Início » Fertilizantes e Compostagem » Água De Arroz Nas Plantas: Benefícios e Mais

Água De Arroz Nas Plantas: Benefícios e Mais

Ao preparar o arroz, a água utilizada na culinária tende a ser jogada fora. Você sabia que isso é um desperdício e você poder usar essa água para muitas coisas, inclusive para cuidar de suas plantas? Os benefícios da água do arroz nas plantas não são mitos, e também é uma maneira excepcional de fazer melhor uso tanto da água quanto dos alimentos, ajudando a trazer um pouco mais de sustentabilidade e pensamento verde ao seu modo de vida.

Se você quer aprender como fazer adubo de arroz para plantas a partir da água do arroz, não vá embora e junte-se a nós neste artigo onde falamos sobre os benefícios e como preparar a água do arroz.

A Água De Arroz É Boa Para Regar Nas Plantas?

Ninguém quer arriscar danificar suas plantas com um produto que pode não ser benéfico, e os muitos rumores e mitos populares no mundo da jardinagem, muitos deles errôneos e até perigosos para a cultura, tornam bastante normal e saudável desconfiar daquelas soluções milagrosas que todos parecem pregar.

Entretanto, neste caso, podemos dizer sem medo que a água de arroz nas plantas não é um boato infundado: seus benefícios são mais que comprovados e não têm nenhuma desvantagem. Regar suas plantas com água de arroz é uma excelente maneira de fertilizá-las e dar-lhes um suprimento extra de nutrientes, aproveitando um produto que você ia jogar fora.

Benefícios Da Água Do Arroz Nas Plantas

Os benefícios da água do arroz nas plantas são múltiplos:

  • Água de arroz e um líquido rico em nutrientes, sendo um fertilizante de primeira linha para as culturas. A água de arroz é rica em proteínas, fibras, aminoácidos, cálcio, fósforo, ferro, zinco e potássio, assim como uma abundante de vitaminas, todas elas muito benéficas para o desenvolvimento das plantas. Ele também contém fertilizantes NPK em menor quantidade, os macronutrientes essenciais que toda planta precisa para crescer e ser saudável.
  • Ao utilizar arroz nas plantas, você fornece amido de arroz para plantas. O amido é um açúcar que as plantas sintetizam através da fotossíntese e armazenam para quando precisam de nutrientes, portanto, dar à planta um suprimento extra dele tornará as coisas muito mais fáceis.
  • Da mesma forma, os carboidratos que o amido contém são um alimento valioso para bactérias benéficas no solo, que ajudam a decompor a matéria orgânica do solo em elementos que as raízes das plantas podem assimilar.
  • Manter a planta forte e a população bacteriana saudável também promove um ambiente muito mais resistente a pragas, menos propensas a tomar conta da cultura.
beneficios agua de arroz nas plantas
Arroz nas plantas.

Como Preparar a Água Do Arroz

Há várias maneiras de usar a água do arroz para regar as plantas e fortalecê-las, embora em todos os casos haja um ponto muito importante que não deve ser negligenciado: não acrescentar sal à água usada para ferver o arroz se você for usar água de arroz para suas plantas. O sal é um elemento muito prejudicial para a maioria das culturas, que, quando adicionado à água da irrigação, não só anularia as propriedades benéficas da água do arroz, mas também prejudicaria seriamente a saúde de suas plantas e do solo. Você pode adicionar o sal depois, diretamente em cima do arroz cozido para comê-lo, se não quiser prescindir da água do arroz. Siga estas dicas para preparar água de arroz:

  1. Ferva o arroz, mas sem sal ou adição de óleo, ou especiarias, e retire-o quando estiver cozido ao seu gosto, mantendo a água de lado.
  2. O importante é conseguir que a água do arroz seja muito bem filtrada e livre de impurezas. Você pode coar através de um coador de pano fino ou peneira uma vez cozido o arroz, para você poder usá-lo para suas plantas.
  3. Você também deve ter em mente que deve deixar a água do arroz esfriar até a temperatura ambiente, pois a água quente pode danificar suas plantas.
  4. Da mesma forma, se você deixá-lo de pé por muito tempo, ele perderá todas as suas propriedades benéficas, portanto não é adequado para armazenamento e deve ser usado no mesmo dia em que você fervura o arroz.
  5. Uma das maneiras de usar a água do arroz é pulverizá-la em suas plantas sob a forma de irrigação. Para isso, é especialmente importante que você o tenha filtrado bem para não entupir o pulverizador. Diluir duas partes de água de arroz em uma parte de água, adicioná-la ao pulverizador e pulverizar as plantas com ela, tanto de cima como de baixo de suas folhas e da superfície do solo, de preferência cedo ou tarde do dia, fora da luz solar forte.
  6. Outra maneira de utilizar a água do arroz é pelo método de irrigação do fundo ou de molho, que evita o sofrimento das plantas que não toleram a umidade em sua parte aérea. Coloque a panela em um recipiente maior, ao qual você adicionou água de arroz suficiente para ficar alguns centímetros acima do nível dos orifícios de drenagem da panela. Desta forma, a água penetrará por baixo, absorvida pelas raízes e pelo solo. Após cerca de 20 minutos, retire o pote, deixe o excesso de água escorrer para fora e o devolva ao seu local habitual.

Como Utilizar A Água Do Arroz Para Plantas

Siga estas dicas para usar água de arroz para plantas:

  • Assim como não se adiciona fertilizante à água toda vez que se rega suas plantas, não se deve usar em excesso a água do arroz. Sempre considerando as necessidades de água de cada planta, o ideal é adicionar água de arroz à irrigação a cada 15 dias ou uma vez por mês.
  • É sempre preferível diluí-lo em água da torneira, em uma proporção de metades semelhantes (metade de água e metade de água de arroz).
  • Ao regar, você pode despejar a mistura diretamente no substrato ao redor da planta e também aplicá-la nas folhas usando um frasco pulverizador, desde que as plantas estejam bem adaptadas a este tipo de rega. Outra possibilidade é colocar a mistura em um prato debaixo do vaso, chamado irrigação por imersão, para que a planta absorva gradualmente a água que necessita.

Esperamos que você considere este artigo útil. Recomendamos nosso artigo sobre como fazer adubo orgânico em casa.

arroz adubo organico
Adubo de arroz.

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário