Início » Plantas de Casa » Plantas Para Cultivar Na Água

Plantas Para Cultivar Na Água

Você gostaria de conhecer algumas das plantas que você pode cultivar em casa usando um recipiente com água? Você ficará surpreso ao saber que muitas delas você provavelmente já conhece ou, possivelmente, já fazem parte de sua casa, mas você as tem com terra. Com esta lista que fizemos pretendemos aproximá-lo um pouco mais do mundo das plantas domésticas para você poder aproveitar ao máximo cada cantinho. Descubra estas 12 plantas para cultivar na água.

Ipomea batatas

Você deve escolher cultivar plantas de batata-doce diretamente na água. Se você a mantiver lá você poderá ver como pouco a pouco novos caules Irã crescer a partir dela, o que resultará em mais do que uma planta marcante para decorar qualquer canto de sua casa. Além disso, você pode transplantá-la novamente quando quiser, basta certificar-se de que ela receba luz solar direta diariamente.

Saiba Como Plantar Batata Doce.

Dracaena braunii – Plantas Para Cultivar Na Água

Conhecido como o bambu da sorte embora não pertença a esta espécie, esta planta pode crescer sem qualquer dificuldade na água. Basta ter certeza de que seus caules estão perfeitamente submersos, que recebe luz indireta, e fertilizar a água pelo menos a cada dois meses. Saiba Como Cuidar do Bambu da Sorte.

dracaena braunii

Epipremnum aureum

Outra das plantas de interior que crescem na água e que é uma das mais conhecidas é o potus ou potos. Para ter sucesso no cultivo desta planta em água, é preciso ter o cuidado de cobrir o final do caule com água para que em apenas algumas semanas comece a criar raízes. Recomendamos que para que ela cresça de forma compacta, você deve beliscar as extremidades para que duas novas brotem do mesmo caule.

Jiboia Amarela Planta Potos Neon e Como Propagar Jiboia na Água – Passo a Passo.

Mentha piperita – Plantas Para Cultivar Na Água

Se você está procurando sempre à mão uma das plantas aromáticas mais utilizadas na cozinha, não hesite em começar a cultivar hortelã na água. Esta planta não precisa de grandes cuidados, basta submergir seus ramos até que eles criem raízes e a coloquem em um lugar onde receba luz solar para obter novos brotos. Eles são perfeitos para decorar a cozinha e dar-lhe um aroma fresco e agradável.

Saiba Como Plantar Hortelã em Vaso.

mentha piperita plantas para cultivar na água

Cyclamen persicum

Enquanto o cíclame é uma planta muito suscetível a botrytis devido ao excesso de umidade nas raízes, ele tem poucos problemas quando cultivado na água. Esta planta vistosa, com flores de inverno, é perfeita como uma planta doméstica para crescer na água para decorar sua sala de estar ou corredor.

Spathiphyllum – Plantas Para Cultivar Na Água

O spathiphyllum, ou lírio da paz é uma planta muito fácil de cultivar usando hidropônicos, ou hidropônicos. Além disso, suas folhas verdes profundas e elegantes flores brancas irão decorar sua casa sem a necessidade de manutenção diária. Saiba Como Plantar Lírio Da Paz – Guia Completo.

spathiphyllum

Monstera deliciosa

Sendo uma planta que não precisa de muita luz, é perfeita para crescer em casa, tanto no solo quanto na água. Não é aconselhável colocá-la na sombra, basta garantir que ela receba diariamente luz indireta. Da mesma forma, você precisará de um recipiente bastante grande para seu cultivo, pois, também conhecido como costela de Adão, pode atingir 3 metros de altura, embora se adapte bem ao espaço que você tem.

Saiba mais sobre Costela De Adão Amarelando – Dicas e Soluções.

Tradescantia – Plantas Para Cultivar Na Água

Comumente conhecida como a planta do amor do homem, é uma das espécies mais fáceis de crescer na água. Para obtê-la, basta fazer um corte de cerca de 10 cm de comprimento e mergulhar sua extremidade em um recipiente com água para começar a enraizar.

Saiba Como Cuidar Lambari (Tradescantia zebrina).

tradescantia plantas para cultivar na água

Hedera helix

Você também deve cultivar hera usando um recipiente com água. Para este tipo de cultivo, as variedades de hera com folhas um pouco menores são preferidas. Recomendamos que você use estacas de cerca de 20 cm de comprimento e certifique-se de mergulhar os caules na metade do caminho na água. Isto garantirá que eles comecem a enraizar rapidamente.

Syngonium – Plantas Para Cultivar Na Água

Outra das plantas mais fáceis de crescer na água e também com folhas muito vistosas é a Syngonium. Além de cortar um corte e colocá-lo em água adequadamente para poder enraizar e crescer, você deve ter em mente que esta planta doméstica precisa receber luz indireta para que suas folhas não percam a cor.

syngonium

Plectranthus verticillatus

Mais conhecida como a planta do dinheiro, é muito comum encontrá-la cultivada diretamente na água, pois pode crescer rapidamente. É muito importante manter suas raízes sempre bem cobertas com água e oferecer-lhe um espaço luminoso para que suas folhas tenham sempre aquela cor verde brilhante característica.

Aglaonema – Plantas Para Cultivar Na Água

Esta planta é originária das florestas tropicais do sul da Ásia e é amplamente utilizada para a decoração de interiores devido a suas impressionantes folhas variegadas. A planta Aglaonema também oferece a possibilidade de cultivá-la diretamente na água. Não é preciso gastar muito tempo com ela, apenas se certifique de que ela receba alguma luz todos os dias, mas não a exagere com a luz, pois na natureza ela cresce à sombra em florestas densas.

aglaonema plantas para cultivar na água

Dicas Para O Cuidado Das Plantas De Casa Que Crescem Na Água

Aqui estão algumas dicas fundamentais para ajudar você a aprender como cuidar melhor de suas plantas de casa crescendo na água:

  • Use água engarrafada em vez de água da torneira para uma boa hidrocultura.
  • Você não precisa trocar a água no recipiente, apenas se certifique de que ela esteja sempre no mesmo nível, enchendo-a de vez em quando. Mesmo assim, se você preferir renovar completamente a água, você pode fazê-lo sem problemas.
  • As plantas foram cultivadas em água também precisam ser podadas. Podá-las de vez em quando para estimular seu crescimento.
  • Você pode usar fertilizante líquido ou fertilizante solúvel em água para enriquecer suas plantas. Entretanto, certifique-se de usar sempre a quantidade correta para não danificar a planta.
  • Use sempre um recipiente de acordo com o tamanho da planta. Da mesma forma, não recomendamos o uso de vasos de barro, pois são um material poroso que pode absorver água.

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário