Fazer mudas de manjericão é uma ótima maneira de multiplicar seu suprimento e obter ainda mais de sua erva favorita. Neste posto, vou compartilhar métodos para fazer muda de manjericão por estacas ou divisão.
Seja você um iniciante ou um jardineiro experiente, aprender a fazer muda de manjericão é uma ótima maneira de garantir que você sempre terá manjericão quando precisar dele.
Há até mesmo algumas técnicas que você pode tentar, então você tem certeza de encontrar a que funciona melhor para você.
Neste guia vou mostrar tudo o que você precisa saber sobre como fazer muda de manjericão e dar-lhe-ei instruções passo a passo para cada método.
Não se preocupe, é muito fácil. Na verdade, se você nunca tentou a propagação de plantas antes, este é o método perfeito para começar.
Tabela de Conteúdos
Métodos De Fazer Muda De Manjericão
Existem três maneiras diferentes de fazer muda de manjericão, e estas técnicas funcionam para qualquer tipo de manjericão que você tenha.
Portanto, seja manjericão alfavaca, manjericão roxo, manjericão italiano, manjericão tailandês ou o manjericão doce mais comum (genovês), você pode usar os métodos abaixo para fazer muda de manjericão.
Como Fazer Muda De Manjericão Mediante Estacas
As estacas enraizadas são a maneira mais fácil e popular de fazer muda de manjericão. Você pode até optar por enraizá-los na água ou no solo.
Infelizmente, não se pode enraizar as folhas individuais, apenas os caules. Mas não se preocupe, tomar cortes de caule é simples, e lhe dará uma planta madura muito mais rápido do que as folhas.
Escolha uma planta de manjericão saudável e robusta da qual você deseja fazer as mudas. Certifique-se de que a planta não esteja florindo, pois isso pode afetar a qualidade das mudas.
Use uma tesoura de poda limpa e afiada para cortar uma ou mais estacas saudáveis da planta-mãe. As estacas devem ter cerca de 10 a 15 cm de comprimento e devem ser cortadas logo abaixo de um nó, onde as folhas se encontram com o caule. Remova as folhas inferiores para haver espaço para enterrar a estaca no solo.
Coloque as estacas em um recipiente com água, de modo que nos onde as folhas estavam estejam originalmente submersos. Isso incentivará o desenvolvimento de raízes. Troque a água a cada dois dias para evitar o acúmulo de bactérias.
Em algumas semanas, você começará a ver raízes se formando nos nós submersos das estacas. Espere até que as raízes tenham pelo menos 2-3 cm de comprimento antes de transplantar as estacas para o solo.
Como Fazer Muda De Manjericão Por Divisão
As plantas que têm mais de um caule saindo do solo podem ser divididas e replantadas para aumentar sua produção ainda mais rapidamente.
A divisão é de longe a maneira mais rápida de conseguir uma nova fábrica, mas é também a mais intensiva em mão-de-obra. É melhor fazer isso com plantas jovens do que com plantas maiores e mais maduras.
Como Fazer Muda De Manjericão A Partir De Sementes
Você também pode fazer mudas de manjericão a partir de sementes, que você mesmo pode colher se as deixar florescer. Dependendo de seu clima, isto pode acontecer a qualquer momento, de meados a finais do verão. Um estudo científico encontrou vários benefícios para a saúde das sementes de manjericão.
Quando as flores gastas ficarem marrons, basta sacudi-las sobre um recipiente para capturar as sementes. Saiba tudo sobre como plantar manjericão a partir de sementes.
Quando Fazer Muda De Manjericão
A melhor época para fazer muda de manjericão é no início do verão, antes da floração. A floração requer muita energia e queremos direcioná-la para a produção de novas raízes.
A divisão pode ser feita tecnicamente a qualquer momento. Mas, como são anuais, é melhor fazê-lo enquanto as plantas são jovens com tempo suficiente para produzir mais folhas, em vez de tentar dividir uma planta madura mais tarde na estação.
Materiais Para Fazer Muda De Manjericão
Antes de começar recomendo que você tenha suas ferramentas e suprimentos prontos para poder trabalhar bastante rapidamente. Aqui está uma lista das coisas que você vai precisar, mas alguns itens são opcionais.
- Estacas de manjericão ou uma planta jovem
- Meio de enraizamento ou água
- Frasco ou copo de vidro (para o método da água)
- Um par de micro tesouras limpas ou tesouras de poda de precisão
- Terra para vaso
- Vasos ou potes
Como Fazer Muda De Manjericão a Partir De Estacas
Primeiro, vou lhes mostrar como fazer muda de manjericão a partir de estacas, pois este é o método mais popular que a maioria das pessoas usa. Para ter o melhor sucesso, vamos primeiro falar sobre como tirar e preparar suas estacas.
Como Fazer Estacas De Manjericão
Como eles se enraízam de qualquer parte do caule, é impossível cometer um erro. No entanto, há algumas coisas a serem consideradas quando se tomam recortes.
Em primeiro lugar, procure um caule de pelo menos 8-10 cm de comprimento. Você pode tentar usar um mais curto. Mas quanto mais longo for, mais fácil será o processo.
Em seguida, use um par de micro tesouras afiadas e limpas ou podas de precisão para cortá-la logo acima do próximo nó de folha inferior.
Ele não voltará acima do corte, assim você não terá um monte de caules vazios saindo de sua planta.
Preparação De Estacas Para Propagação
Para preparar as estacas, remova as folhas inferiores beliscando-as ou aparando-as. Você precisará trabalhar com bastante rapidez para não começar a cair.
Se começar a murchar ou secar, pode ser muito mais difícil de enraizar. Portanto, só pegue os cortes quando estiver pronto para colocá-los no meio ou na água imediatamente.
Como Fazer Muda De Manjericão Através De Estacas No Solo
As estacas de manjericão enraizadas no solo, e não na água, produzem arranques mais fortes e também ajudam a reduzir o risco de choque de transplante mais tarde.
Passo 1: Preparar o meio – Meu meio preferido e recomendado é uma mistura inicial de sementes ou um meio caseiro. Utilizo uma combinação de partes iguais de fibra de coco (ou musgo de turfa), perlite (ou pedra-pomes) e vermiculita.
Passo 2: Pegue um recipiente – Use um pote limpo de 8-13 cm ou pegue sua caixa de propagação. Você também pode usar potes de turfa biodegradáveis, sendo uma ótima maneira de economizar tempo no transplante posterior.
Passo 3: Adicione o meio de enraizamento – Encha seu recipiente com 3/4 de meio e umedeça-o. Hidrate-o ao ponto de ficar úmido, mas não encharcado.
Passo 4: Coloque as hastes no recipiente – Faça um furo no meio com seu dedo ou um lápis, depois enfie as hastes de seus cortes nele. Faça isso cuidadosamente ao redor da base para você ter um bom contato com o caule.
Passo 5: Cubra-os com plástico ou coloque um saco plástico sobre a parte superior do pote. É muito importante que nenhuma das folhas esteja em contato com o plástico, ou elas ficarão marrons e apodrecerão.
Passo 6: Colocar em luz brilhante e indireta: escolha um local onde os cortes obtenham muita luz e calor para obter os melhores resultados. Mas mantenha-os fora da luz direta do sol ou eles podem acabar cozinhando.
Passo 7: Mantenha o solo úmido – Tente manter o solo úmido para não secar, mas evite deixá-lo encharcado. Uma boa maneira de fazer isso é colocar uma bandeja debaixo da panela e água do fundo.
Como Fazer Muda De Manjericão Através De Estacas Na Água
A propagação do manjericão na água é um método popular porque é muito fácil sido divertido observar o processo à medida que ele acontece.
Você pode usar qualquer tipo de recipiente que contenha água, mas eu gosto de usar um vidro ou frasco limpo e transparente para eu poder observar a forma das raízes.
Passo 1: Encha um copo até 3/4 de sua capacidade – Use sempre água morna ou morna para encher o vaso ou jarro.
Passo 2: Coloque as estacas na água – Coloque apenas os caules na água e certifique-se de que nenhuma folha esteja em contato com a água ou que elas possam apodrecer.
Passo 3: Coloque em um local ensolarado – Eles gostam de luz solar direta e quente, então coloque o frasco ou vidro em um parapeito brilhante para melhores resultados. Se eles começarem a murchar, tire-os do sol.
Passo 4: Mantenha a água limpa – se ela se tornar turva ou evaporar, refresque-a com água nova. Água turva ou má cheirosa é um sinal de podridão, portanto se certifique de verificar os caules e as folhas se isso acontecer.
Passo 5: Deixe as raízes alcançarem 5 cm de comprimento – Elas estão prontas para serem plantadas no solo quando as raízes tiverem pelo menos 5 cm de comprimento.
Não os deixe ir por muito mais tempo depois deste ponto. Quanto mais tempo eles estiverem na água, mais difícil será para eles se adaptarem ao solo.
Como Fazer Muda De Manjericão Por Divisão
Siga estes passos para fazer muda de manjericão por divisão se você tiver uma planta jovem que tenha mais de um caule principal saindo do solo.
O melhor momento para dividi-los é quando eles são pequenos, e lhe dará a estação mais longa para desfrutá-los.
Embora este método seja bastante fácil, requer que a planta de manjericão tenha mais de um caule principal. Muitas vezes, os rebentos jovens vendidos em mercearias ou centros de jardinagem contêm vários rebentos e são candidatos ideais para a divisão.
Passo 1: Prepare um novo pote – Encha um pote profundo 13 cm com uma mistura para todos os fins e umedeça-o. Alternativamente, você pode preparar um lugar no jardim para eles.
Passo 2: Divida a bola raiz cuidadosamente – geralmente é bastante simples de se fazer. Tire tudo do pote e cuidadosamente retire as raízes até que elas se separem. Trabalhe lentamente e tente não quebrar nenhuma das raízes tenras.
Passo 3: Pote ou transplante – Quer você os coloque em um pote ou no jardim, enterre-os na mesma profundidade em que estavam no recipiente original e recheie cuidadosamente o solo.
Passo 4: Água leve – Mantenha o solo úmido e você deve começar a ver rapidamente um novo crescimento.
Recomendamos nosso outro artigo sobre como plantar manjericão em vaso.
Quanto Tempo Leva Para Cultivar Manjericão A Partir De Mudas?
O manjericão cresce muito rapidamente a partir de mudas. Sob condições ideais, as raízes começarão a se formar em apenas 7-10 dias. Entretanto, pode levar de 2 a 3 semanas para se tornarem longas o suficiente para o transplante.
Usar o calor do fundo e mantê-los em um lugar luminoso com muita umidade os ajudará a enraizar mais rapidamente.
Você poderá ver como eles se desenvolvem quando os coloca em um recipiente com água clara. Por outro lado, se você tiver usado o solo, você saberá que eles têm raízes quando você vir novas folhas crescendo na parte superior.
Por Que Meu Manjericão Não Está Criando Raízes?
Há várias razões pelas quais seu manjericão não está enraizando. As causas mais comuns são apodrecimentos, falta de luz, calor ou umidade, e aparas secas ou murchas.
É importante manter as folhas fora da água ou evitar que elas toquem o plástico para evitar o apodrecimento.
Além disso, não deixe de reunir suas ferramentas e suprimentos antes do tempo para que os cortes não tenham a chance de murchar ou secar. Então, mantenha-os em um lugar úmido e em um local quente e brilhante enquanto enraízam.