A Lambari ou Onda do Mar é uma das plantas verdes mais populares entre os entusiastas da jardinagem e da planta doméstica. As chaves para seu sucesso são suas belas folhas e, acima de tudo, como é fácil cuidar de uma variedade de ambientes, pois esta planta pode ser cultivada tanto em ambientes internos quanto externos. Se você gostaria de ter esta planta em casa e quer saber como fazê-la crescer nas melhores condições, junte-se a nós neste artigo sobre como cuidar lambari.
Tabela de Conteúdos
Características Da Planta Lambari
Seu nome científico é Tradescantia zebrina, embora seja popularmente chamado judeu errante, onda do mar ou Lambari, um nome que às vezes se estende a toda a família Tradescantia, com aproximadamente 70 espécies.
A Tradescantia zebrina se distingue por suas folhas impressionantes, com um padrão de listras verdes, prateadas e uma parte inferior púrpura vistosa. Estas plantas suculentas são originárias da América tropical. Seus arbustos crescem até 40 cm de altura, com caules rastejantes e suculentos. Suas flores são pequenas e delicadas, embora sejam tão bonitas quanto breves. Aqui estão algumas das melhores dicas para cuidar de sua Lambari.
Clima E Localização Para a Lambari
No ambiente certo, a Lambari pode ser cultivada tanto dentro como fora de casa, embora isto não signifique que ela tolere todos os tipos de clima de qualquer maneira. Em geral, a planta aprecia ambientes ligeiramente mais quentes, mas não tolerará geadas abaixo de -3 °C. Sua temperatura ideal está entre 12 e 25 °C. Para sua localização, é aconselhável considerar:
- Ao ar livre pode ser colocado ao sol desde que não seja muito intenso, e suas folhas podem se queimar se a luz do sol for excessiva. Em climas muito quentes ou com verões particularmente fortes, deve ser colocado em semi-sombra, abrigado das horas de maior incidência.
- No interior, é necessário colocá-lo em uma área bem iluminada para poder se desenvolver adequadamente, idealmente perto de janelas. Nos meses de verão ou durante as horas da tarde, é melhor selecionar a luz com uma cortina para evitar queimaduras.
- Se as folhas perderem sua coloração, ficarem pálidas e homogêneas ou se tornarem mais alongadas e finas, isso significa que sua planta Lambari precisa de um pouco mais de luz, então mova-a para uma área mais brilhante.
Rega Lambari
A irrigação é praticamente o único cuidado para o qual a Lambari é relativamente exigente. Caso contrário, muito fácil de cuidar, basta saber quando regar e quando não regar para manter a planta crescendo saudável e sem problemas. Como muito suculentos, esta planta não tolera o alagamento ou a umidade excessiva, portanto, a rega muito frequente ou abundante pode causar problemas de podridão das raízes que são difíceis de recuperar. Neste sentido e quando em dúvida, é melhor ficar curto e pegar o jeito, regando se a planta parecer um pouco seca, da qual se recuperará rapidamente e sem problemas.
A regra a este respeito é muito fácil: água quando o solo secou em seus primeiros centímetros. Você pode verificar isto mergulhando um dedo na terra ou usando um palito, ou lápis: se à terra se cola à terra, ela ainda está úmida. A frequência exata dependerá, é claro, do clima e se está no solo ou na panela, portanto você terá que aprender a controlá-lo. No entanto, nos meses frios, uma rega quinzenal ou assim será quase sempre suficiente.
Solo Para a Lambari
O mais importante com seu solo ou substrato é que ele esteja o mais bem drenado possível, para evitar o temido alagamento da água. No jardim, água e estudo onde a água drena mais efetivamente e sem poças para plantar sua Lambari, enquanto em vasos será suficiente preparar um recipiente com orifícios de drenagem e usar uma mistura leve e bem drenada com fibra de coco e fundição de minhocas, bem como perlite.
Fertilizante Para a Lambari
A capacidade de crescimento da Lambari já é excepcional em si mesma, de modo que, mesmo sem muito fertilizante, ela crescerá com grande vigor nos primeiros meses. No entanto, os nutrientes no solo logo se esgotam, e nos vasos este é um problema particular.
Se você quiser que sua planta Lambari continue crescendo forte após o primeiro ano, adicione fertilizantes orgânicos e ecologicamente corretos, tais como vermes fundidos ou composto ao solo, amontoando uma pequena quantidade na base da planta a cada quinze dias ou uma vez por mês durante os meses mais quentes.
Como Fazer Muda Da Lambari
A propagação da Lambari é tão fácil quanto com muitos suculentos. Quer você opte pelo método de divisão de raiz ou cortes, a multiplicação será bem sucedida sem maiores complicações em um grande número de casos.
Para jogar pelo seguro, a maneira mais fácil é cortar um corte de um caule e colocá-lo na água até criar raízes por si só, após o que você pode transplantá-lo para um vaso ou solo.
Esperamos que você tenha achado útil este artigo sobre como cuidar da Lambari. Recomendamos nosso artigo sobre Jiboia Amarela Planta Potos Neon.