Início » Jardim » Plantas Aquáticas Flutuantes – Guia

Plantas Aquáticas Flutuantes – Guia

As plantas aquáticas flutuantes são aquelas que podem crescer facilmente permanecendo na superfície da água, este tipo de plantas são bonitas e é muito utilizada em decoração, portanto se você está planejando ter este tipo de plantas em sua casa, você deve primeiro conhecer todas as informações sobre elas.

O Que São Plantas Aquáticas Flutuantes?

As plantas aquáticas flutuantes pertencem a uma bela espécie que pode se desenvolver livremente flutuando em uma piscina, reservatório ou lagoa. Estas plantas curiosas não precisam se enraizar no fundo do reservatório com água onde são encontradas, já que as Hidrófitas, como também são conhecidos, podem viver em qualquer lugar onde haja umidade ou água suficiente.

Podemos dizer então que eles também podem crescer em lagos, lagoas, pântanos, rios, lagoas e outros espaços. Eles lutam com algas e lutam para obter todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento e, em sua maioria, obstruem a luz solar, de modo que sugam todos os nutrientes para fora da água e produzem sombra, o que permite que a têmpera e a luz da água sejam reduzidas.

As plantas aquáticas flutuantes contêm folhas e raízes, que servem de abrigo e espaço de reprodução para muitos animais, tais como peixes e anfíbios. Eles estão completamente adaptados para viver em espaços aquáticos, sejam eles agua doce, salgada ou estagnada, entre outros.

Estes tipos de plantas pertencem às famílias de briófitas, pteridófitas e angiospermas, e também pertencem a diferentes famílias de monocotiledôneas e dicotiledôneas. Além disso, há muitos tipos de plantas que em alguns casos estão submersas na água, em outros estão parcialmente submersas na água e finalmente há aquelas que mantêm suas folhas completamente acima da água por flutuação.

Tipos De Plantas Aquáticas Flutuantes

Se você quiser ter umas plantas aquáticas flutuantes para colocar em seu lago de jardim, então você deve primeiro saber quais são os tipos de plantas flutuantes que existem, por essa razão abaixo citaremos alguns das plantas aquáticas flutuantes que existem, onde podemos encontrar o seguinte

Nenúfar (Nymphaea hortorum)

É uma planta aquática que faz parte do grupo Nymphaeaceae hortorum, possui folhas permanentes flutuantes, o que confere beleza ao local onde se encontra e estas possuem um caule horizontal de onde podem ser ancoradas ao fundo do curso de água.

Forma um grupo de grande importância em todo o mundo, visto que são utilizadas como adorno em infinidades de superfícies aquáticas, principalmente em aquários, isto devido à beleza dos seus tipos de flores que podem ser encontradas em diferentes cores, como o branco, roxo, azul, amarelo e muito mais.

Deve-se ter em mente que ao cultivar esta planta é importante que tenha luz solar abundante, devemos também ver se o solo é adequado para o seu crescimento, ou seja, que possui composto, uma camada de folhas e solo de jardim, também deve podar continuamente, pois isso ajuda no seu desenvolvimento.

nymphaea hortorum

Flor de Lotus (Nelumbo nucifera)

Trata-se de uma planta aquática flutuante gramínea, famosa por suas sementes que conseguem chocar séculos depois. É utilizada para decorar jardins aquáticos, pois possui belas cores, como o rosa e o branco.

É muito fácil de cuidar, adapta-se facilmente a qualquer jardim de água ou lago, desde que não estejam congelados, por outro lado, se você os tiver em casa, é necessário saber que durante as estações de inverno é necessário colocar água quente para que a água seja sempre mantida na temperatura indicada, além disso, estes devem ser plantados em um local onde tenham luz solar.

Jacinto de água (Eichhornia crassipes)

A Eichhornia cassiopea é coloquialmente conhecida como Jacinto de Água, uma planta aquática pertencente ao grupo Pontederiaceae. Os usos a que estas plantas são colocadas são muito diferentes, algumas utilizam para plantio em jardins aquáticos, enquanto outras preferem utilizá-las como plantas medicinais.

Estas plantas aquáticas flutuantes dão belos brotos por um espigão com flores azuis, elas precisam de um cuidado contínuo, onde é necessário regá-las com pouca água, elas devem ter sol e podá-las após florirem.

eichhornia crassipes

Alface-d’água (Pistia stratiotes)

A alface-d’água é um tipo de planta aquática do gênero Pistia monotípica, é uma planta usada principalmente para jardins aquáticos menores, de modo a controlar seu desenvolvimento. Esta planta requer pouco cuidado, só precisa ser regada e estar em lugares onde a luz do sol possa alcançá-la.

Lentilha-de-água (Lemna minor)

É uma planta aquática flutuante, com folhas minúsculas que geralmente se espalham pela água, são usadas para decorar jardins aquáticos, pois não requerem muita luz solar debaixo d’água, mas também são usadas para alimentar peixes. Por outro lado, quanto ao seu cuidado, esta planta só deve ser controlada para que não se expanda muito.

lemna minor

Papiro (Cyperus papyrus)

Conhecida mais comumente como papiro, é uma planta aquática utilizada na pré-história para fazer papel, hoje em dia é utilizada em todo o mundo para decorar jardins aquáticos, embora também possa ser utilizada para semear em outros tipos de jardins ou lugares, pois é fácil de adaptar, tem um caule muito longo e em forma de triângulo, suas folhas também são longas e verdes, além desta planta exigir cuidados essenciais relacionados à luz solar, solos ricos em nutrientes e irrigação constante.

Iris de água (Iris pseudacorus)

O lírio de água ou Iris pseudacorus é uma planta aquática fácil de se adaptar a qualquer ambiente. Pode ser cultivada em jardins, reservatórios e lagos de águas profundas. Suas flores têm três pétalas por dentro e por fora, são muito bonitas, têm cores chamativas como o amarelo e neutras como o branco, podem crescer sob a luz do sol.

iris pseudacorus

Plantas Aquáticas Flutuantes Para Lagoas De Águas Profundas

Caso você tenha um lago profundo em casa, para plantar plantas aquáticas podemos aconselhá-lo a ter algumas plantas específicas, é por isso que abaixo apresentamos alguns nomes de plantas aquáticas para lagos de águas profundas:

Nymphaea Laydekeri Rosea Roja, Nymphaea Attraction Roja, Nymphaea Odorata Alba Blanca, Nymphaea Alba Blanca, Nymphaea Gladstoniana, Nymphaea Chromatella, Nymphaea Gladstoniana Amarilla, Nymphaea Carnea Rosa, Nymphaea Rose Arey Rosa, Nymphaea Stellata Roja, e a Nymphaea Vill Benetti Amarilla.

plantas aquaticas flutuantes para lagoas

Plantas Flutuantes Aquáticas Fluviais Ou Marginais

Há plantas aquáticas que são especificamente para adornar as margens dos tanques, neste caso você deve plantar plantas aquáticas flutuantes tentando colocar o lado da raiz na água, mas também na beira do tanque, neste caso fornecemos os seguintes nomes de plantas aquáticas para os tanques que encorajamos a colocar em seu jardim:

Achoruscalamus, Calla lilies, Caltha Palustris, Cyperus Papyrus Cyperus Alternifolius, Equisetum Arvense, Glyceria Variegata, Iris Pseudoachorus, Iris Sibirica, Juncos Glauca, Juncus Maritimus, Juncos Inflexus, Juncus Acutus, Mentha Aquatica, Misolis Palustris, Pontederia Lanceolata, Pontederia Cordata, Schoenoplectus Lacustris, Scirpus Cebreinus, Scirpus Lacustris, Thalia Dealbata, Tipha Latifolia, Tipha, Tipha Minima e Veronica Vegabunda.

Plantas Aquáticas Oxigenadas E Flutuantes Oxigenadas

Há uma maneira diferente de classificar os diferentes tipos de plantas aquáticas e é classificá-las como plantas oxigenadoras e oxigenadoras, sendo aquelas que ajudam a mudar o oxigênio na água. Alguns tipos de plantas oxigenadoras para lagoas são Ceratophyllum Demersum, Elodea Crispus, Canadian Elodea, Myriophyllum Aquaticum, Myriophyllum Verticillatum e Vallisneria Normal.

Por outro lado, existe uma terceira maneira de classificar as plantas aquáticas flutuantes, como plantas pantanosas, adequadas para lagos nos quais desejamos ter um grande número de seres vivos.

plantas aquaticas flutuantes oxigenadas

Como Cuidar Das Plantas Aquáticas Flutuantes?

Cuidar de plantas aquáticas flutuantes é realmente um trabalho muito simples, pois elas requerem cuidados muito simples, por exemplo; uma das coisas que a maioria delas requer é a luz solar direta e, como vivem na água, não precisam ser regadas, mas embora a água lhes forneça os nutrientes necessários, é importante que, pelo menos na estação da primavera, você adicione algum fertilizante líquido especial para a água onde elas vivem.

Com esta espécie particular de Flora, é necessário controlar seu desenvolvimento, pois são um tanto intrusivas, portanto seu crescimento deve ser monitorado, e também devem ser limpas de ervas daninhas e folhas murchas.

Esperamos que este artigo sobre plantas aquáticas flutuantes seja útil para decorar sua lagoa. Recomendamos nosso artigo sobre plantas que vivem na água.

como cuidar plantas aquaticas flutuantes

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário