A palmeira areca também é conhecida pelos nomes de Dypsis lutescens, areca-bambu ou palmeira de jardim. Esta é uma das palmeiras mais comuns para decorações em casas, escritórios ou espaços diversos, pois se adapta perfeitamente, proporcionando beleza e elegância ao estilo tropical. Saiba como cuidar palmeira areca neste artigo.
Tabela de Conteúdos
Taxonomia Da Palmeira Areca
- Nome comum: Areca
- Nome científico: Dypsis lutescens
- Família: Arecaceae
- Origem: Madagascar
- Localização: Interior e exterior
- Luz: Muito luminosa, sem sol direto
- Rega: Moderada, mas sem excessos
- Temperatura ideal: 18-25 °C
- Temperatura mínima: 7-15 °C
- Fertilizante: Para plantas verdes ou tropicais, uma vez por mês.
Quais São As Características Da Palmeira Areca?
A planta tropical Dypsis lutescens tem certas características que a diferenciam de outros tipos de palmeiras e de qualquer outra planta. Vamos descobrir quais são essas características:
- Eles são nativos do maravilhoso Madagascar.
- São consideradas palmas de tamanho médio, podem crescer entre 1,5 e 3 metros de altura, porém, se estiverem em seu habitat ou crescendo em condições ideais, podem atingir até 6 metros de altura.
- Tem folhas bastante grandes, que podem até medir até 2 metros de altura. Cada folha desta palma é dividida em um grande número de folhetos.
- Foi batizado com o nome “areca-bambu” por seu tronco ser muito semelhante em aparência ao bambu original, devido a sua forma anelada.
- Sua floração é muito apreciada, pois tem um aroma único e muito agradável que faz com que as pessoas queiram estar sempre perto dela. Suas flores são pequenas e brancas.
- Por outro lado, a cor de suas frutas é amarela, embora escureçam com o passar do tempo e amadureçam. Graças à cor inicial de seus frutos, esta palmeira também é conhecida como “palmeira de frutas douradas”.
Palmeira Areca Como Cuidar Passo a Passo
Esta planta não requer cuidados complexos, de fato, além de sua beleza, floração e frutos, ganhou popularidade graças ao fato de ser fácil de manter. Vamos conhecer os cuidados básicos que deve ter com as palmeiras interiores:
- Luz: esta palmeira pode ser colocada em lugares onde recebe luz solar direta, pois é bastante resistente, porém, é preferível que esta planta seja colocada em lugares com semi-sombra, ou seja, onde recebe luz suficiente, mas não luz solar direta.
- Clima: preferencialmente em climas tropicais e subtropicais.
- Solo ou substrato: não há preferência neste aspecto, o que é realmente importante é que, o que quer que usemos para plantar, ele deve ter uma drenagem ótima.
- Regar: não é necessário regar diariamente, pode ser feito a cada 2 ou 3 dias naqueles meses em que as temperaturas são mais altas, enquanto nas estações mais frias será necessário regar a cada 10 a 15 dias.
Luz, Temperatura, Umidade E Localização Ideais
Para cuidar corretamente da palmeira areca, ela deve ser colocada em áreas semi-sombreadas, porém, a luz é ideal para um crescimento ideal e um desenvolvimento adequado. Devido a esta preferência, são geralmente utilizadas como palmeira de interior e plantas ornamentais. Desde que a sala onde são colocadas receba boa luz natural, a planta crescerá perfeitamente e será muito bonita.
Muitas vezes, quando este tipo de planta é exposto por muito tempo à luz solar direta, suas folhas tendem a se queimar e danificar, e em alguns casos os danos são tão graves que são irreversíveis.
No que diz respeito à temperatura, a Areca é uma planta tropical, portanto, o ideal é que ela seja cuidada em climas com uma temperatura constante superior a 15.º Celsius. A razão disto é que estas plantas são normalmente encontradas naturalmente em lugares onde as temperaturas variam entre 18.º e 25.º Celsius. Para cuidar corretamente da palmeira areca, devemos respeitar a temperatura necessária para que ela viva.
A umidade ideal para este tipo de palmeira é aquela ligeiramente elevada, pois tende a transparecer com bastante regularidade através de suas folhas. Quando você percebe que as pontas de sua palmeira areca ficam marrom-claro, isto é um sinal claro de que ela está desidratada e precisa de um pouco mais de umidade. Se este for o caso, tudo que você precisa fazer é borrifar um pouco de água em suas folhas algumas vezes durante o dia, especialmente naqueles meses em que a temperatura é muito mais alta.
Se quisermos que nossa areca tenha umidade suficiente, se quisermos, podemos cultivá-la em um hidrojardim, ou em um vaso com o orifício de drenagem colocado em um lado e alguns centímetros acima da base do vaso. Desta forma, uma pequena camada de pedras ou rochas de origem vulcânica pode ser colocada no espaço entre a base e o orifício.
Quando Regar A Palmeira Areca?
Embora estas palmeiras não precisem ser cuidadas com muito rigor, devemos ter em mente que, sendo uma planta tropical, ela exigirá uma irrigação mais ou menos constante. Anteriormente, dissemos que deveria ser regado a cada 2 ou 3 dias durante os meses quentes, no entanto, devemos lembrar que estes são apenas números provisórios, portanto, se você tiver tempo, poderia regá-lo levemente diariamente, evitando assim que a planta carecesse da umidade necessária. Para cuidar corretamente da palmeira areca, devemos regá-la adequadamente.
Uma maneira de manter um controle mais adequado é observando o substrato ou solo onde o palmito é plantado, que deve estar sempre ligeiramente úmido, embora tenhamos que nos certificar de que nunca seja inundado, pois, o excesso de água também não é benéfico. Outro fato importante é que durante o inverno e os meses frios, a quantidade de água deve ser reduzida, pois, levará mais tempo para que a umidade seque e, se exagerarmos, podemos afogar a palma.
Fertilizante Adequado Que Podemos Usar
A palmeira areca precisa ser fertilizada muito mais do que qualquer outra planta, isto porque tem uma capacidade incrível de purificar o ar, e se você quiser que ela tenha uma bela cor verde e pareça saudável, é aconselhável estar ciente de sua fertilização. Quando estiver nos meses quentes, é aconselhável trocar o fertilizante mensalmente e usar um fertilizante especial para plantas tropicais. Para cuidar corretamente da palmeira areca, fertilize-a com produtos de qualidade.
Quais São Os Problemas Da Palmeira Areca?
Quando você percebe que as pontas das folhas desta planta tornam-se marrom escuro, há dois possíveis problemas: ela pode precisar de água porque o ambiente onde ela está localizada não tem muita umidade, ou pode ter sido inundada e está se afogando.
Quando lidamos com plantas que precisam de umidade, podemos resolvê-la borrifando um pouco de água nas folhas várias vezes ao dia e constantemente, no entanto, quando lidamos com plantas com excesso de água, devemos ter muito cuidado para que o composto não seja inundado, parar de regar a planta por alguns dias, esperando que o excesso de umidade diminua.
Agora, se notarmos que as folhas da Areca começam a ficar amareladas, é provável que ela esteja infestada por uma praga e que se esconda na parte inferior das folhas. Quando estes casos ocorrem, o que você deve fazer primeiro é identificar que tipo de praga a está afetando, após o que você pode proceder para investigar o que você deve fazer ou que produto você deve usar, garantindo assim que você a trate da maneira correta e sem o risco de danificá-la.
Como Plantar Palmeira Areca Passo a Passo
Esta é uma das plantas que têm sido cultivadas em várias partes do mundo, isto se deve a sua grande capacidade de adaptação a diferentes climas, ambientes e cuidados que lhes foram dados, além de ser ideal como plantas ornamentais. Embora sejam plantas que crescem e se desenvolvem de forma melhor e mais saudável quando estão localizadas em áreas semi-sombreadas, elas também podem viver se os raios solares as atingirem diretamente, embora isto não seja muito aconselhável porque pode queimar ou danificar a planta.
Estes tipos de plantas são ideais tanto para o cultivo interno quanto externo, desde que certos requisitos vitais sejam atendidos. A primeira delas é que devem ser colocadas em um ambiente onde haja muita luz natural, embora, como já mencionamos, o ideal é que o sol não brilhe diretamente sobre elas.
Quando vamos cultivá-lo em casa, é recomendado não colocá-lo em lugares fechados onde não possa ter uma boa ventilação, além disso, devemos nos certificar de que ele receba umidade adequada, razão pela qual algumas pessoas optam por colocá-lo em banheiros.
A Areca é uma palmeira tão única que pode até mesmo suportar climas congelados por um curto período, houve casos confirmados em que resistiu a estar em lugares onde a temperatura foi tão baixa quanto 2.º centígrado. Entretanto, para que esta planta possa ser cultivada, é necessário e indispensável cultivada em um ambiente com um grau de umidade médio, e é sempre vital garantir que o substrato onde ela é cultivada não se torne alagado. Seu cultivo tornou-se popular para o uso da planta como ornamental, pois é uma das palmas mais utilizadas para decoração de espaços, especialmente em interiores, pois, como não é uma palma muito grande, pode se adaptar perfeitamente a quase qualquer espaço, e sua beleza tropical é sempre bem-vinda. Algo que fez as pessoas tenderem a ter muito em suas casas é que a areca pode perfumar deliciosamente o lugar onde