A Corticeira (Erythrina crista-galli) também chamada bico-de-papagaio, eritrina-crista-de-galo, flor-de-coral, sapatinho-de-judeu, Sananduva ou sanando é uma árvore nativa da América do Sul. No passado, ela era mais abundante e amplamente distribuída em todo o continente.
No entanto, ela se encontra agora no centro-norte da Argentina, na fronteira boliviana, na fronteira Paraguai-Brasil e na maioria do Uruguai.
Há uma variedade da Corticeira branco, originalmente encontrado em crescimento selvagem no leste do Uruguai. É notado por suas flores extremamente brancas como a neve.
Estes contrastam com as flores tradicionalmente vermelhas do genótipo da espécie, o “Corticeira común” ou “Corticeira del Plata”. A Corticeira branco foi divulgado pela primeira vez em 1961 pelo botânico e horticultor uruguaio Atilio Lombardo. A flor Corticeira é o símbolo nacional da Argentina e do Uruguai.
Características Da Corticeira
A Corticeira é uma árvore da subfamília Faboideae. Tem um tronco de forma irregular, de cor vermelha e marrom, com um diâmetro entre 60 e 70 centímetros e uma raiz axial.
As flores são colhidas em inflorescências de racemos. Às cinco pétalas e tépalas são da mesma cor (vermelho). A corola é semelhante à da flor do feijão.
A chamada pétala “padrão” ou maior é a inferior. As outras duas pétalas são soldadas formando a quilha que protege os órgãos reprodutivos, e às duas restantes (chamadas asas) são pequenas e escondidas no cálice.
Eles produzem muito néctar que atrai os insetos e são assim polinizados por eles. O fruto (medindo mais de 10 cm) é a típica vagem leguminosa, com sementes cilíndricas, marrons, dicotiledôneas distribuídas no interior.

Os cotilédones são do tipo “hipógenos” porque mesmo após a germinação eles permanecem no subsolo. A madeira Corticeira é obtida do tronco, embora não seja utilizada como elemento de construção (é muito fraca), mas é utilizada para fazer folheados e molduras para superfícies de revestimento.
O processamento da casca possibilita a obtenção de celulose, que pode ser utilizada para diversos fins industriais, um deles a produção de produtos similares ao papel. As propriedades medicinais também são atribuídas à casca.
Diz-se que, cozido em um banho de água, alivia a dor do reumatismo e também serve como adstringente para a pele. Seu valor ornamental e seu tamanho médio, assim como o fato de não ter raízes destrutivas, fizeram dela a árvore de escolha para dar sombra e cor a pavimentos, parques e praças.
Rega Corticeira
A planta bico-de-papagaio requer rega regular, mas sem encharcamento do solo, pois isso será prejudicial para a respiração de suas raízes. É uma questão de avaliar periodicamente o estado do solo.
No inverno, por exemplo, a quantidade de irrigação a ser aplicada será muito baixa, mas no verão deverá ser aumentada. Saiba Melhor Momento para Regar as Plantas.
Como Plantar Corticeira Passo a Passo
Corticeira é geralmente plantada na primavera, por semente ou por estacas. Siga estas etapas a fim de plantar corretamente a Corticeira.
- Fazer um buraco profundo e largo para colocar as sementes ou colocar as mudas.
- Colocar um composto rico em matéria orgânica, adubo ou estrume.
- Escolha um substrato úmido.
- Planta em pleno sol ou semi-sombra.
- A água regularmente, a Corticeira gosta de solo úmido.
Saiba mais sobre Como Plantar Uma Árvore Passo a Passo.

Como Cuidar Erythrina crista-galli
A árvore Corticeira requer um ambiente muito úmido para seu desenvolvimento e crescimento.
Como muitas plantas, consegue aproveitar o nitrogênio inorgânico presente no solo, o que lhe permite manter a continuidade em seu desenvolvimento.
Resiste a condições extremas: se sofrer geadas, os novos galhos são queimados e as folhas caem, mas a raiz permanece protegida pelo solo e brotará novamente na primavera.
O fogo também destrói a parte aérea da Corticeira e com o tempo ela volta a crescer. Suas raízes são altamente resistentes tanto à geada quanto ao fogo.
Poda Erythrina crista-galli
A árvore Corticeira tolera a poda profunda, a poda de topo e a deformação. As tesouras e ferramentas necessárias para a poda devem ser tesouras de jardinagem especiais e devem ser bem esterilizadas para não danificar a planta. Saiba Como Podar as Raízes das Plantas.

Pragas E Doenças Da Corticeira
A árvore Corticeira é suscetível a certas pragas, tais como pulgões, insetos escamosos (que se prendem ao tronco e aos galhos) e aranhas vermelhas. Quanto às doenças, algumas doenças fúngicas também podem ocorrer.
Significado Da Corticeira
O nome científico da Corticeira: Erythrina crista-galli vem do grego erythros = “vermelho” e crista galli, epíteto latino que significa “favo de galo”.
Uma velha lenda argentina diz que a flor Corticeira é a alma de uma mulher indiana chamada Anahi, condenada a morrer na fogueira pela morte de uma sentinela espanhola.
Colocando seu corpo frágil entre os galhos grossos de uma árvore baixa e de folhas largas, ela foi envolvida pelo brilho vermelho da fogueira.
Aqueles que testemunharam o martírio assistiram enquanto o corpo da jovem indiana se transformava em fogo e tomava a forma da árvore. A primeira luz do amanhecer iluminou a bela flor vermelha da Corticeira que emergiu da alma de Anahí.
Da lenda vem o significado da flor Corticeira, que encarna a alma pura e altiva de uma raça que não existe mais.
Sua solidão significa a memória daqueles que morreram. É a triste e solitária flor da veneração e em sua forma viva, uma ternura oculta palpitante.
“É a alma de Anahi, a indomável, a de voz doce, aninhada na flor de Corticeira, a que ela criou com seu martírio e seu amor pela liberdade”.
