Se você está pensando em uma planta decorativa, que também o faz apaixonar-se por seu cheiro de limão fresco, o cipreste da Califórnia (Cupressus macrocarpa) é uma excelente alternativa.
Embora o chamemos comumente de Cipreste da Califórnia devido a sua forma e cheiro, na verdade, é chamado Cipreste Limão, também conhecido como Cipreste Monterey, Cipreste Amarelo, Cipreste Goldcrest, Cipreste da Califórnia.
Vamos aprender a cuidar do cipreste da Califórnia em vasos!
Tabela de Conteúdos
Características E Cuidados Com O Cipreste da Califórnia
O cipreste da Califórnia é uma árvore sempre verde do grupo das coníferas (possui estruturas reprodutivas chamadas cones que protegem as sementes, semelhantes às (cones) de pinheiro). Sua folhagem é de cor verde amarelada e suas folhas têm uma fragrância cítrica, especialmente de limão.
O cipreste-limão é usado por sua aparência e aroma como planta decorativa tanto para interiores quanto para exteriores, requer pouco cuidado e se adapta a uma ampla gama de climas. Dependendo de onde você decidir colocá-lo, as opções seriam o pinheiro normal, que plantado no solo e com certas condições pode crescer até mais de 10 m e o limoeiro anão, que não chega a 1,5 m.
Diz-se que sua origem vem do sudoeste dos Estados Unidos, principalmente do estado da Califórnia, considerado o produtor número um do cipreste de limão.
Vamos dar uma olhada nas condições ideais para seus cuidados!
Clima Ideal Para Cipreste da Califórnia
Eles se adaptam a muitos tipos de clima, mas se adaptam melhor em climas temperados onde não é extremamente quente nem extremamente frio. As temperaturas adequadas para Cipreste da Califórnia estão em torno de 20° se mantidos ao ar livre e um pouco menos (cerca de 15°-18°) se mantidos em ambientes fechados.
Ele lida bem com o ar salgado e as condições nas áreas costeiras, mesmo na frente do mar.
Quanto à luz necessária para o desenvolvimento correto do limoeiro, ele pode estar em pleno sol ou sombra, mas a cor é mais viva se ele receber uma média de cinco horas de luz direta do sol por dia.
Uma das coisas a ter em mente é olhar cuidadosamente onde estava e que tipo de luz tinha antes de chegar com você ao local onde vai ser plantado, ou seja, se no viveiro, por exemplo, o pinheiro estava em semi-sombra, seria aconselhável se seu lugar definitivo for em pleno sol, colocá-lo e gradualmente acrescentar horas de sol “pouco a pouco”, pois se você colocá-lo ao sol o dia todo, suas folhas poderiam queimar e ficar amarelas.
Dica: Se você colocar o cipreste da Califórnia em um vaso, é aconselhável, na medida do possível, girá-lo ocasionalmente para que toda a sua folhagem receba o sol uniformemente.
Se você colocá-lo em casa, é aconselhável colocá-lo em um espaço bem iluminado, sem aquecimento artificial.
O Melhor Solo Para O Cipreste da Califórnia
Esta planta não tolera a seca, o solo ideal deve ser úmido, mas é importante saber que ela não tolera o alagamento. Recomenda-se plantar em uma mistura de terra, areia e pedras para melhorar a drenagem e evitar a estagnação de água ao redor das raízes, o que poderia causar o apodrecimento das mesmas. Se o solo for muito argiloso, recomendo adicionar um pouco de adubo.
É uma planta robusta que não requer muito cuidado, especialmente como adulto, desde que você evite o excesso de água, você desfrutará do pinheiro por anos!
Idealmente, deveria ser irrigado por gotejamento.
Fertilização De Cipreste da Califórnia
Se ele for cultivado em vasos, um fertilizante líquido universal é suficiente a cada mês. Para as plantas do jardim, acrescentaremos matéria orgânica na primavera com nitrogênio, fósforo e fertilizante de potássio.
Poda Do Cipreste da Califórnia
A poda é recomendada para manter sua forma ou tamanho, especialmente se estiver em um vaso. A poda do ápice (ponta da planta) estimula o crescimento.
Transplantio
Isto é feito nos meses de inverno, normalmente para mudar o pote para um que seja pelo menos 2 cm maior.
Floração
Eles abrem no final do inverno. As flores masculinas ficam amarelas e derramam o pólen.
Frutas
As flores fêmeas se desenvolvem em cones cônicos ou estróbilos cônicos, que amadurecem na primavera.
As frutas são cores avermelhadas quando verdes, mas ficam acinzentadas quando maduras. Como a própria planta, eles têm forma cônica. Elas são cobertas com uma espécie de “escamas”, bem como alguns espinhos.
Como Fazer Muda da Cipreste da Califórnia
Há duas maneiras de reproduzir esta planta. A primeira é com a semente que vem do fruto, embora este seja um processo posterior.
A outra é através do uso de pequenos ramos impregnados com um enraizante, que quando plantados no solo ou vasos seguindo os cuidados necessários, crescerão muito mais rápido do que se o cultivo for feito com sementes.
Pestes E Doenças
Algumas das doenças mais comuns que afetam o cipreste ou o cipreste da califórnia só podem ser tratadas com inseticidas se forem atacadas a tempo. Um deles é o aphids.
Entretanto, há outras que, quando é tarde demais, podem destruí-la de tal forma que não pode mais se recuperar e acaba morrendo.
Quando regados com muita frequência, os ciprestes podem desenvolver um fungo chamado Phytophora, que afeta diretamente a raiz do pinheiro. Ela toma a forma de “algas” bastante espessas que cobrem completamente o caule da planta.
Esperamos que você tenha achado este artigo sobre o cipreste da califórnia muito útil. Recomendamos nosso artigo sobre como plantar ameixa amarela em casa.