Início » Flores » Como Plantar Galho de Rosa Passo a Passo

Como Plantar Galho de Rosa Passo a Passo

A maneira mais fácil e mais barata de reproduzir rosas é através de recortes. Esta técnica é frequentemente utilizada por jardineiros amadores, pois lhes permite obter variedades difíceis de obter no mercado, e por viveiros para reproduzir rosas-silvestres, que serão utilizadas para enxertar variedades mais delicadas. Saiba como plantar galho de rosa neste artigo.

O Que Usar Para Fazer Cortes De Rosas E Quando Fazê-Los

As estacas são caules ou galhos cortados diretamente da roseira, que são plantados para gerar raízes e produzir novas plantas. Para fazer cortes a partir de um arbusto de rosas, não apenas qualquer ramo antigo, o ideal são ramos semi-maduros com uma espessura entre 6 mm e 10 mm. O tamanho ideal dos galhos é entre 15 cm e 20 cm de comprimento e que eles tenham alguns brotos.

Os dois melhores momentos para fazer cortes são na primavera e no outono. Se optarmos por fazer os cortes na primavera, é aconselhável escolher ramos que foram cortados durante o ano anterior que terão um ano de vida, pois eles serão mais vigorosos. Se, por outro lado, fizermos os cortes no outono, escolheremos galhos do mesmo ano e que pareçam maduros.

Vantagens de reproduzir uma roseira através de recortes

1- É uma maneira muito econômica de obter novas rosas.

2- É a melhor maneira de obter variedades de rosas que são difíceis de obter de outras maneiras.

3- A planta gerada a partir de um corte é geneticamente idêntica à original, ou seja, é um clone, portanto, ao produzi-las desta forma, podemos conhecer as características que elas terão.

Inconvenientes da reprodução de rosas por recortes

1- As rosas produzidas desta maneira florescem menos profusamente.

2- Eles são menos resistentes à seca e ao excesso de água.

3- Eles são menos resistentes ao frio.

4- Eles são mais vulneráveis aos fungos.

5- Eles têm uma meia-vida mais curta.

Galhos De Rosas: Como Prepará-Los

Uma vez selecionado o ramo ou caule mais adequado da planta, siga estes simples passos para preparar os galhos de rosas:

1- Corte a ponta do galho ou o topo do galho em um bisel, um corte oblíquo ou diagonal, logo acima de um rebento ou rebento.

2- Corte a parte inferior do ramo horizontalmente.

3- Remova as folhas, o que evitará que os galhos suem e sequem.

4- Você também deve limpar os galhos, embora a técnica possa ser mudada aqui. Você pode remover parte da casca inferior do ramo, para melhorar o desenvolvimento radicular, ou pode fazer um corte no ramo para facilitar a capilaridade e evitar que ele seque. Outra opção é não modificar em nada o ramo.

5- Mas uma técnica que deve ser sempre utilizada é o uso de hormônios de crescimento, visto que estes aumentam as oportunidades de sucesso dos cortes. Então, finalmente, prepare seus galhos, com os materiais para plantá-los de acordo com o método escolhido, entre os que veremos abaixo, e também os hormônios de crescimento.

como plantar galho de rosa

Como Plantar Galho de Rosa: Métodos E Etapas

Há vários métodos para reproduzir roseiras através de galhos. O método tradicional é usar um vaso com substrato, mas existem outras alternativas, como o cultivo em hidropônicos, usando batatas ou usando sacos plásticos. Estes métodos têm em comum que os galhos devem ter uma temperatura entre 18 °C e 21 °C, não receber luz solar direta e ter uma umidade elevada.

galho de rosa em batata

Como Plantar Galho de Rosa Em Batatas

Este método consiste em preparar as estacas da maneira usual, mas em vez de colocá-las em estacas no substrato, elas ficam presas em uma batata. Embora este sistema não signifique que não tenhamos que plantar as estacas no substrato, ele garante uma umidade constante no corte e que pode tirar proveito dos nutrientes da batata. Tão logo crie raízes, pode ser transplantado para o substrato ou solo.

Como Plantar Galho de Rosa Em Hidropônicos

Neste método, as roseiras são colocadas em água e, através de um corte na parte inferior, a capilaridade é facilitada. Além disso, precisaremos de tubos especiais e uma mistura de turfa, vermiculita e perlita, para que possam absorver facilmente a umidade. Também precisaremos usar hormônios de enraizamento e manter as condições corretas, como manter a umidade, algo que não é difícil com este método.

rosa flor

Sobre Aparecida Carboni

Aparecida Carboni é uma engenheira agrícola da UFMG, especializada em engenharia Ambiental na Universidade de Aveiro, cujos estudos a levaram a viver e trabalhar por vários anos em Portugal. Aparecida é especializada em hidropônica, agricultura orgânica e agricultura vertical para o uso de recursos como água e economia de energia com práticas sustentáveis. Ela trabalha em tempo parcial como consultora de recursos agrícolas para empresas como Nidera e GDM em suas iniciativas de agricultura orgânica, enquanto escreve com seu marido, João, e o grupo de colaboradores que compõem o ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário