Início » Plantas de Casa » Costela De Adão Amarelando – Dicas e Soluções

Costela De Adão Amarelando – Dicas e Soluções

Monstera deliciosa, também conhecida como costela-de-adão, é apreciada por suas folhas verdes grandes e brilhantes com belas e incomuns perfurações. Mas às vezes estas belas folhas começam a ficar amarelas, o que pode ser um motivo de preocupação. Este artigo analisa as razões pelas quais a planta Costela de Adão amarelando, como identificar o problema e o que você pode fazer para consertar sua planta.

Minha Costela De Adão Esta Amarelando

Minha Costela De Adão Esta Amarelando. As causas mais comuns de Costela de Adão amarelando são:

  • Regas excessivas ou insuficientes
  • Baixa umidade
  • Problemas de iluminação
  • Tensão de temperatura
  • Transplante de tensão / stress após o transplante
  • Pestes
  • Doenças
  • Fertilizante
  • Folhagem antiga
  • Novo ambiente

As folhas de sua planta Costela de Adão devem ser brilhantes e verdes escuras. As folhas amarelas são geralmente um sinal de que algo está errado e deve ser corrigido. Se você estiver tendo problemas com folhas amarelas em sua Monstera deliciosa, continue lendo para saber como resolver o problema.

minha costela de adão esta amarelando
Costela De Adão Amarelando.

Por Que Minha Costela de Adão Amarelando?

Por Que Minha Costela de Adão Amarelando? Há muitas razões pelas quais a Costela de Adão amarelando, todas elas podem ser resolvidas e é por isso que explicaremos abaixo as razões pelas quais a Costela de Adão é amarelando.

Problemas De Irrigação

Os problemas de irrigação são a causa mais comum de folhas amarelas na Costela de Adão. Se sua Costela de Adão tem folhas amarelas, o primeiro passo é verificar o solo.

Quando o solo estiver seco e a planta parecer desidratada, com crescimento murcha, você pode estar submerso em sua Costela de Adão.

Se o solo estiver constantemente encharcado ou se drenar mal, ou se você se esquecer regularmente de esvaziar a bandeja de gotejamento após a rega, a causa mais provável é o excesso de água.

O excesso de água frequentemente faz com que as folhas da Costela de Adão fiquem amarelas, começando com as folhas inferiores. O submerso fará com que as margens das folhas e os novos brotos fiquem amarelos ou marrons, antes de se espalharem para causar murchamento e morte geral da folhagem.

Observe que o murchamento pode ser causado tanto por excesso de água quanto por falta de água, portanto, certifique-se de avaliar toda a planta, o solo e as raízes antes de decidir sobre a ação corretiva.

Para regar corretamente sua Costela de Adão, regue bem até que a água saia dos orifícios de drenagem no fundo. Permita que o excesso de água escoe e certifique-se de drenar qualquer água acumulada no pires sob a planta, se ela tiver um. Esperar para regar a planta até que o primeiro centímetro de solo esteja seco.

A maioria das plantas-domésticas adormecem durante o inverno, o que significa que seus processos metabólicos desaceleram e requerem menos irrigação. No verão, o calor pode secar o solo mais rapidamente, exigindo uma rega mais frequente. Fique de olho no nível de umidade do solo para saber quando regar sua Costela de Adão novamente.

problemas irrigacao monstera deliciosa
Minha Costela de Adao esta Amarelando. Um dos problemas da Costela de Adao Amarelando é o excesso ou a falta de água.

Costela De Adão Amarelando – Baixa Umidade

Como planta tropical, as plantas de Costela de Adão preferem umidade mais alta. Embora estas plantas possam tolerar a umidade média doméstica por algum tempo, a exposição prolongada a uma umidade mais baixa pode fazer com que as folhas fiquem amarelas ou as pontas fiquem marrons.

Se este for o caso, você pode precisar aumentar a umidade ao redor de sua Costela de Adão agrupando-a mais estreitamente com outras plantas ou colocando-a em cima de uma bandeja de seixos cheia de água.

Problemas De Iluminação

As más condições de iluminação em sua casa podem ser outra causa de folhas amareladas em sua Costela de Adão. A Costela de Adão preferem luz brilhante e indireta para ajudá-las a prosperar.

Se a Costela de Adão for exposta à luz solar direta, os raios fortes e o calor podem queimar a planta, fazendo com que as folhas fiquem amarelas e até marrons. Se este for o caso, afaste a planta da luz direta do sol para um lugar que receba luz brilhante, mas indireta.

Muito pouca luz também pode fazer com que as folhas fiquem amarelas na Costela de Adão. Quando a Monstera não recebe luz suficiente, não produzirá clorofila suficiente para dar às folhas uma tonalidade verde escura, saudável e brilhante.

Se você tiver seu Monstera deliciosa em um quarto escuro, você também poderá notar uma perda de folhas, um crescimento mais lento e a planta se espalhando ou se alongando para encontrar mais luz. Se este for o caso, você pode acrescentar uma luz de crescimento para dar à planta alguma luz extra ou movê-la para uma área mais brilhante de sua casa.

Costela De Adão Amarelando – Tensão De Temperatura

A maioria das plantas domésticas, tais como a planta Costela de Adão, originaram-se como plantas tropicais. As plantas tropicais tendem a crescer melhor quando as temperaturas estão entre 18-27 °C. Quando a temperatura cai abaixo de 18 °C, o crescimento da planta desacelera. Quando a temperatura cai abaixo de 10 °C, é provável que o crescimento da planta pare completamente.

Além disso, as plantas tropicais, como a Costela de Adão, não lidam bem com condições climáticas extremas ou mudanças bruscas. Por exemplo, se sua Monstera estiver muito perto de uma porta ou janela com correntes de ar, um ar condicionado ou aquecedor, ou mesmo uma lareira, a planta pode começar a ficar amarela e perder suas folhas.

Se você pensa que este é o caso, simplesmente mude sua Monstera para uma parte mais quente e estável em temperatura de sua casa.

tensao temperatura monstera deliciosa
Costela de Adão Folha Amarela.

Estresse No Transplante

Se a sua Costela de Adão desenvolve folhas amarelas após o transplante, ela pode estar sofrendo de estresse de transplante. Isto pode ser devido ao transplante na época errada do ano, transplantando para um tipo diferente de terra de vaso, deixando as raízes expostas por muito tempo ou movendo a planta para um local diferente.

Uma vez feito o dano, você pode mimar um pouco sua Costela de Adão para trazê-la de volta à vida:

  • Assegurar-se de que a Costela de Adão tenha drenagem suficiente. Talvez seja necessário acrescentar orifícios de drenagem ao pote.
  • Coloque a Monstera de volta no mesmo lugar de onde você a retirou para ela ter a mesma iluminação e temperatura que tinha antes de transplantá-la.
  • Podar as folhas mortas ou moribundas.
  • Evite fertilizar durante vários meses, pois isso pode causar stress adicional à sua Monstera.
  • Fornecer iluminação moderada e água, já que os extremos de qualquer um deles agravarão a situação.

Costela De Adão Amarelando – Pragas

Os danos causados por pragas de plantas domésticas podem fazer com que as folhas de seu Monstera desenvolvam manchas amarelas ou amarelecimento generalizado. Pragas como pulgões e ácaros-aranha são causas comuns de folhas amareladas. Estas pragas se prendem à planta e sugam seus sucos.

Os pulgões parecem pequenos grãos de arroz branco nos caules e folhas da planta. Os ácaros-aranha são quase pequenos demais para serem vistos, mas você saberá que eles estão lá pelas teias de aranha penduradas entre as folhas. Pegue uma lupa para olhar mais de perto se você suspeitar que os ácaros tenham se instalado.

Costela de Adão AmarelandoDoenças

Há uma série de doenças das plantas que podem fazer com que sua Costela de Adão tenha folhas amarelas.

  • Antracnose: Esta é uma doença fúngica. As folhas primeiro ficarão amarelas e depois marrons antes de morrerem. Uma ferida na planta aumenta as oportunidades de a planta contrair esta doença. Remover as folhas infectadas e pulverizar com um fungicida etiquetado para este uso. Esta é uma das causas do Costela de Adão amarelando.
  • Manchas de folhas fúngicas: as manchas de folhas aparecem como manchas marrons com margens amarelas. Os fungos podem ser transferidos através do solo. Remova as folhas infectadas e não molhe as folhas ao regar, pois, isso pode causar a propagação de fungos. Use um fungicida comercial na planta e certifique-se de que haja boa circulação ao redor da planta.
  • Oídio: O oídio é geralmente menos grave, mas um caso grave pode fazer com que sua planta de Costela de Adão se desvaneça, fique amarela e até morra. Antes que isso aconteça, um crescimento branco e pulverulento pode se formar nas folhas. Para evitar este problema, garantir uma boa circulação de ar. Remover as folhas infectadas. Os sprays de enxofre ou clorotalonil podem ser usados para tratar o resto da planta.
doencas costela de adao
Porque a Costela de Adão Fica Amarela? Costela de Adão pode ficar amarela devido a vários fatores, tais como falta de água ou pragas.

Costela De Adão Amarelando – Problemas De Fertilizantes

Embora as plantas geralmente precisem de algum fertilizante para continuar crescendo, muito ou muito pouco pode fazer com que as folhas de sua Costela de Adão fiquem amarelas ou se tornem manchadas.

Se você comprou sua Costela de Adão em um centro de jardinagem, ela pode ter chegado ao solo com um fertilizante de liberação lenta. No entanto, com o tempo, a planta irá esgotar o solo e você precisará acrescentar algum fertilizante suplementar.

Geralmente recomendo fertilizar as plantas de Monstera deliciosa com um fertilizante balanceado e solúvel em água, aplicado mensalmente à metade da taxa recomendada durante a estação de crescimento. Um pouco vai longe, então é melhor usar um pouco de fertilizante regularmente, em vez de muito pouco frequentemente.

O outro lado da moeda é a sobre-fertilização. Este é um problema mais comum e mais prejudicial para a saúde de sua planta.

A sobre-fertilização pode causar uma série de sintomas em seu Monstera, tais como amarelamento e folhas com aspecto doentio. Dependendo se o problema foi de sobre-fertilização crônica ou um problema agudo, a planta pode apresentar sinais tanto de sobre-fertilização quanto de sub-fertilização.

O resultado é geralmente dano radicular, o que impede que sua Costela de Adão consiga absorver nutrientes e água, danificando significativamente a planta.

Procure evidências de depósitos de sal no solo, ou verifique a frequência e a quantidade de fertilizante que você utilizou ao considerar esta causa.

Primeiro, tente enxaguar o solo com bastante água para tentar remover o excesso de sais. Não volte a fertilizar seu Monstera deliciosa por pelo menos 3 meses e providencie condições de cuidado na zona de conforto da planta.

Você também pode tentar transplantar seu Costela de Adão, embora isto possa às vezes causar stress adicional à sua planta e deve ser considerado um último recurso.

Folhagem Velha

Às vezes Monstera deliciosa tem folhas amarelas como uma parte natural do crescimento da planta. Conforme a planta cresce e envelhece, as folhas ao redor do fundo da planta podem ficar amarelas, cair e depois cair.

É bastante normal que as plantas derramem folhas velhas de que não precisam mais, especialmente à medida que a planta cresce mais velha e mais alta. Este tipo de amarelamento não é motivo de preocupação, mas um processo natural da planta. Você pode remover cuidadosamente as folhas que estão morrendo.

Aclimatação A Um Novo Ambiente

Às vezes uma planta fica amarela e deixa cair folhas após ser trazida para casa pela primeira vez ou mudada para um novo local. Isto não é motivo de preocupação. Como a planta se adapta às novas condições de luz, pode deixar cair algumas folhas porque não pode mantê-las todas.

À medida que se adapta a sua nova localização, começará a crescer uma nova folhagem. Evite transplantar sua planta durante este tempo até ela ter se adaptado completamente a sua nova localização, de modo a não causar mais estresse.

Esperamos que você tenha achado útil este artigo sobre costela de adão amarelando. Recomendamos nosso artigo sobre Como Cuidar de Zamioculca Planta ZZ.

costela de adão amarelando
Costela De Adão Amarelando.

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário