Início » Flores » Peristeria elata Orquídea Espírito Santo – Orquídea Pomba da Páscoa Cultivo

Peristeria elata Orquídea Espírito Santo – Orquídea Pomba da Páscoa Cultivo

A Orquídea Pomba Peristeria elata Flor do Espírito Santo Cuidados e Cultivo

A orquídea Peristeria elata é chamada comumente Orquídea Pomba, Orquídea Espírito Santo, Flor do Espírito Santo, Orquídea Pomba da Páscoa, Orquídea Pomba da Paz conhecida pela semelhança com uma pomba branca, pertence à família das orquídeas, é caracterizada por suas pétalas de cor marfim intenso e floresce na época da Páscoa e é considerada uma orquídea rara, exótica.

Embora sua origem seja o Panamá, também floresce em outras áreas como a Colômbia ou o Peru e seu habitat ideal é uma floresta extremamente úmida, pois geralmente floresce em musgos em troncos de árvores.

A Peristeria elata foi declarada a Flor Nacional do Panamá em 1980, e tal é o simbolismo desta variedade de orquídea. No Panamá, a orquídea Peristeria elata é chamada também flor do Espírito Santo.

orquídea Peristeria elata é chamada comumente Orquídea Pomba, Orquídea Espírito Santo, Flor do Espírito Santo, Orquídea Pomba da Páscoa
A orquídea Peristeria elata é chamada comumente Orquídea Pomba, Orquídea Espírito Santo, Flor do Espírito Santo, Orquídea Pomba da Páscoa, Orquídea Pomba da Paz conhecida pela semelhança com uma pomba branca.

Orquídea: O Gênero Peristeria

O nome do gênero Peristeria vem da palavra grega ‘peristerion’ que significa pomba, devido à semelhança impressionante das flores (coluna, antera e lobos laterais do labelo), – especialmente de seu tipo de espécie – com uma pequena pomba voando.

Uma espécie espetacular, suas folhas e haste florida podem chegar a um metro ou mais. As flores são coloridas, perfumadas e têm um labelo com manchas roxas. A flor se assemelha a um pombo em seu ninho, razão pela qual é chamada Orquídea Pomba.

A Peristeria elata está em perigo de extinção, a tal ponto que técnicos de Taiwan há alguns anos desenvolveram um programa de recuperação para conseguir sua recuperação, enquanto as autoridades estão tentando garantir que ela seja usada apenas para exposições e não vendida.

De acordo com especialistas, o Cerro Gaital no Vale do Anton, a cerca de 100 quilômetros da capital, é o principal habitat da flor nacional do Panamá, a orquídea Peristeria elata.

O habitat da orquídea Peristeria elata é a floresta montana muito úmida e madura, onde é encontrada em musgos em troncos de árvores a cerca de 1.100 metros acima do nível do mar, mas perto do solo.

A Orquídea Pomba Peristeria elata é tão delicada que não pode ser regada com água potável, pois contém cloro, mas somente com água da chuva.

A exposição de orquídeas se realiza em Boquete, uma cidade no oeste do Panamá expõe nos domingos de Páscoa todos os anos a Orquídea Pomba Peristeria elata na exposição chamada “flor do Espírito Santo” que faz parte da tradição da Semana Santa, e inclui uma Estação da Cruz que é rezada nos jardins da cidade.

orquídea Peristeria elata é chamada comumente Orquídea Pomba, Orquídea Espírito Santo, Flor do Espírito Santo, Orquídea Pomba da Páscoa
Passo a Passo Como Cultivar Peristeria elata – Orquídea Pomba

Cultivo de Peristeria elata – Como Plantar e Cultivar Orquídea Pomba

A Peristeria elata não é fácil cultivar esta espécie com sucesso, especialmente si o clima não e adecuado. Nos parágrafos seguintes, você encontrará nossos conselhos sobre como cuidar Peristeria elata e cultivar a orquídea Pomba.

Eu cultivo esta espécie Peristeria no Brasil de há vários anos e durante este tempo pude observar dois aspectos essenciais para fazê-la florescer.

O primeiro – fundamental – é não ultrapassar com a umidade quando as novas pseudobulbos estão amadurecendo. O segundo é garantir muita luz filtrada, talvez movendo a planta ao ar livre em espaços ventilados e semi-sombreados durante a fase de pré-floração (primavera-verão).

Solo para Cultivo de Peristeria elata

Solo para Peristeria elata. O substrato deve ser arejado, rico em material orgânico, ácido e mantido a uma umidade constante, mas não excessiva.

A orquídea Peristeria elata cresce muito bem em solos ricos em material orgânico e ventilados entre pequenos arbustos em encostas, enquanto não gosta de ambientes sombreados em florestas densas e centenárias.

Clima e Rega para Cultivo de Peristeria elata

Continue lendo O Clima e Rega para Cultivo de Peristeria elata. Portanto, para o sucesso de seu cultivo da Peristeria elata, é útil manter a planta em um ambiente úmido, tendo o cuidado de manter o substrato do vaso com boa drenagem, regar regularmente com água sem cloro, possivelmente com água da chuva.

As plantas de Peristeria elata não têm muitos inimigos bacterianos e/ou fúngicos, as partes mais vulneráveis são os pseudobulbos túrgidos sobre os quais a umidade excessive.

A água estagnada entre as bainhas finas causam, com velocidade e violência incomuns, manchas de podridão, que se tornam veículos para a propagação de bactérias e fungos, às vezes com resultados fatais para as plantas.

Na natureza, a Peristeria elata está sujeita ao clima de monção, caracterizado por uma fase chuvosa e mais seca. Isto deve ser reproduzido também no cultivo, reduzindo a irrigação quando o repouso vegetativo intervém.

As fertilizações da orquídea Peristeria elata podem ser dadas quinzenalmente durante o período de desenvolvimento e reduzidas pela metade durante a fase seca.

Origem: América do Sul

Clima: Temperado a temperado/quente

Temperatura: 15-30°C

Luz: Forte, pode ser colocada em frente a uma janela, mas protegida por um véu, não se expõe ao sol direto.

Rega: Regular, o solo nunca deve secar.

Período de floração: Páscoa

Solo: Mistura de musgo esfagno e casca de pinheiro sem pó de granulometria média.

rquídea Peristeria elata é chamada comumente Orquídea Pomba, Orquídea Espírito Santo, Flor do Espírito Santo, Orquídea Pomba da Páscoa
Como Fazer Mudas de Peristeria elata  – Polinização da Orquídea Peristeria elata

Como Fazer Mudas de Peristeria elata  – Polinização da Orquídea Peristeria elata

Nos parágrafos seguintes, você encontrará nossos conselhos sobre Como Fazer Mudas de Peristeria elata.

Neste capítulo, além de tomarmos nota dos métodos de polinização natural por insetos polinizadores, seguiremos em sequência as operações de polinização artificial de uma flor de Peristeria elata.

Há muitos anos existe apenas uma planta de Peristeria elata em minha coleção.

Devido a sua raridade, aqueles que são capazes de reproduzi-la a partir da semente podem achar útil para realizar a polinização artificial.

Na natureza, o período de floração de Peristeria elata inclui os meses de julho, agosto, setembro e outubro, durante os quais as flores de Peristeria elata são polinizadas por abelhas orquídeas (euglossine), especificamente por machos

Os machos, atraídos pelo aroma das flores, procuram o químico que atrai as flores fêmeas de Peristeria elata.

rquídea Peristeria elata é chamada comumente Orquídea Pomba, Orquídea Espírito Santo, Flor do Espírito Santo, Orquídea Pomba da Páscoa

Como Fazer Mudas da Orquídea Peristeria elata – Polinização por Euglossins

Continua lendo Como Fazer Mudas de Peristeria elata – Polinização natural. O termo “polinização euglossin” é usado nos casos em que as flores de orquídeas são visitadas apenas por abelhas machos do grupo euglossin.

Este “meio” de polinização envolve pelo menos quatro gêneros de abelhas euglossinas e é usado por vários gêneros de orquídeas, assim como alguns gêneros de Araceae e Gesneriaceae.

Entre as orquídeas, estes sistemas de polinização permitiram o desenvolvimento de mecanismos de polinização física incomuns.

Em alguns casos, o polinarium é ejetado à força pela orquídea em direção ao inseto polinizador “Catasetum por exemplo”, em outros casos, as abelhas são forçadas a entrar em caminhos viscosos pré-determinados que as forçam a cair bem no topo do polinarium.

A disposição da abelha dentro da flor e o posicionamento do polinarium sobre a abelha são frequentemente muito precisos e, além disso, o cheiro da flor visa atrair, em muitos casos, uma única espécie de abelha.

Salvaguardar a Pureza da Orquídea Peristeria elata

Estes exemplos mostram quão precisa e, ao mesmo tempo, quão refinada é a correlação entre o inseto polinizador e a flor a ser visitada, a fim de salvaguardar a pureza das espécies vegetais, que, embora semelhantes (e, portanto, hibridiáveis), conseguem permanecer puras precisamente devido a este alto grau de seletividade.

Mudanças ambientais repentinas e o movimento das espécies por dispersão podem alterar e acelerar as lentas mudanças morfológicas normais.

Como Cultivar Peristeria elata Orquídea Espírito Santo – Orquídea Pomba da Páscoa Cultivo
Peristeria elata – Orquídea Pomba Peristeria elata

Abelhas de Polinização de Orquídeas

Abelhas de Polinização de Orquídeas. As abelhas de orquídeas pertencem ao grupo corbiculado do qual todos os membros são parasitas e não possuem comportamento “eusocial” – hierarquia social.

A maioria das espécies são solitárias, apenas algumas espécies vivem em comunidades com alguma semelhança de eusocialidade. Ao todo são cerca de 200 espécies descritas, distribuídas em cinco gêneros: Euglossa, Eulaema, Eufriesea, Exaerete e Aglae, todas encontradas na América Central e do Sul. Todos os gêneros, exceto Eulaema, são caracterizados pela coloração metálica brilhante, especialmente o verde, com reflexos dourados e azuis escuros.

Esperamos que você gostou de nosso artigo sobre Como Cultivar Peristeria elata Orquídea Espírito Santo – Orquídea Pomba da Páscoa Cultivo.

Mais artigos sobre Orquídeas recomendados para você:

Orquídeas Raras – O Guia Mais Completo Com Fotos

Orquídea Cara de Macaco – Guia Mais Completo

Como Podar Orquídeas Passo a Passo – Guia Completo

Como Fazer Muda De Orquídea Passo a Passo

orquidea cara de macaco guia mais completo
Orquídea Cara de Macaco

Sobre Aparecida Carboni

Aparecida Carboni é uma engenheira agrícola da UFMG, especializada em engenharia Ambiental na Universidade de Aveiro, cujos estudos a levaram a viver e trabalhar por vários anos em Portugal. Aparecida é especializada em hidropônica, agricultura orgânica e agricultura vertical para o uso de recursos como água e economia de energia com práticas sustentáveis. Ela trabalha em tempo parcial como consultora de recursos agrícolas para empresas como Nidera e GDM em suas iniciativas de agricultura orgânica, enquanto escreve com seu marido, João, e o grupo de colaboradores que compõem o ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário