Início » Cultivo de Alimentos » Como Plantar Alecrim de Galho – Passo A Passo

Como Plantar Alecrim de Galho – Passo A Passo

O alecrim é uma planta aromática muito popular na cozinha e como ambientador. É muito fácil de propagar o alecrim a partir de um galho ou estaca. Neste artigo oferecemos dicas e diferentes métodos para aprender como fazer muda de alecrim, muito fáceis, em casa, que permitirão plantar alecrim em vasos ou mesmo fazer muda de alecrim em água. Saiba tudo sobre como plantar alecrim de galho neste artigo e plantar alecrim a partir de um galho.

O Rosmarinus officinalis, comumente conhecido como Alecrim (em inglês, Rosemary) é uma planta aromática de origem mediterrânea. Também é encontrado na Ásia Menor e na América do Sul.

O alecrim cresce em todas as categorias de solos, embora prefira solos secos e arenosos e até solos muito pobres. É muito fácil de cultivar e tem muito poucas exigências.

Como Fazer Muda de Alecrim – Passo a Passo

Como Plantar Alecrim de Galho Passo a Passo

Nos parágrafos seguintes passaremos por dicas passo a passo para aprender como fazer muda de alecrim.

Para aprender como plantar alecrim de galho, siga estes passos e você terá sucesso garantido. Lembre-se sempre de desinfetar as tesouras antes de cortar.

1- O primeiro passo para fazer mudas de alecrim é escolher o galho de alecrim. Escolheremos ramos maduros de alecrim que ainda não tenham se tornado lenhoso.

Desta forma avançamos o enraizamento, se utilizarmos ramos lenhosos, eles ainda brotarão raízes, mas isso lhes custará mais.

2- O segundo passo para fazer mudas de alecrim é puxar as folhas do corte para pelo menos um terço do seu comprimento. A propósito, podemos usar estas folhas para usos culinários ou curativos.

como fazer muda de alecrim como plantar alecrim de galho passo 1
Como Fazer Muda de Alecrim: escolha ramos maduros mais não lenhosos

Como Plantar Alecrim de Galho – Passo a Passo

3- Submergiremos o caule de alecrim por sua parte livre das folhas em um frasco de hormônio enraizante.

Como já dissemos em outras ocasiões, você também pode preparar um hormônio de enraizamento caseiro com as dicas contidas neste artigo.

Se o hormônio enraizante é ou não necessário para as mudas é muitas vezes discutível, mas em nossa experiência temos visto melhores resultados com boa e rápida formação de raízes principalmente em alecrim, ciprestes, rosas, etc. Vimos que não é necessário em outras plantas como, por exemplo, para fazer muda de hortelã. Em geral, o hormônio de enraizamento, caseiro ou comercial, é uma boa opção para fazer mudas.

Esta etapa não é indispensável, há especialistas a favor deste hormônio e outros que dizem que ele não produz nenhum benefício, exceto o efeito desinfetante que produz alguns dos aditivos com os quais as apresentações comerciais deste hormônio contam.

como plantar alecrim de galho passo 2
Como Fazer Muda de Alecrim: hormônio de enraizamento, caseiro ou comercial

4- No próximo passo para fazer mudas de alecrim, você terá que ter um pouco de paciência. Coloque o corte em um recipiente com água e coloque-o em um local ensolarado.

Após algumas semanas, veremos como as raízes aparecem no galho de alecrim. Teremos que trocar a água a cada quatro ou cinco dias.

5- Finalmente, após algumas semanas, quando o galho de alecrim tiver raízes suficientes, sua muda de alecrim de galho está pronta para ser plantada.

5- Procederemos a plantá-la em um vaso ou plantador.

Como você pode ver, plantar alecrim a partir de galhos é muito fácil.

Como Fazer Muda de Alecrim na água como plantar alecrim de galho passo 3
Como Fazer Muda de Alecrim na água – Como Plantar Alecrim de Galho

Quando Fazer Muda de Alecrim

Você já sabe como plantar alecrim de galho e fazer mudas, agora nós lhe dizemos a melhor época do ano para ter mais sucesso com esta propagação.

Quando e Como Plantar Alecrim de Galho

Vamos verificar qual é o melhor momento para plantar alecrim de galho e fazer muda de alecrim para propagação. Como temos leitores de diferentes países de língua portuguesa (Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Brasil, e São Tomé) tentaremos cobrir o tempo certo para os diferentes hemisférios. Quando plantar alecrim de galho e escolher a época certa do ano como clima, temperatura, etc., aumentará o sucesso da produção de mudas de alecrim.

Melhor Época do Ano Para Fazer Mudas de Alecrim no Brasil

Quando Fazer Muda de Alecrim no Brasil? A Melhor Época do Ano Para Fazer Mudas de Alecrim no Brasil é de meados de março a meados de junho. Este é o melhor momento para cortar os ramos maduros e não lenhosos do alecrim e enraizá-los na água. Este é o método mais recomendado.

Se você quiser enraizar alecrim diretamente no solo, é aconselhável cortar os galhos em setembro no Brasil, usando uma tesoura previamente sanitizada e fazer um buraco no solo (com a ajuda de um elemento limpo). Lembre-se de não usar o mesmo ramo de alecrim que você quer propagar para fazer o buraco. É aconselhável, neste tipo de método, utilizar qualquer tipo de dispositivo de enraizamento, comercial ou caseiro.

Os ramos jovens estarão bem mortos, ou seja, terão adquirido uma certa maturidade, mas ainda serão tenros e cheios de energia, um estado no qual eles se enraízam melhor.

Na primavera e no verão, também é possível tentar, mas a probabilidade de sucesso será menor. As condições externas – especialmente no verão – serão muito mais adversas e os cuidados necessários serão muito mais intensos.

Melhor Época do Ano Para Fazer Mudas de Alecrim em Portugal

Quando Fazer Muda de Alecrim em Portugal? Uma das vantagens do alecrim é que a taxa de sucesso do enraizamento na casa, num pote de água, com as condições ambientais da casa, é muito alta. Isso é encorajador.

Portanto, só precisamos cuidar de algumas coisas, como cortar os galhos certos do alecrim para começar a propagação corretamente. Assim, para a questão de quando fazer muda de alecrim em Portugal ou qual é a melhor época do ano para fazer muda de alecrim em Portugal, entre meados de setembro e dezembro é a melhor época para selecionar os galhos não lenhosos do alecrim e cortá-los.

Em regiões de Portugal com temperaturas mais baixas, como Guarda, Bragança, Vila Real e Viseu, a melhor época do ano para começar a cortar os ramos de alecrim e fazer mudas de alecrim em Portugal é de agosto a outubro. Novembro e dezembro não são recomendados, especialmente se houve geada, pois, as células dos galhos do alecrim estarão em estado dormente, pois a planta sente as temperaturas frias e este estado celular dormente não permite a criação de raízes.

Se as plantas de alecrim estão crescendo ao ar livre e estão cobertas de neve ou gelo, não é o momento certo para pegar as estacas e propagá-las. Deve-se esperar que a primavera e o verão passe. No final do verão e início do outono é o momento certo para cortar galhos de alecrim, preparar estacas e fazer mudas de alecrim.

Quando Fazer Muda de Alecrim em São Tomé e Guiné Equatorial

Tanto São Tomé e Príncipe quanto a Guiné Equatorial têm um clima quente, úmido e equatorial, com temperaturas médias anuais variando de 22 °C a 30 °C.

Dependendo da altitude do terreno, as temperaturas em São Tomé e Príncipe, e Guiné Equatorial podem ser mais frescas e mais intensas. Quando Fazer Muda de Alecrim em São Tomé e Guiné Equatorial. Em áreas de baixa altitude e acima do nível do mar, o ano inteiro é adequado para plantar alecrim de galho e fazer mudas de alecrim na água.

As temperaturas agradáveis que podem ser desfrutadas na Guiné Equatorial e em São Tomé facilitam o enraizamento das plantas e podem proporcionar luxúria a um grande número de culturas.

alecrim em vaso jardim horta

Esperamos que você tenha achado útil aprender a Como Plantar Alecrim de Galho e Como Fazer Muda de Alecrim com facilidade, rapidez e sucesso. Na água e no solo.

Se você quiser ler mais sobre Como Plantar Alecrim em Vaso, Passo a Passo, recomendamos este artigo onde você pode aprender sobre todos os cuidados com o alecrim para desfrutar plenamente desta deliciosa planta aromática e perpetuar o prazer durante todo o ano.

Sobre Aparecida Carboni

Aparecida Carboni é uma engenheira agrícola da UFMG, especializada em engenharia Ambiental na Universidade de Aveiro, cujos estudos a levaram a viver e trabalhar por vários anos em Portugal. Aparecida é especializada em hidropônica, agricultura orgânica e agricultura vertical para o uso de recursos como água e economia de energia com práticas sustentáveis. Ela trabalha em tempo parcial como consultora de recursos agrícolas para empresas como Nidera e GDM em suas iniciativas de agricultura orgânica, enquanto escreve com seu marido, João, e o grupo de colaboradores que compõem o ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário