pela planta, folhas amarelas e depois secas, rolantes, anãs e, finalmente, a morte.
Existem muitos vírus como o vírus do mosaico, o vírus da colher, o vírus do cacho de folhas amarelas, mas todos eles têm em comum que param o crescimento da planta.
Eles não têm solução, então o melhor a fazer é puxar cuidadosamente a planta e colocá-la em um saco e descartá-la para evitar que o vírus se espalhe para o resto do jardim.
Esperamos que você ache úteis nossas dicas sobre Como e quando plantar tomates em Portugal e quando semear tomates em Portugal. Também encorajamos você a semear tomates e obter o melhor rendimento dos tomateiros.
Saiba mais Como Podar Tomate – Guia Final
Saiba mais Como Plantar Tomates.
Saiba mais Como Plantar Tomate Cereja.
Benefícios do Tomate
Benefícios do Tomate e Benefícios do Tomate Cereja. Em numerosas pesquisas recentes, o consumo de tomates e produtos à base de tomate contendo licopeno tem sido associado a um menor risco de doenças crônicas, como câncer e doenças cardiovasculares. Verificou-se também que os níveis de licopeno no sangue e nos tecidos estão inversamente associados ao risco de doenças crônicas.
Embora as capacidades antioxidantes do licopeno sejam assumidas como a principal causa de seus benefícios positivos, pesquisas sugerem que outros processos, tais como a regulação da comunicação intercelular, sistemas hormonais e imunológicos, e vias metabólicas, também podem estar envolvidos.
Em uma investigação in vitro e em um modesto ensaio clínico, o licopeno suprimiu a atividade de uma enzima chave envolvida na produção de colesterol, indicando um impacto hipocolesterolemiante.