Início » Como Fazer » Como Podar as Raízes das Plantas – Guia Completo

Como Podar as Raízes das Plantas – Guia Completo

A poda das raízes de uma planta é algo que tende a dar muito respeito àqueles que estão menos acostumados a ela, mas é uma técnica muito comum e usual, que pode proporcionar grandes benefícios a uma planta quando realizada corretamente. Saiba como podar as raízes das plantas neste artigo.

Se você quiser aprender quando e como fazer a poda de raiz, fique e continue lendo este artigo no qual lhe mostramos um guia simples e prático sobre o assunto.

Quando Podar as Raízes das Plantas

Há várias razões para podar as raízes de uma planta. As raízes são o órgão pelo qual a planta absorve nutrientes, mas esta absorção só pode ser feita pelos pêlos das raízes, que só as raízes jovens possuem.

Por esta razão, as raízes da planta nunca param de crescer e, especialmente no caso de plantas em vasos, acabam colonizando todo o espaço disponível, esgotando os nutrientes e exigindo um transplante para um recipiente maior ou simplesmente uma renovação do espaço, podando as raízes.

O corte das raízes ao transplantar a planta para um novo espaço ou recipiente também pode ajudá-la a se desenvolver melhor e se adaptar mais rapidamente a seu novo espaço, estimulando o crescimento de novas raízes, mesmo no caso de plantas ao ar livre.

É claro que a poda deve ser sempre feita durante o período de descanso vegetativo da planta, de modo que a estressemos e a danifiquemos o menos possível. Na maioria dos casos, isto significa que a poda deve ser realizada em algum momento entre o final do outono e o inverno.

Como Podar as Raízes de uma Planta em Vaso

Quando uma planta em vaso cresce demais, suas raízes acabam grudando nas extremidades do recipiente e criam uma massa sólida que arruína as propriedades do substrato, causando, com o tempo, a morte da planta. Nestes casos, é necessário recorrer à poda radicular com o tempo, quer o indivíduo seja transplantado para um espaço maior ou se quisermos mantê-lo no mesmo recipiente para evitar que cresça mais. Siga estes passos:

  • Comece removendo a planta de seu vaso atual. Se o tamanho da planta o permitir, vire-a de cabeça para baixo, pegando cuidadosamente o torrão. Se ela for muito grande para isso, vire-a de lado e enrole-a, batendo suavemente nos lados, para separá-la do vaso. Se você ainda não conseguir removê-lo porque as raízes estão muito entupidas, você pode regá-lo. Ela será mais pesada, mas também se separará mais facilmente.
  • Uma vez que você tenha a raiz da bola separada, pegue uma faca afiada e esterilize-a com álcool. Depois, com muito cuidado, corte a parte mais externa que tocou o vaso, tanto à terra quanto as raízes, fazendo um círculo mais apertado do que aquele que o vaso formou. Corte as raízes finas e finas sem medo, mas evite danificar aquelas que você percebe de madeira sólida, assim como as raízes primárias como um bulbo, o que muito provavelmente mataria a planta.
  • Após limpar a camada externa, remova cuidadosamente à terra com os dedos ou com uma picareta para você poder examinar o estado das raízes. Podar raízes escurecidas ou aquelas que parecem macias ou molhadas, e aplicar fungicida se necessário.
  • Cuidadosamente desenrole as raízes o máximo possível e apare o torrão até um terço de seu tamanho original, ou seja, reduza o tamanho da planta.
  • Finalmente, você pode plantar o torrão novamente em um novo recipiente, com um novo substrato e enriquecido com fertilizante, embora as novas raízes sejam mais eficientes na absorção de nutrientes, portanto, precisará de menos do que antes. Dê à planta alguns dias em um local semi-sombreado para se recuperar e após uma semana você poderá devolvê-la ao seu local final.
como podar plantas em vasos
Como podar as raízes das plantas em vasos.

Como Podar as Raízes de uma Árvore

Antes de começar a podar as raízes de uma árvore, você precisa avaliar seu estado de saúde. Se após verificá-la você obtiver maus resultados, recomendamos não podá-la. Isto também se aplica às árvores velhas que não conseguem lidar com este tipo de tratamento. Da mesma forma, evite realizar este tipo de operação se a árvore não tiver boa estabilidade. Tenha em mente estas dicas para podar as raízes de uma árvore:

  • A poda das raízes é um processo que colocará a árvore à prova, portanto, se você não for um especialista, é melhor recorrer a profissionais.
  • Se você tem todo o conhecimento necessário para podar as raízes de uma árvore, comece determinando o tamanho ideal do torrão para evitar uma poda excessivamente agressiva. A seguir, você precisa calcular e marcar a linha de gotejamento que a árvore precisa hidratar para que a poda não interrompa este necessário processo de crescimento.
  • Se você quiser ter certeza de que pode ser podada corretamente, nunca remova mais de 20% das raízes acima do solo. Para removê-las, use uma pá afiada para cortar somente as raízes necessárias e faça um corte limpo para evitar possíveis doenças.
  • Finalmente, certifique-se de ter umidade adequada após a poda. Para isso, regue constantemente para manter a área próxima às raízes com umidade ótima, evitando o alagamento da água.
  • Lembre-se também que cada espécie prefere uma estação do ano diferente para este tipo de tratamento. Consulte as características de sua árvore para evitar a poda durante os meses de floração e crescimento.

Esperamos que este artigo sobre como podar as raízes das plantas seja muito útil. Recomendamos nosso artigo sobre Poda de Pessegueiro: Quando Podar Pessegueiro e Como Podar Pessegueiros.

podar raizes de uma arvore
Como podar as raízes das plantas.

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário