Fazer muda de hortelã é uma ótima maneira de obter plantas grátis que você pode usar em seu jardim, ou para compartilhar com amigos. Neste posto, eu lhe mostrarei como fazer muda de hortelã a partir de estacas na água ou no solo, e lhe darei dicas para transplantar plantas de hortelã também após a propagação.
Tabela de Conteúdos
Como Fazer Muda De Hortelã
Há alguns métodos diferentes que você pode usar para fazer muda de hortelã, e todos eles são realmente fáceis. Estes métodos são a propagação por semente, por divisão, ou por estacas de plantas enraizadas.
Neste posto, vou lhe mostrar como fazer muda de hortelã a partir de mudas enraizadas na água ou no solo.
Ah, e você também pode seguir estas instruções para propagar todos os diferentes tipos de plantas de hortelã.
Como Fazer Muda De Hortelã A Partir De Estacas
Como Fazer Muda De Hortelã A Partir De Estacas? Fazer muda de hortelã a partir de estacas é muito fácil. No ambiente certo, são necessários apenas alguns dias para que as estacas desenvolvam suas próprias raízes. A hortelã enraizará a partir dos nós foliarmos dos caules, e pode ser enraizada no solo ou na água.
Entretanto, cada um destes dois métodos de propagação da hortelã tem sua contraparte, portanto, tenha isto em mente ao decidir qual utilizar.
As plantas enraizadas no solo são muito mais fortes e há menos risco de que morram devido ao choque de transplante quando você as envasa. Mas é um pouco mais difícil de enraizar as estacas com este método.
Por outro lado, é muito mais fácil enraizar as mudas de hortelã na água, mas as plantas geralmente são mais fracas. Quando enraizadas na água, as plantas podem levar mais tempo para se recuperar do choque do transplante e ter um risco maior de morrer após o transplante.
Como Obter Estacas De Hortelã Para Fazer Uma Muda
A melhor época do ano para fazer muda de hortelã é no final da primavera ou início do verão, uma vez que a planta tenha começado a crescer, mas antes de começar a florescer.
A floração requer muita energia, e um caule que ainda não floresceu conseguirá dedicar sua energia ao cultivo de novas raízes ao invés de flores.
Pegue estacas que tenham de 8 a 13 cm de comprimento para haver espaço suficiente no caule para que as raízes cresçam. Os caules mais longos são mais fáceis de propagar do que os mais curtos, pois haverá mais lugares para o crescimento das raízes.
As mudas de hortelã começarão a murchar muito rapidamente depois que você as remover da planta, e você definitivamente não quer que elas sequem antes de se propagarem.
Preparação De Estacas De Plantas De Hortelã Para Fazer Muda
Antes de propagar as estacas, remover 2 ou 3 conjuntos de folhas do fundo do caule. Você pode beliscá-los cuidadosamente com seus dedos ou usar a poda afiada, ou a tesoura de bonsái para evitar danificar acidentalmente a haste.
Idealmente, cada caule deveria ter 2-3 nós de folhas vazias, mas deveria haver pelo menos um nó de folha vazia em cada caule.
Portanto, certifique-se de preparar o solo ou o vaso com água antes de retirar as estacas. Desta forma, você pode colocá-los rapidamente no solo ou na água antes que eles comecem a murchar.
Como Fazer Muda De Hortelã Através De Estaca Na Água
É muito fácil fazer muda de hortelã na água. Basta colocá-las em uma jarra, assim como se cortaria flores. Certifique-se de que nenhuma das folhas esteja em contato com a água, pois elas irão apodrecer.
Gosto de usar um vaso de vidro para facilitar a visualização quando as raízes se desenvolveram e para garantir que o nível da água não fique muito baixo.
Também gosto de me certificar de que o vaso que uso seja alto e estreito, em vez de raso e largo, para que meus cortes fiquem em pé e não fiquem na água e apodreçam.
Para obter melhores resultados ao enraizar as estacas na água, deixe cada corte tirar várias raízes grossas, de uma polegada de comprimento, antes de transplantá-las para o solo.
Quanto mais espessas forem as raízes, melhor sobreviverão ao transplante. Mas não mantenha o corte na água por muito tempo, ou você também pode piorar o risco de choque de transplante.
Como Fazer Muda De Hortelã Através De Estaca No Solo
Fazer muda de hortelã é um pouco mais difícil com este método, mas ainda é bastante fácil desde que o ambiente certo seja proporcionado.
Para que as estacas de hortelã criem raízes no solo, o ar deve ser muito úmido. Se você vive em um clima úmido como o meu, é muito fácil criar o ambiente perfeito lá fora durante o verão.
Mas, se você vive em clima seco, ou quer tentar enraizar as estacas em casa, eu recomendo que você use algum tipo de kit de propagação.
Você pode comprar uma câmara de propagação básica ou pode tentar fazer sua própria caixa de propagação para recortes de enraizamento. Seja qual for a opção escolhida, adicionar calor ao fundo também ajudará a acelerar as coisas.
Passo 1: Revestir o caule da estaca com hormônio de enraizamento – Se você nunca usou antes, o hormônio de enraizamento facilita muito a propagação de estacas no solo.
Acelera o processo e ajuda a garantir que as estacas tenham um sistema radicular espesso e saudável.
Passo 2: Faça um buraco na terra – Você pode usar o dedo ou um lápis para fazer um buraco na terra aonde vai o corte.
Fazer um buraco primeiro ajuda a garantir que você não danifique o corte ou esfregue o hormônio de enraizamento ao enfiar os caules no solo.
Passo 3: Coloque o corte no solo – Coloque a extremidade cortada no buraco e pressione suavemente o solo ao redor para garantir que ele entre em contato com o corte
Passo 4: Umedeça o solo – Se você plantou as estacas em um vaso, regue o solo até que a água comece a sair dos orifícios de drenagem. Se você estiver usando uma caixa de propagação, é mais fácil umedecer o meio de propagação antes de adicionar as mudas.
Caso contrário, você pode despejar água na caixa tendo cuidado para não desalojar o meio. Ou simplesmente pulverizá-lo com um pulverizador de plantas.
Você pode colocar vários recortes em um grande vaso ou em sua câmara de propagação, mas tente espaçá-los o suficiente para que não se toquem mutualmente.
Isto assegurará um fluxo de ar adequado e ajudará a evitar o bolor ou apodrecimento das estacas.
Não exponha as estacas ao sol até que elas comecem a crescer e as mantenham uniformemente úmidas. O solo não deve estar encharcado, mas também não o deixe secar.
Se sua localização não for muito úmida e você não estiver usando uma caixa de propagação, a pulverização regular dos recortes ajudará a incentivar o enraizamento. Você saberá que suas estacas estão enraizadas quando você vê novas folhas começarem a crescer.
Como Transplantar a Hortelã Após a Propagação
Uma vez que as estacas tenham desenvolvido um sistema radicular saudável, é hora de transplantá-las para seus próprios vasos.
Se você planeja cultivar sua planta de hortelã no jardim, você pode simplesmente usar terra para envasar temporariamente as estacas.
Se você colocar as estacas enraizadas na água, elas podem cair depois que você as transplantar para o solo, mas devem se recuperar em poucos dias. Mantenha sua nova planta de hortelã para bebês fora do sol e não a fertilize até que ela se recupere.
Uma vez que as plantas tenham se recuperado do choque do transplante, você pode colocá-las ao sol e começar a alimentá-las. Não existe um tipo específico de fertilizante para a hortelã, mas recomendo o uso de fertilizante natural para plantas de hortelã em vez de produtos químicos.
Comece dando-lhes uma dose fraca de fertilizante líquido (emulsão de peixe e chá de composto são boas escolhas) e aumente lentamente a dose temporal.
Uma vez estabelecidos em seus vasos, é seguro plantá-los no jardim. Recomendo o transplante de hortelã para o solo em um dia nublado, ou à noite, quando o calor do dia tiver passado. Certifique-se de dar-lhes bastante água após plantá-los no jardim.
Esperamos que você tenha encontrado este artigo sobre como fazer muda de hortelã útil. Recomendamos nossos artigos sobre como plantar hortelã em vaso e como podar a hortelã.