O alecrim é um arbusto sempre verde com flores azuis deslumbrantes. É uma planta pungente e distinta, com um sabor doce e resinoso. É ideal para um jardim de pedra ou na parte superior da parede seca. Continue lendo e aprenda tudo o que você precisa saber Como Plantar Alecrim Em Vaso.
Esta erva aromática é indispensável para cozinhar, usada como elemento decorativo no jardim, e aromaterapia. Membro da família da menta, ela cresce como um arbusto perene em muitos climas e próspera facilmente em recipientes. Não há desculpa para não cultivar algumas em casa.
Independente da zona de cultivo, o alecrim é um produto imprescindível para os jardins. Em áreas mais quentes, esta erva é a candidata perfeita para a jardinagem em vasos, desde que receba a luz de que necessita e o solo esteja bem drenado.
O alecrim é uma planta de baixa manutenção e, geralmente, é livre de pragas. Tolera muito bem o frio, não se danifica com a geada e a neve. Sua única preocupação pode ser o oídio, o qual pode ser evitado por não regar demais, proporcionando um espaçamento adequado, bem como uma boa circulação de ar entre suas plantas vizinhas.
Embora possa atingir um tamanho considerável, o crescimento do alecrim é lento durante seu primeiro ano de estabelecimento. O alecrim pode crescer entre um e dois metros de altura, dependendo de onde está sendo plantado.
Como o alecrim se mistura bem com outras ervas, use-o levemente em pratos de comida com proteína animal, sopas, guisados e vegetais. Não é segredo que o sabor e as qualidades aromáticas do alecrim fazem dele o companheiro perfeito em molhos e banhos para relaxar o corpo.
Tabela de Conteúdos
Como Plantar Alecrim em Vaso
Nos parágrafos seguintes, passaremos passo a passo como plantar alecrim em vaso, juntos e lhe daremos as dicas necessárias para ter plantas de alecrim de sucesso.
É aconselhável plantar alecrim (erva perene) em áreas mais quentes, na paisagem como um arbusto, ou onde há uma variedade de plantas, como em um jardim de rochas.
Se, por outro lado, você vive em uma área mais fria, pode fazer o mesmo no jardim, mas quando os ventos frios chegarem, esteja preparado para trazê-la para dentro de sua casa.
O cultivo do alecrim a partir de sementes geralmente produz baixa germinação e variação excessiva a partir de suas espécies mais comuns. É fácil de propagar e fazer mudas de alecrim, mesmo as raízes se desenvolvem melhor em um copo de água em uma janela ensolarada.
Leitura recomendada Como Fazer Muda de Alecrim – Como Plantar Alecrim de Galho
Para a semeadura, faça-o de preferência em um recipiente. Pegue as estacas do plantio de um amigo e faça o processo da seguinte maneira:
Tente fazer um corte de 7 cm a partir da ponta de um caule.
Retire as folhas 2 cm da base.
Aplique um hormônio de enraizamento na parte exposta do caule.
Obtenha um vaso ou recipiente com um bom sistema de drenagem.
Use terra bem drenada que esteja entre pH 6 e 7.
Plante-o em uma mistura de enraizamento que inclua musgo.
Certifique-se de que suas necessidades de luz sejam atendidas
Desta forma, as raízes começarão a surgir dentro de 3 a 4 semanas. Para obter um avanço se você vive em uma área quente, plante as sementes ou mudas antes do último período de frio em sua localidade.
Como Cuidar De Uma Planta De Alecrim
Cultivá-lo em casa às vezes pode ser um procedimento difícil. Muitos bons jardineiros tentaram, e apesar de seus melhores esforços, acabam com uma planta de alecrim seca, marrom e morta.
Portanto, para evitar que isto aconteça com você, tente considerar os cuidados gerais que compartilhamos com você abaixa:
Fique de olho no solo da planta que não esteja muito seco ou muito úmido para evitar o apodrecimento das raízes.
Eles devem ter de 6 a 8 horas de luz forte e direta. Enquanto 4 a 6 horas de luz fraca ou indireta também é bom para ela.
Podá-los regularmente para que não morram muito rapidamente.
Regue-os uniformemente durante todo o seu período de crescimento.
Não deixe de dividi-la para a próxima estação.
Use fertilizante de liberação de tempo no plantio e reaplique na primavera.
Como Plantar Alecrim Em Vaso: Pragas Ou Doenças
Quando o alecrim estabelecidos ao ar livre, devido às qualidades repelentes de insetos do alecrim os insetos geralmente não são um problema.
Li XW, Zhang ZJ, Hafeez M, Huang J, Zhang JM, Wang LK, Lu YB. Rosmarinus officinialis L. (Lamiales: Lamiaceae), a Promising Repellent Plant for Thrips Management. J Econ Entomol. 2021 Feb 9;114(1):131-141. doi: 10.1093/jee/toaa288. PMID: 33346361.
No entanto, em casa, as plantas de alecrim geralmente são mais propensos a causar problemas. Na maioria das vezes, quatro fatores matam plantas de alecrim, estes são:
Falta de luz solar: se não receber pelo menos de 6 a 8 horas de luz por dia, coloque uma lâmpada com uma lâmpada fluorescente o mais próximo possível para complementar a luz solar.
Más práticas de irrigação: uma das razões mais comuns para sua morte. Tente regar o solo somente quando o topo estiver completamente seco ao toque.
Pragas de alecrim: moscas-brancas, ácaros-aranha e cochonilhas podem frequentemente incomodá-las. Você pode usar óleo de neem, é eficaz contra pragas, assim como inofensivo para humanos e animais de estimação. Você também pode pulverizá-lo com um sabão inseticida até que fique saudável novamente.
Oídio em pó: para controlar esta situação, aumenta a circulação de ar ao seu redor. Coloque-o em um local mais aberto, você também pode usar um pequeno ventilador por 3 ou 4 horas por dia.
Dicas E Recomendações
Se você conhece todos os segredos para o cuidado adequado de alecrim ao crescer em casa, você poderá aproveitá-la durante todo o ano. Seja você um jardineiro amador ou um especialista, tome nota das melhores dicas e recomendações gerais que compartilhamos com você abaixa para um desenvolvimento ideal de alecrim.
A melhor maneira de cultivar alecrim em uma área mais fria é mantê-lo em um recipiente móvel. Desta forma, você poderá desfrutar desta erva aromática durante todo o ano.
Evite comprar as mudas muito pequenas. Obtenha uma vantagem e pague por mudas grandes ou faça sua própria muda de alecrim.
Certifique-se de que a drenagem no contêiner seja excelente.
Regar demais e com demasiada frequência causará apodrecimento das raízes.
A adição de fertilizante ao solo durante a primavera ajudará seu crescimento.
No jardim, plante perto de feijão, couve, cenoura e sálvia.
Lembre-se de deixar pelo menos um metro de espaço entre cada planta.
Esperamos que agora você tenha aprendido como plantar alecrim em vaso e desfrute-a em suas refeições.