Início » Flores » Como Podar Roseiras Passo a Passo

Como Podar Roseiras Passo a Passo

A poda de uma roseira é um dos cuidados mais importantes que estes arbustos floridos requerem, e não é muito complicado se você souber como podar corretamente. É por isso que neste artigo explicaremos como podar roseiras.

A poda pretende fazer as roseiras crescerem saudáveis e fortes, oferecendo uma boa quantidade de roseiras na primavera.

Com demasiada frequência vejo uma poda inadequada das roseiras, mesmo em jardins públicos que são supostamente feitos por jardineiros profissionais. Felizmente, as rosas são arbustos muito fortes e resistem a quase todas as categorias de poda.

A desvantagem da poda excessiva é que a roseira ramificará menos e oferecerá menos rebentos floridos, pois tem que desenvolver primeiro ramos e depois florescer.

A poda tem que ser conforme a variedade da roseira, nem todas as roseiras são podadas da mesma forma.

Enquanto as roseiras arbustivas, tais como híbridos de chá ou rosas de paisagem, precisam de uma poda mais severa onde restam apenas alguns ramos, as rosas trepadeiras precisam ser podadas para manter a ordem.

Quando Podar As Roseiras

As roseiras são podadas no final do inverno e início da primavera. NÃO há data específica e isso dependerá da climatologia local. Em áreas com geadas, deve-se esperar até que elas não ocorram.

Embora em algumas páginas se diga que a poda de inverno pode ser feita, ela não é conveniente.

A razão é óbvia, quando podamos, estamos encorajando a roseira a produzir novos ramos, se é inverno e ela congela, esses ramos congelam e se perdem. Qual é o objetivo da poda em pleno inverno?

Nenhum jardineiro que conhece seu trabalho, podará fora das datas certas, a menos que seja para remover madeira morta ou alguns quadris de rosas, mais pelo senso estético do que pela necessidade.

quando podar as roseiras

Ferramentas Necessárias Para Podar Roseiras

Antes de iniciar qualquer tarefa de jardinagem, você precisa se equipar com as ferramentas corretas. Recomendamos estas tesouras para a podar de roseiras.

Você deve ter uma boa tesoura de podar, mesmo que você vá podar ramos muito grossos, você deve ter uma tesoura de podar bigorna.

Luvas e óculos de proteção em couro devem completar o conjunto.

Luvas de jardim são inúteis, são geralmente feitas de borracha ou muito leves, fáceis de passar pelos espinhos das roseiras… acredite-me, luvas adequadas são essenciais.

Os óculos são para evitar que você possa danificar seus olhos com um ramo, você também deve acreditar em mim se eu lhe disser ser possível que isso aconteça… aconteceu comigo, é por isso que eu os recomendo, eu não faço podas sem usar luvas e óculos adequados.

ferramentas para podar roseiras

Que Ramos Podar E Quais Remover?

Embora no início você possa estar assustado porque não está muito claro sobre quais ramos você deve podar, não se preocupe, eu já lhe disse que as roseiras são arbustos muito resistentes e que sobreviverão mesmo que você não faça a melhor poda possível.

A primeira coisa a fazer é detectar os ramos que morreram. De tempos em tempos, especialmente se estamos falando de roseiras com alguns anos, um ramo morre.

Você o detectará imediatamente, porque eles têm uma cor diferente, marrom escuro ou cinza quase preto.

Devemos cortar até encontrar tecido saudável, e se não houver nenhum, cortamos o galho para o tronco.

Também eliminamos os ramos mais fracos e aqueles que crescem em direção ao interior da roseira.

A ideia é deixar o ar circular no mato, evitando o aparecimento de fungos na primavera, quando está muito calor e a umidade é alta.

O resto dos galhos são cortados entre 2 e 3 terços. Sempre cortar acima de uma gema que começa a crescer, ou acima de uma gema dormente.

Os cortes são feitos em bisel, a ideia é que a água não fique no galho quando chove.

Poda De Rosas Trepadeiras

As rosas trepadeiras devem ser aparadas regularmente quando estão crescendo e seus caules ainda são flexíveis.

Remover madeira morta, enferma ou fraca no início da primavera.

Reduzir as hastes laterais em 10 a 15 centímetros. Ocasionalmente, precisamos remover alguns caules antigos, para manter a planta sob controle.

Após a Poda

Após a poda de uma roseira, é preciso continuar com os cuidados com as rosas apropriados para a época do ano: a fertilização.

Se você quer ter boas rosas na primavera e no verão, a poda é apenas a primeira tarefa necessária, a segunda é fornecer uma boa quantidade de esterco maduro ou adubo de rosas.

O composto irá melhorar o solo ao redor da roseira. Esta categoria de adubo é de liberação lenta, a roseira irá lenta e progressivamente absorver os nutrientes durante a primavera e o início do verão. Então devemos reforçar a fertilização com fertilizantes químicos, mais rápidos e pretendem fazer com que a roseira produza mais rosas.

Evitando as Pragas das Roseiras

Uma vez podados e fertilizados, temos que começar a nos preocupar com as pragas.

Se nossas rosas já foram atacadas várias vezes por afídeos e ácaros vermelhos, podemos aplicar óleo de neem, com a ideia de afogar os ovos dos insetos e evitar o aparecimento de novas pragas durante o ano.

Não tenha medo de podar roseiras. A única precaução a tomar ao podar uma roseira é deixar brotos suficientes para surgirem novos ramos.

Se não podarmos bem, mas deixarmos muitos brotos, sempre deixaremos o mato uma oportunidade de ramificar-se bem.

Pode acontecer que alguns dos galhos cresçam para dentro… tudo bem, basta removê-los no ano seguinte.

Finalmente, desfrute da jardinagem, ela é relaxante. Saiba como plantar rosa de buquê passo a passo.

evitando as pragas rosas

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário