Fazer muda de alecrim é uma maneira divertida de obter tantas plantas novas quanto você quiser. Neste posto, mostrarei exatamente como enraizar as estacas de alecrim na água ou no solo, passo a passo.
Fazer muda de alecrim é uma ótima maneira de obter uma abundância desta maravilhosa erva de graça. É muito fácil multiplicar um arbusto existente, ou mesmo galhos da mercearia, em novas plantas.
Neste guia, falei sobre as diferentes maneiras de fazer muda de alecrim. Também forneci instruções passo a passo que o levarão a saber exatamente como enraizá-los na água ou no solo.
Tabela de Conteúdos
Como Fazer Muda De Alecrim Passo a Passo
Há várias maneiras de fazer muda de alecrim, mas algumas são mais fáceis do que outras. O método mais comum é o enraizamento de estacas retiradas de uma planta existente.
Também é possível fazer muda de alecrim a partir de sementes. Mas este método são menos comuns e requerem mais tempo.
De Estacas
As estacas enraizadas na água ou no solo são de longe o método mais fácil e mais praticado de fazer muda de alecrim.
Para ser bem-sucedido, será necessário utilizar estacas de caule, pois não funcionará com uma única folha ou agulha.
A Partir De Sementes
As sementes são menos confiáveis e levam muito tempo para germinar, às vezes até três meses.
Mesmo assim, eles levarão muito mais tempo para crescer o suficiente para colher. Portanto, neste posto, vamos nos concentrar em estacas de enraizamento.
Quando Fazer Muda de Alecrim?
Quando Fazer Muda de Alecrim? Há certas épocas do ano em que as mudas de alecrim podem ser plantadas. O ideal é que isso seja feito na primavera ou no início do verão, ou quando a planta tiver alguns centímetros de crescimento.
Desta forma, você terá tempo suficiente para que as jovens plantas de alecrim se estabeleçam antes da estação fria.
No entanto, também é possível levar estacas de alecrim no outono e plantas de raízes que podem passar o inverno em ambientes fechados.
Como Fazer Muda De Alecrim A Partir De Estacas
Antes de entrarmos nas etapas de fazer as mudas de alecrim, primeiro você precisa saber como tirar e preparar as mudas. Siga estas dicas para ter a melhor chance de enraizar.
Como Tirar Estacas De Alecrim
Há dois tipos de caules em um arbusto de alecrim, madeira macia (nova, de crescimento terno) e madeira dura (antiga, galhos lenhosos).
É mais fácil e mais rápido enraizar as estacas de madeira macia. Novos caules, flexíveis, verdes claros ou brancos são o que você está procurando.
Os caules mais velhos e lenhosos parecem mais com galhos finos de árvores com uma textura mais dura. É possível enraizá-los, mas isso leva muito mais tempo com uma taxa de sucesso menor.
Use podadeiras de precisão para fazer cortes limpos, e leve pedaços de madeira macia de 10 a 15 cm de comprimento para melhores resultados. Evite os caules floridos, pois a floração diminuirá sua capacidade de enraizamento.
Preparação De Estacas De Alecrim Para Fazer Muda
Para preparar suas estacas de alecrim para fazer muda, você precisará remover as folhas inferiores. Formar-se-ão raízes a partir dos nós expostos, ou protusões, ao longo do caule.
Você pode torcer, beliscar ou remover as agulhas inferiores com seus dedos. Mas não se esqueça de deixar pelo menos 5-6 conjuntos de folhas perto da parte superior.
Quanto Tempo Leva O Alecrim Para Criar Raízes?
O tempo que leva para que as estacas de alecrim enraízem dependa de serem colocadas na água ou no solo.
Os caules podem enraizar na água em apenas 2-4 semanas, enquanto o método do solo geralmente leva 4-8 semanas.
Quando você vê um novo crescimento se formando no topo, você sabe que eles têm raízes bem enraizadas.
Como Fazer Muda de Alecrim Passo a Passo
Fazer mudas de alecrim também é uma técnica que envolve estacas. Aqui estão os passos para fazer muda de alecrim por estacas:
Escolha da planta-mãe: escolha um arbusto de alecrim saudável e vigoroso. Prefira uma planta que não esteja florescendo para aumentar as chances de sucesso na propagação.
Preparação das estacas: Usando uma tesoura de poda limpa e afiada, corte estacas de cerca de 10 a 15 cm de comprimento. Certifique-se de que cada estaca tenha pelo menos algumas folhas na parte superior e remova as folhas da parte inferior.
Remoção das folhas inferiores: Ao remover as folhas da parte inferior das estacas, você cria um espaço onde as raízes podem se desenvolver. Isso também reduz a quantidade de umidade perdida através da transpiração das folhas.
Enraizamento na água: Coloque as estacas em um recipiente com água, de modo que as folhas não toquem na água. Troque a água a cada poucos dias para manter a qualidade e evitar o acúmulo de bactérias.
Desenvolvimento de raízes: Em algumas semanas, você começará a ver raízes se formando na base das estacas. Aguarde até que as raízes tenham crescido para cerca de 2-3 cm antes de prosseguir para o próximo passo.
Transplante para o solo: Encha vasinhos com um solo bem drenado, como um solo para vasos com adição de areia ou perlita para melhorar a drenagem. Plante as estacas com cuidado, pressionando o solo ao redor para firmá-las.
Esperamos que este artigo sobre como fazer muda de alecrim seja de grande utilidade para você e que em breve você tenha muitas plantas novas. Saiba como plantar alecrim em vaso.