Início » Flores » Como Plantar Mini Rosas Passo a Passo em Casa

Como Plantar Mini Rosas Passo a Passo em Casa

Para os jardineiros urbanos amantes da rosa que estão frustrados com seus pequenos espaços de cultivo, a mini-rosa (Rosa spp.) oferecem uma solução ideal, portanto, seja encorajado a aprender como plantar mini rosas em uma introdução passo a passo.

De menos de 15 cm de altura a variedades de arbustos de 2,5 a 5 cm de altura e arrumados, trepadeiras de 1,5 m, mini rosas decoram jardins com todas as cores, fragrâncias e formas de seus parentes maiores. Adições adoráveis às bordas das passarelas, jardins rochosos e canteiros perenes,

Passo a Passo Como Plantar Mini Rosas Em Casa

Siga estes passos para descobrir como plantar mini rosas corretamente:

Passo 1: selecione uma área que receberá pelo menos seis horas de sol pleno. Plante as mini rosas diretamente em solo bem drenado ou em um vaso.  Se você usar um vaso, você deve ter um buraco no fundo, para drenar o excesso de água. A melhor época para plantar mini rosas é no final do outono.

Passo 2: cavar um buraco duas vezes maior do que o tamanho da raiz da mini rosa. Coloque a bola raiz no buraco.  Solte à terra sob o torrão antes de colocá-lo no buraco para permitir que as raízes da mini-rosa cresçam facilmente no solo.

Passo 3: misture o solo removido com partes iguais de musgos de turfa e uma terra para vaso de uso geral. Coloque a mistura de solo sobre o torrão com força para retirar as bolsas de ar. Use o mesmo solo para plantar mini rosas em vasos.

Passo 4: umedeça a mini-rosa com água. O excesso de água pode causar o apodrecimento das raízes. Mantenha o solo úmido e somente água quando o solo estiver seco.

Mulch ao redor da base da mini-rosa para ajudar a deter as ervas daninhas e manter a umidade.

Etapa 5: fertilizar a mini-rosa a cada duas semanas com um fertilizante solúvel em água durante a primavera e o verão. Use a quantidade recomendada de fertilizante, conforme indicado na embalagem.

Passo 6: cortar flores e galhos mortos para manter a mini-rosa saudável.

como plantar mini rosas em casa
Como Plantar Mini Rosas em Casa.

Como Plantar Mini Rosas a Partir De Estacas

Siga estes passos para descobrir como plantar mini rosas a partir de estacas:

Passo 1: nem todas as formas de mini rosas receberão cortes, e infelizmente não existe uma lista infalível das que podem ser cultivadas desta forma e das que não podem. Depende do solo, do clima e da rosa em questão. Portanto, esteja preparado para alguns sucessos e desapontamentos, mas continue tentando.

Passo 2: escolha um caule saudável de mini rosas do qual você quer propagar. Faça isso logo após a flor ter desaparecido e certifique-se de que o caule tenha um mínimo de três a quatro folhas.

Passo 3: retire a flor morta da parte superior. Faça isso cortando logo acima da folha mais próxima da flor morta.

Passo 4: faça um corte inferior logo abaixo de uma folha. Remover qualquer excesso de folhas mortas do caule, assegurando que pelo menos três folhas permaneçam no caule. Mergulhe o corte em um pouco de mel; isto ajuda a proteger o corte contra apodrecimento, morte ou moldagem.

Etapa 5: plante o corte de mini-rosa em um recipiente preparado, cheio com mistura de drenagem livre. Coloque-o suavemente no lugar e mantenha-o bem regado à medida que você bate na torneira. Mas certifique-se de que o adubo não esteja molhado, pois, o excesso de água pode matar o corte. Mantenha o corte de mini-rosa em adubo úmido.

Saiba como plantar galho de rosa passo a passo.

como plantar mini rosas estacas
Como Cultivar Mini Rosas.

Cuidados Com a Mini Rosa

Quando falamos dos cuidados com a mini rosa, devemos fazer uma observação importante: embora a mini rosa seja inicialmente apreciada como planta de casa, mais cedo ou mais tarde ela terá que ser plantada ao ar livre, portanto os cuidados diferirão em um caso ou no outro.

cuidados com a mini rosas
Como Cultivar Mini Rosas em Vasos.

Substrato Para Mini Rosas

O melhor substrato para mini rosas tem um pH de cerca de 6,5, ou seja, um pouco ácido. Se o nível de pH precisar ser elevado (porque o solo é muito ácido), a cal pode ser adicionada. Se o solo for muito alcalino, o enxofre do jardim pode ser adicionado para baixar o nível do pH. Saiba como medir o pH do solo.

O solo para plantar mini rosas precisa ter o equilíbrio correto entre matéria inorgânica (areia, lodo, argila, etc.) e matéria orgânica (bactérias, raízes, composto, etc.). O suprimento correto de materiais inorgânicos ajuda a melhorar a circulação de ar para que as raízes das mini rosas possam absorver o oxigênio necessário para o crescimento e desenvolvimento. A matéria orgânica, por outro lado, incorpora ao solo nutrientes importantes para a vida das mini rosas.

Localização Mini-Rosa

O local ideal para plantar mini rosas será no lugar mais brilhante da casa, perto das janelas, pois sabemos que a mini rosa é realmente uma planta ao ar livre. A falta de luz provocará uma floração pobre, cores pálidas nas pétalas de suas flores e até mesmo o aborto dos botões das flores existentes.

Rega Mini-Rosa

A rega das mini rosas deve ser moderada, evitando o excesso de água em um pires. O excesso de água causa o apodrecimento das raízes.

Fertilização De Mini Rosas

A fertilização das mini rosas deve ser feita regularmente, todas as semanas, com um fertilizante equilibrado e rico em potássio. Um tipo 1-05-2, sempre com microelementos, pode ser o mais adequado. Os fertilizantes ricos em nitrogênio produzirão um rápido crescimento da mini-rosa, com muita folhagem e quase nenhuma floração.

Poda e Muda de Mini Rosas

Se quisermos mudar a mini rosa para um vaso maior, o substrato mais adequado deve ser turfoso e fertilizado, como substratos de plantio e substratos para plantas ao ar livre.

A poda das mini rosas em casa é centrada na eliminação das flores antigas e depois de vários meses… quando o tamanho da planta é desproporcional ao seu vaso, realizar uma poda de rejuvenescimento muito baixa para provocar uma nova brotação a partir de baixo. Esta poda pode ser feita entre 5 e 10 centímetros acima do solo.

Doenças e Pragas de Mini Rosas

Entre as pragas, um ataque muito curioso é realizado por vespas, que cortam com precisão partes das folhas em forma oval. Para começar, quando vemos que estas peças estão faltando nas folhas, a primeira coisa que pensamos é que se trata de um ataque de lagartas, mas, em simultâneo, somos atingidos pelo fato de que elas não parecem ser comidas, mas é como se alguém as tivesse cortado com uma tesoura, criando áreas aproximadamente circulares. E a verdade é que estas peças cortadas não são usadas para comer, mas para ajudar a construir seus ninhos.

Pulgões, mosca-branca e lagartas podem ser tratados com inseticidas; ácaros vermelhos com acaricida e vespas… a melhor coisa a fazer é detectar onde está o ninho e agir sobre ele. Quanto à ferrugem e ao oídio, vamos combatê-los com um fungicida específico para cada caso, assim como evitar que a água salpique de uma planta para outra para reduzir o risco de contágio.

Uma maneira ecológica de combater pragas e pestes em mini rosas é com óleo de neem que é ecológico e ambientalmente correto.

Esperamos que você tenha achado útil este artigo sobre como plantar mini rosas. Recomendamos nossos artigos sobre como podar roseiras.

mini roseiras amarelas
Como Plantar Mini Rosas no Chão. O importante é sempre usar um solo ácido. Mini rosas gostam de solo ácido.

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário