Início » Cacto e Suculentas » Suculenta Orelha De Gato Como Cuidar – Guia

Suculenta Orelha De Gato Como Cuidar – Guia

Você já foi tentado a tocar uma planta devido a sua aparência? Temos, e há muitos suculentos cuja textura e forma nos fazem querer conhecê-los pelo toque. Saiba tudo sobre a suculenta orelha de gato.

Assim, hoje vamos aprender sobre uma bela suculenta, não só por sua cor e forma, mas também por sua textura, esta pequena planta tem o nome de Kalanchoe tomentosa.

E como é nosso costume, listamos alguns dos nomes pelos quais este Kalanchoe é popularmente conhecido e eles são:

Planta Panda.

Orelhas de coelho.

Orelha de gato.

É uma planta muito bonita e não é complicada de se cuidar, por isso a recomendamos para quem começa com sua suculenta coleção.

Melhor ainda, esta suculenta orelha de gato é um dos pouco suculentos que podemos manter em casa.

Portanto, aqui está tudo o que sabemos sobre esta bela suculência e como cuidar dela.

Características Da Suculenta Orelha De Gato

A suculenta orelha de gato é nativa de Madagascar e pertence à família das Crassulaceae.

É uma planta arbustiva, seus caules crescem eretos e quando este Kalanchoe amadurece, eles começam a engrossar e ramificar a partir da base.

As suas folhas são ovais, de tom verde acinzentado, as quais são recobertas por uma camada de pelos (tomento) que lhe conferem uma textura totalmente aveludada ou aveludada.

Essas folhas têm bordas recortadas marrom-escuras ou pretas, que lhes deram o nome coloquial de planta panda ou orelha de coelho.

Não cresce muito, a altura máxima que atinge é de um metro.

Se for coletar esta suculenta orelha de gato, considere ser uma planta com um crescimento ligeiramente mais lento que as outras suculentas, por isso não se desespere e com paciência verá que vai gradualmente formando uma planta maior e mais bonita.

caracteristicas suculenta orelha de gato

Cuidados Com Suculenta Orelha De Gato

Iluminação:

Nossa suculenta orelha de gato é suculenta que podem suportar a luz direta do sol.

Lembre-se de que antes de deixar sua fábrica de panda em um lugar onde ela recebe muito sol direto, é necessário fazer uma adaptação prévia, ou seja, acostumar sua fábrica a receber o sol pouco a pouco.

Como mencionamos no início, este suculento pode ser cultivado em casa, apenas se certifique de colocá-lo em um lugar onde receba boa luz e pronto.

Rega:

Este tipo de Kalanchoe não requer rega muito frequente, portanto, se você for um iniciante, será suficiente seguir a regra de regá-lo sempre que seu substrato estiver completamente seco.

Quando você tiver um pouco mais de experiência com esta pequena planta, você verá que ela se sai bem mesmo com rega mais frequente.

Em nosso caso, regamos a suculenta orelha de gato a cada 15 a 20 dias em profundidade e eles estão em perfeitas condições.

Nota: é importante considerar que se seu Kalanchoe está dentro de sua casa, você deve tomar muito cuidado com a frequência da rega, pois a umidade do substrato será mantida por um período mais longo.

A propósito, como a planta está coberta de pelos, recomendo que você a regue diretamente no substrato e não na planta, para evitar o aparecimento de fungos no caule e nas folhas devido ao excesso de umidade.

No inverno, é aconselhável regá-lo apenas uma vez por mês.

Temperatura:

Quando se trata de temperatura, é apenas necessário considerar que nossa suculenta orelha de gato não pode tolerar temperaturas abaixo de 10 °C.

Portanto, se a temperatura for muito baixa onde você mora, aconselhamos que você mantenha suas plantas em um vaso que lhe permita protegê-las durante os períodos de frio.

A temperatura de vida é melhor em temperaturas que variam de 20 a 30 °C.

Substrato:

Felizmente a suculenta orelha de gato é uma suculenta que não faz grandes exigências sobre o substrato.

Tudo o que precisamos fazer é fazer uma mistura bem drenada e nossa planta panda crescerá sem nenhum problema.

Gostamos de usar uma mistura 60% inorgânica e 40% orgânica e vimos que eles se desenvolveram favoravelmente.

Por orgânico entendemos solo de jardim ou solo preto, e como parte inorgânica utilizamos solo superficial (o tamanho do solo superficial dependerá do tamanho da planta e do vaso), e adicionamos ainda carvão vegetal moído e um pouco de casca de ovo moído.

Por ser uma suculência de crescimento muito lento, não é necessário renovar o solo a cada ano, apenas a cada dois anos será mais que suficiente.

Fertilização:

Não é necessário fertilizar nossa suculenta orelha de gato, pois é uma planta que cresce muito bem com os nutrientes encontrados no substrato.

Mas se você considerar que deseja fertilizá-lo, recomendamos que o faça de uma forma natural e para isso você pode usar qualquer uma dessas opções:

  • Chá de casca de banana. Pode ser uma ou duas vezes por mês.
  • Chá de camomila. Da mesma forma, uma ou duas vezes por mês.
  • Água de arroz. Esta é a água que sobra da lavagem do arroz, que pode ser aplicada uma vez por mês. (Saiba mais sobre água de arroz nas plantas).

Aconselhamos a evitar o uso de fertilizantes químicos neste suculento, pois em vez de beneficiá-lo, podemos danificá-lo e isto não o fará crescer ou se desenvolver mais rapidamente.

fertilizacao kalanchoe tomentosa

Suculenta Orelha De Gato Como Fazer Muda

Este tópico é muito importante se você quiser ter um jardim com muita suculenta orelha de gato nele.

Para garantir o sucesso da propagação de seus Kalanchode tomentosa, sugerimos que você se propague por corte de tronco ou por folha. Siga estas etapas para fazer muda de suculenta orelha de gato.

suculenta orelha-de gato como fazer muda

Propagação Por Corte Do Caule Da Suculenta Orelha De Gato:

Este tipo de propagação em nossa suculenta orelha de gato é muito simples, visto que sua planta tenha um bom tamanho (que já exceda o pote de 3″) será o momento ideal para começar a cortar uma ou duas estacas.

Portanto, pegue uma lâmina de barbear, faca ou tesoura elétrica, previamente desinfetada com álcool, e corte seu corte escolhido o mais próximo possível do caule principal.

Visto que você tenha seus cortes, você pode adicionar um pouco de pó ao corte para ajudá-la a curar mais rapidamente.

Sugerimos deixá-lo assim por uma semana e depois colocá-lo no substrato que preparamos para ele.

Pode-se começar a regá-lo três dias após o plantio do corte, não é necessário regá-lo profundamente, basta umedecer um pouco o substrato para encorajar as raízes a saírem.

Suculenta Orelha De Gato Propagada Por Folha:

Esta propagação também é muito simples, é apenas muito lenta.

Separe as folhas grandes e saudáveis ​​da suculenta orelha de gato, lembre-se de que o dia deve ser completamente separado para garantir uma reprodução bem-sucedida.

Coloque-o sobre uma pequena camada de substrato em um local bem iluminado e esqueça-o, levará mais de um mês para sair, dependendo das condições de seu clima.

Quando as primeiras raízes de sua folha começarem a crescer, você pode colocá-la em um pequeno vaso e começar a pulverizá-la levemente.

Pouco a pouco você poderá observar como a nova planta se desenvolve.

Floração Suculenta Orelha De Gato:

É improvável que nossa Kalanchoe tomentosa floresçam, se o fizerem em meados da primavera e visto que nossa suculenta planta seja totalmente cultivada.

Suas flores são muito pequenas, em forma de sino e não muito vistosas, mas considerando que florescem muito pouco, se sua plantinha floresce, sente-se sortudo e desfruta delas.

floracao suculenta orelha de gato

Problemas Frequentes Em Suculenta Orelha De Gato

A praga que pode atacar nossos Kalanchoes é a cochonilha de algodão, portanto, sempre que tiver oportunidade, verifique sob as folhas e caules para detectá-la a tempo e combatê-la.

Também pode sofrer ataques de fungos devido ao excesso de umidade em suas folhas. Para evitar isso, certifique-se de que a irrigação seja feita apenas no substrato. Esperamos que este artigo tenha lhe agradado e seja útil para manter suas plantas em condições ideais, se você tiver alguma dúvida ou experiência que queira compartilhar conosco sobre suas plantas você pode deixá-las nos

kalanchoe tomentosa cuidados

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário