Início » Cultivo e Jardinagem » Como Plantar Palmeira em Vaso – Guia Completo

Como Plantar Palmeira em Vaso – Guia Completo

Neste guia vou mostrar como plantar palmeira em vaso. As palmeiras em vasos exigem mais atenção do que as cultivadas no solo. Ou seja, mais irrigação, mais fertilizantes, troca de vasos, garantia de alta umidade, etc.

Como Plantar Palmeira em Vaso

Aqui explicaremos como plantar palmeira em vaso, seguir todos os passos e sua semente de palmeira germinará sem nenhum problema.

O método que explicaremos a seguir também pode ser usado para plantá-la diretamente no solo.

1- Coloque a semente de palma no local de plantio escolhido, que pode ser diretamente no solo ou em um vaso.

2- Colocá-la horizontalmente orientada e que a semente seja plantada no sentido longitudinal (deitada).

3- No momento de depositá-la no chão ou na panela, procure sempre que a pequena linha que tem a semente esteja levantada porque essa parte germinará o caule e o lado liso da raiz.

como plantar palmeira em vaso

4- Não plantar a muita profundidade, sendo a profundidade ideal 1 cm-2 cm. É preciso considerar que as palmeiras germinam naturalmente quando as datas das palmeiras caem ao chão sem que ninguém as enterre, mas só se enterram um pouco e naturalmente nos meses que decorrem desde que caem no outono até germinarem na primavera.

5- Regue o vaso ou local de plantio cerca de 2 vezes por semana e aumente a frequência da rega se notar que de uma rega para outra, o solo ou substrato não mantém um certo grau de umidade.

6- É importante que a semente seja plantada entre os meses de primavera ou verão, cerca de entre março e setembro, para que haja uma melhor oportunidade de germinação.

7- Se tudo tiver sido feito corretamente, a semente germinará e em cerca de 3 ou 4 semanas você verá a palmeira brotando.

Cuidados com a Palmeira em Vaso

Você já sabe como plantar palmeira em vaso, é preciso saber que cuidados ela precisa, isto é muito importante para o desenvolvimento correto da palmeira e também para evitar pragas e doenças.

palmeira em vaso jardim

Iluminação

Muitas vezes falta luz para as palmeiras de interior. Se não tiverem uma boa iluminação, não crescerão e as folhas perderão seu brilho. Mova-os para perto de uma janela.

Os tubos fluorescentes próximos à folhagem proporcionam paredes pintadas de luz, branco e móveis leves também ajudam.

Umidade

A umidade na casa geralmente é baixa. Isto não é ideal para palmeiras.

Sintomas de ressecamento: murchidão, entorpecimento e pontas secas.

Pulverize com água ou coloque um tijolo, ou pequeno vaso invertido dentro de um recipiente baixo e largo cheio de água e coloque o vaso com a palmeira em cima dele, sem que ele esteja em contato com a água. Desta forma, à medida que se evapora, fornece umidade.

Rega

A irrigação necessária para cada planta depende de vários fatores. Em geral, 1 ou 2 regas por semana no verão e a cada 10 dias no inverno. É melhor para debaixo d’água do que para cima.

Certifique-se de que ele escoe perfeitamente e que o excesso de água não se acumule no fundo, porque o buraco está entupido.

Adubo

As palmeiras de interior crescem muito pouco, portanto, pequenas quantidades de fertilizantes são suficientes.

Usar fertilizantes de liberação lenta em vez de fertilizantes líquidos. Os primeiros liberam os minerais (Nitrogênio, Fósforo, Potássio, etc.) pouco a pouco, durante um período de 3 meses (uma aplicação na primavera e outra no outono); os fertilizantes líquidos têm um efeito rápido.

Outras Dicas para Palmeiras

Ocasionalmente limpe o pó das folhas com uma esponja úmida ou um tubo de mangueira.

Para que as palmeiras cresçam o mais rápido possível, elas devem ser transplantadas para um vaso maior a cada 2 anos, ou mesmo a cada ano, dependendo da espécie e se cresceram muito ou pouco.

É muito aconselhável levar as palmeiras para fora (jardim, terraço, pátio…) quando o tempo permitir. Sempre os proteja do sol e do vento direto.

palmeira em vaso

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário