Início » Fertilizantes e Compostagem » Como Enraizar Estacas – Passo a Passo

Como Enraizar Estacas – Passo a Passo

Uma das melhores maneiras de multiplicar um grande número de espécies de plantas é por meio de estacas. É muito mais rápido do que a multiplicação por semente porque, uma vez que a muda enraizada, ela continua a se desenvolver do tamanho da muda com semanas ou meses de crescimento, e também garante que tenhamos um espécime adulto que será uma cópia genética da planta-mãe, com todas as suas forças e saúde. Aprenda tudo sobre como enraizar estacas neste artigo.

Porém, saber como enraizar uma estaca nem sempre é fácil. Algumas plantas têm uma grande facilidade para isso, enquanto outras requerem cuidados muito mais específicos para que o corte tenha sucesso e cresça. Se você quer aprender como fazer raízes de estacas, continue lendo este artigo, no qual ensinamos as melhores técnicas.

Hormônio De Enraizamento Caseiro Para Mudas

Um dos recursos mais úteis ao procurar o que ajuda a enraizar estacas é o hormônio do enraizamento. São produtos que estimulam a capacidade de crescimento das raízes da planta, facilitando e acelerando o enraizamento da estaca.

Deverá comprar hormona de enraizamento na maioria das jardineiras, mas, como sempre, aqui recomendamos que opte pela forma mais ecológica e faça a sua hormona de enraizamento caseira com produtos naturais. É muito fácil, e tudo que você precisa é um pouco de cautela antes de cortar a planta. Quando se trata de como criar raízes rapidamente, os hormônios vegetais que procuramos são as auxinas. Estes são encontrados em muitas leguminosas e grãos germinados, por isso é muito simples prepará-los com lentilhas, soja, grão de bico e uma infinidade de especiarias.

Passos Para Fazer O Hormônio De Enraizamento

1. Prepare as leguminosas para germinar. O mais comum é usar grão de bico, lentilha ou soja. Prepare uma parte das leguminosas para cada quatro de água e mergulhe-as num recipiente que terá de tapar com uma tampa ou com um pano.

2. Mantenha o recipiente fora do caminho e longe da luz, sendo esta muito importante.

3. Após cerca de três ou quatro dias, suas leguminosas devem ter germinado em sua maioria.

4. Este é o melhor momento para triturá-los com a água de onde germinaram, certificando-se de escorrer e filtrar a mistura, que será o nosso hormônio de enraizamento caseiro cheio de auxinas.

5. Dilua o concentrado em nove partes de água para cada parte do hormônio e você terá o seu hormônio pronto.

Como Usar O Hormônio De Enraizamento

Você deve usar o hormônio de enraizamento de duas maneiras:

• A primeira é, quando as mudas estiverem prontas para o plantio, mergulhe-as por uma hora na mistura com auxinas. Em seguida, retire-os do recipiente e plante-os normalmente em seus vasos ou no solo, pois, encharcados como estão, terão absorvido o efeito do preparo.

• A segunda é plantar as mudas normalmente e usar o hormônio diluído para regar as plantas com ele. O bom desse método é que ele é eficaz por um período mais longo, mas requer um suprimento regular do hormônio de enraizamento, pois a mistura só pode ser mantida na geladeira por cerca de 15 dias, após os quais perde seus efeitos benéficos.

Você também pode estar interessado em nossos artigos sobre canela nas plantas: benefícios e usos no jardim e como fazer adubo orgânico em casa.

Secagem De Estacas

Algumas plantas precisam que seus cortes passem por um processo de secagem e fechamento da ferida antes de serem replantados. Este é frequentemente o caso com plantas carnudas, como suculentas ou suculentas.

Ao cortar uma muda de uma dessas espécies, deixe-a embrulhada em papel absorvente em um canto escuro e seco por 3 a 6 dias, dependendo da espécie. Algumas plantas podem murchar e perder muito volume durante este período de secagem, mas é um efeito normal e, se o corte correr bem, Irã recuperar assim que criarem raízes e absorverem a água perdida. Caso contrário, a ferida aberta pode ser uma forma de entrada de fungos e doenças na planta, o que é muito perigoso.

secagem de estacas

Como Enraizar Estacas Na Água

Outro método muito simples e útil para muitas espécies é enraizar as estacas na água. Simplesmente submerja a parte inferior das mudas em água limpa em temperatura ambiente, ou levemente morna, e espere que as raízes apareçam. Recomenda-se mudar a água aproximadamente a cada 48 horas para evitar fungos ou outros problemas.

como enraizar estacas na agua
Como enraizar estacas na água.

Ambiente Adequado Para Enraizar Estacas

Dar à planta a ser enraizada um ambiente adequado é tão necessário quanto aplicar o hormônio do enraizamento ou permitir que o corte feche a ferida. Uma vez feito o corte, a planta deve ter três pilares básicos: calor, luz e umidade.

Coloque as estacas em local bem iluminado, onde a temperatura não seja muito baixa e com umidade adequada, sempre sem inundar com água. É comum cobrir as estacas com garrafas ou recipientes plásticos, que ajudam a manter a umidade do solo e conservar a temperatura.

Quanto Tempo Leva Para As Estacas Enraizarem

O tempo que cada planta precisa para enraizar depende da espécie e das condições ambientais, mas se tudo correr bem, qualquer muda terá raízes em menos de 15 dias, embora algumas façam muito mais rápido. Se após duas semanas o corte ainda não estiver se sustentando com as raízes, é provável que o processo tenha falhado e você terá que recomeçar.

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário