Início » Flores » Orquídeas Com Folhas Amarelas: Como Curar

Orquídeas Com Folhas Amarelas: Como Curar

Se você tem algumas orquídeas com folhas amarelas, é lógico e compreensível que você esteja alarmado e pense que pode perder sua orquídea.

Vou lhe dizer uma coisa, se você não agir rapidamente você pode perdê-la, mas se você detectar qual é o problema e resolvê-lo a tempo, não vai deixar de ser um pouco assustador.

Há quatro razões pelas quais as folhas das orquídeas ficam amarelas, três delas são muito fáceis de resolver, a pior é a última:

Há também uma quinta opção, que as folhas tenham terminado seu ciclo de vida. Nestes casos, é normal que elas fiquem amarelas, murchem e morram.

Orquídeas com Folhas Amarelas, Por Irrigação

Uma das causas mais comuns de amarelecimento das folhas das orquídeas é a rega inadequada…seja por falta de rega ou por excesso de rega.

Mais comumente elas ficam amarelas quando a rega é excessiva, mas dependendo da variedade e condição da orquídea, também pode ser devido à falta de rega.

orquídeas com folhas amarelas por irrigação

Rega Insuficiente

Nas orquídeas Phalaenopsis, pode acontecer que, mesmo com a rega correta e a aparência normal, algumas das folhas comecem a ficar amarelas.

Se não for uma folha nova, que terá uma coloração verde-claro, ou uma folha muito velha, que pode estar perdendo sua cor devido à idade, às vezes a rega não está sendo suficiente e algumas ou todas as folhas começam a amarelar.

É fácil de resolver. Nestes casos, é melhor usar a rega por imersão, depois deixar a orquídea liberar o excesso de água.

O problema será resolvido dentro de alguns dias.

Excesso De Água

Esta é a causa mais comum “e provável” do amarelecimento das folhas das orquídeas.

As orquídeas mais comuns, as phalaenopsis, não requerem rega frequente, a rega deve ser espaçada e, primeiro, controlar as necessidades da planta através das raízes.

Recomendo que você considere a variedade de sua orquídea, para determinar suas necessidades de rega.

Como regra geral, a orquídea com folhas amarelas é afetada pela rega excessiva quando:

1- A maioria das folhas são amarelas, não apenas as folhas inferiores.

2- As manchas pretas aparecem nas folhas.

3- As folhas se tornaram mais macias ao toque do que o normal, são macias, e perderam vitalidade.

4- Podemos observar como as raízes têm um tom mais escuro do que o normal; podemos até detectar manchas escuras.

5- Pode ser que o excesso de água esteja causando podridão nas raízes, neste caso, é conveniente mudar o vaso eliminando as raízes afetadas.

Outra razão pela qual as folhas das orquídeas podem ficar amarelas, e na qual a água da irrigação tem importância, está no número de sais dissolvidos na água (água dura, excesso de cálcio, e outros sais).

Estes sais acabam ficando no substrato da orquídea e podem fazer com que as folhas fiquem amarelas. Neste caso, a solução será mudar o solo.

orquídeas em vaso

Orquídea Folha Amarela Causadas Por Má Iluminação e Temperatura

As orquídeas precisam (principalmente) de boa iluminação, mas elas odeiam o sol direto.

Quando a iluminação é excessiva, muitas variedades de orquídeas mostram isso através de suas folhas, que assumem um verde mais claro ou ficam amarelas, e suas flores podem assumir uma cor mais escura.

Às vezes, quando a exposição ao sol tiver sido direta, apreciaremos queimaduras nas folhas, facilmente detectáveis devido ao murchamento da área afetada.

Para não tornar essa folha tão feia, pode-se cortar a parte afetada da folha. Lembre-se que para muitas orquídeas suas folhas são órgãos de armazenamento de água e nutrientes, portanto não é aconselhável remover completamente as folhas se não for necessário.

Orquídeas com Folhas Amarelas Devido a Erros de Fertilização

Os erros de fertilização nas orquídeas também podem causar o amarelamento das folhas e sua queda.

É preciso ter muito cuidado com os fertilizantes para orquídeas, pois eles têm que ser específicos e utilizados nas proporções marcadas pelos fabricantes.

Um excesso de fertilização causará o efeito oposto àquele que queremos alcançar, a orquídea começará a enfraquecer e suas folhas ficarão amarelas.

As regras de ouro para o uso de fertilizantes são

1- Normalmente, as orquídeas são fertilizadas durante seu período de crescimento.

2- Deve ser sempre fertilizada após a irrigação ou em combinação com a água da irrigação. Nunca adubar com um substrato seco.

3- Dependendo da variedade, quando chega o inverno, a fertilização deve ser reduzida ou eliminada.

4- Se você tiver uma orquídea fraca ou doente, não a adubar.

5- Não adubar durante os primeiros dias após um transplante.

A falta de nutrientes e fertilizante pode causar o amarelamento das folhas, embora um excesso de fertilizante seja sempre mais perigoso.

Nestes casos, a orquídea vai amarelar por falta de potássio, geralmente porque o substrato já é velho. Esta circunstância é fácil de resolver através do transplante da orquídea para um novo substrato.

orquídeas com folhas amarelas por doenças

Orqudíeas com Folhas Amarelas Causadas por Doenças

As doenças que geralmente causam orquídeas com folhas amarelas estão relacionadas a infecções causadas por fungos ou vírus.

Quando observamos uma orquídea com folhas amarelas, devemos separá-la do resto, até descobrirmos o problema, para evitar que a doença se propague.

Fungos

Quando os ataques são produzidos por fungos, veremos folhas com pontos amarelos e um centro preto.

Muitas orquídeas asiáticas sofrem ataques de fungos, sem que isso represente um problema sério para a orquídea.

A principal razão para os ataques de fungos é a falta de ventilação, umidade muito alta e iluminação deficiente.

Para evitar o aparecimento de fungos, vamos evitar regar as folhas, melhorar a ventilação do local onde as orquídeas são mantidas e melhorar a iluminação.

É aconselhável complementar com um fungicida sistêmico, para reduzir completamente o problema.

orquídeas com fungi

Vírus

Se o ataque é causado por um vírus, a solução é simples “se for resolvido”, embora o ataque do vírus seja irreversível.

Nesses casos, a única coisa que podemos fazer é melhorar a situação da orquídea, como mencionei algumas linhas acima, e esperar que o vírus se redima.

Depois de um tempo, se não remeter, é melhor se livrar do espécime… que, é claro, deve permanecer isolado do resto.

Orquídeas que foram atacadas por vírus não florescem mais da mesma maneira.

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário