Início » Cultivo de Alimentos » Como Plantar Seriguela Em Casa Passo a Passo

Como Plantar Seriguela Em Casa Passo a Passo

A Seriguela é uma árvore cujos frutos são os mais populares nos países tropicais da América. É uma fruta exótica com múltiplos benefícios. É também conhecida como “Ceriguela”, cujo nome científico é (Spondias purpúrea). Saiba como plantar Seriguela em casa passo a passo.

Características Da Árvore Seriguela

A Seriguela é uma pequena árvore ou arbusto, cujos ramos são baixos e largos, com um tronco bastante grosso. Pode atingir até quinze metros de altura. Seus ramos são muito frágeis e têm muita folhagem. Tem folhas decíduas, de forma oval, que têm cerca de quatro centímetros de comprimento.

Suas folhas são ligeiramente dentadas e se encontram em grupos compostos, de cores bastante particulares, entre vermelho brilhante, roxo e amarelo, quando começam a brotar.

As flores da Seriguela são muito pequenas, quase imperceptíveis a olho nu. Elas são formadas por quatro ou cinco pétalas que unem tanto as flores masculinas e femininas quanto as hermafroditas. Eles são cores semelhantes à das folhas. Elas se formam em panículas peludas (cachos decrescentes) ao longo dos galhos muito antes das folhas começarem a aparecer.

A árvore Seriguela faz parte da família Anacardiaceae, do tipo decíduo (folhas decíduas), dependendo da região, seu tronco pode ter um diâmetro de oitenta centímetros até a altura de um metro. Como já mencionado, seus ramos são bastante frágeis e torcem o caminho de lado.

O tronco da Seriguela tem uma casca rugosa e rugosa, de cor cinza-escuro ou verde oliva. Fissuras irregulares ou certas protuberâncias parecidas com cortiças podem ser observadas com frequência, o que pode ser confundido com grandes espinhos. Seus frutos (frutos carnudos com uma única semente) podem ser encontrados em pequenos grupos de três ou sozinhos. A carne é amarela e bastante suculenta, doce e azeda para o paladar. A semente não é comestível.

A árvore Seriguela é facilmente propagada por semente, embora também possa ser propagada por estaca. A semente apodrece e depois surge um pequeno rebento na forma de um caule fino. Seu desenvolvimento e crescimento é bastante rápido, atingindo uma altura de três a seis metros nos primeiros meses. Esta árvore se adapta a condições de solo muito pobres em nutrientes, sem qualquer problema.

Como Plantar Seriguela Passo a Passo

A árvore Seriguela geralmente prefere climas quentes e uma altitude de setecentos metros acima do nível do mar. Embora cresça sem qualquer problema em solos planos, profundos e úmidos, prefere solos rochosos e argilosos, pois isso favorece a perda precoce de suas folhas, levando à floração e frutificação.

Para plantar a árvore Seriguela, devem ser feitos sulcos entre as rochas para deixar espaço suficiente para as raízes. Estes sulcos devem medir de trinta e cinco a setenta centímetros de profundidade e vinte a quarenta centímetros de diâmetro. Atualmente, existe uma variedade de cultivo sem sementes.

A Seriguela é uma árvore que não pode se reproduzir por polinização, porque suas células-mãe não têm desenvolvimento para produzir pólen. Por esta razão, ela é propagada assexualmente com a ajuda de cortes. O cultivo da Seriguela é praticamente simples e abundante, o que gera boa renda na agricultura, gerando emprego constante para as famílias do setor.

como plantar seriguela passo a passo

Fertilização da Seriguela

A árvore Seriguela é a mesma que qualquer outra cultura, pois precisa de certos nutrientes para obter um desenvolvimento ideal. A fertilização dependerá do solo, por isso é necessário realizar um estudo preliminar do solo. Para saber que quantidade e categoria de substratos necessita.

Também é aconselhável fertilizar as folhas, de modo a evitar deficiências na folhagem e melhorar a qualidade dos frutos. Para obter uma fertilização perfeita, é recomendável fertilizar após as primeiras chuvas.

O fertilizante foliar líquido deve ser aplicado uma vez por mês, com a última aplicação antes da queda das folhas, para estimular o desenvolvimento dos frutos. Se necessário, caixas de nutrientes e composto devem ser colocadas perto das raízes da árvore. É muito importante controlar o crescimento de ervas daninhas ao redor da árvore Seriguela, para evitar o resfriamento do solo.

Pestes e Doenças da Seriguela

A Seriguela é um fruto bastante resistente, mas não escapa do ataque de certos insetos e fungos. Aqui estão alguns deles:

Uma das pragas mais prejudiciais a Seriguela é o inseto Borer (Lagocheirus sp.). Quando se tornam adultos, estes insetos raspam a base dos troncos para depositar seus ovos, que também podem depositar nas fendas da casca (ver abaixo).

As larvas deste inseto precisam se alimentar da casca da Seriguela para crescer, e podem danificar consideravelmente o tronco porque podem entrar no coração do tronco. Estas larvas formam galerias, impedindo que os nutrientes cheguem à árvore inteira, o que causa uma morte muito lenta da árvore. Outra praga nociva é a mosca-da-fruta (Med Ceratitis capitata), que põe seus ovos na tenra fruta. Isto causa a perda da fruta, pois as larvas comem a polpa.

Ácaros como Brevivalpus nodiflorae, que atacam as folhas da árvore Seriguela, manchando-as de amarelo, têm sido vistos em toda a América Central. Outros ácaros racham a casca da fruta, causando o apodrecimento da mesma. Certas vespas raspam a casca da fruta tenra, o que reduz a qualidade da colheita, diminuindo seu valor comercial.

pestes e doencas da seriguela

Como Plantar Seriguela – Valor Nutritivo

Seriguela possui uma abundante de nutrientes, vitaminas e minerais necessários para o funcionamento ideal de nosso organismo. Cada cem gramas de fruta fornece:

  • Vitaminas A e C
  • Fibra dietética
  • Fósforo
  • Ferro
  • Cálcio
  • Umidade: 65,9 a 86,6 g
  • Proteína: 0,096 a 0,261 g
  • Gordura: 0,03 a 0,17 g
  • Fibra: 0,2 a 0,6 g
  • Cinzas: 0,47 a 1,13 g
  • Cálcio: 6,1 a 23,9 mg
  • Fósforo: 31,5 a 55,7 mg
  • Ferro de engomar: 0,09 a 1,22 mg
  • Caroteno: 0,004 a 0,089 mg
  • Riboflavina: 0,014 a 0,049 mg
  • Niacina: 0,540 a 1,770 mg
  • Ácido ascórbico: 26,4 a 73,0 mg
  • Aminoácidos mg por g de nitrogênio (N = 6,25)
  • Lisina: 316 mg
  • Metionina: 178 mg
  • Threonine: 219 mg
  • Tryptophan: 57 mg
seriguela valor nutritivo

Como Plantar Seriguela – Propriedades e Benefícios

O Seriguela é uma fruta com múltiplas propriedades e benefícios nutricionais. É baixo em gorduras e proteínas, mais alto em água, vitamina C e minerais (cálcio, ferro e fósforo). Conhecido como o fruto da memória, é usado para tratar várias doenças do trato digestivo, tais como diarreia e inflamação.

Também possui propriedades diuréticas, eliminando várias toxinas que tendem a se acumular no corpo, controlando a retenção de líquidos. Como tem um efeito antiespasmódico, é usado para regular a febre. As folhas da Seriguela são usadas em tratamentos contra condições de pele como erupções cutâneas, feridas e queimaduras.

As quantidades de vitamina C contida no Seriguela estimulam o reparo dos tecidos em todo o corpo. A casca e as folhas da Seriguela são utilizadas em infusões e chás, recomendadas para tratar condições como diabetes, insônia, hemorroidas, malária, entre outras. Das sementes, embora não sejam comestíveis, é extraído um óleo essencial usado para eliminar verrugas, acne, toupeiras e manchas na pele.

Esperamos que você tenha achado nosso artigo sobre como plantar Seriguela muito útil. Sugerimos que você leia nossos artigos sobre como plantar Jaca passo a passo e como plantar Maracujá em casa.

propiedades e beneficios seriguela

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário