O leite é um daqueles produtos sem os quais não há geladeira ou despensa. Quase todos gostam dele com cacau, café, chá ou mesmo por conta própria, mas o leite tem muito a oferecer mesmo além do reino animal, pois é um excelente aliado no cuidado de suas plantas. Se você quiser saber quais são seus benefícios e como utilizar o leite nas plantas de seu jardim, horta ou casa, junte-se a nós neste artigo.
Tabela de Conteúdos
Como Usar Leite Nas Plantas
O leite tem uma infinidade de usos para o cultivo de plantas, desde a utilização do leite como fungicida, até sua utilidade como fertilizante natural, passando pelo tratamento de outros tipos de doenças e pragas.
No entanto, sabemos que o leite é uma mercadoria valiosa, portanto não se preocupe: não é necessariamente o caso de você comprar leite especificamente para uso em suas fábricas, porque a boa notícia é que o leite vencido, que não é mais adequado para consumo, ainda é tão útil para as plantas. Desta forma, você pode aproveitar aquela embalagem ou garrafa de leite cujo prazo de validade tenha passado e não precisará jogá-la fora: uma alternativa ecológica para fazer uso daquele valioso leite e, em simultâneo, trazer saúde aos seus amados companheiros de fábrica. Nestes casos é recomendado manter o leite frio, e para estes usos não importam se é leite inteiro ou desnatado, ou se tem ou não lactose: todos eles funcionam da mesma maneira.
O mais importante é que você não exagere com as quantidades de leite a serem usadas em nenhum dos casos, pois em jardinagem mais nem sempre é melhor. Se você usar muito leite, poderá causar bloqueios ou tampões nos sistemas da planta, bem como um mau cheiro devido a muita degradação da lactose. Em última análise, demasiadas coisas reverteriam os benefícios da substância e seriam prejudiciais à planta.
O Leite Como Fungicida
O leite é um excelente fungicida natural, tornando-o um dos melhores remédios orgânicos para tratar uma ampla gama de fungos em suas plantas, mantendo o cultivo estritamente orgânico e sem a necessidade de produtos químicos artificiais de qualquer tipo.
É particularmente eficaz contra o oídio, uma das doenças fúngicas mais prejudiciais e comuns. Seus esporos são naturalmente encontrados em quase todos os lugares, espalhados pela chuva, vento e animais. Felizmente, o leite demonstrou ser um fungicida tão eficaz contra o oídio quanto os produtos químicos sintéticos e o enxofre, de modo que você pode tratar o oídio em suas plantas de forma barata e naturalmente usando leite.
Para fazer um fungicida de leite caseiro, siga estes passos:
- Despeje 10 partes de água para 1 parte de leite em um frasco pulverizador.
- Pulverize suas plantas cerca da cada 2 semanas, prestando atenção ao dorso e à parte inferior das folhas, assim como aos caules e frutos.
- Nesta concentração, o fungicida do leite é um bom método preventivo, enquanto se suas plantas já foram infectadas, recomendamos utilizar uma maior concentração de leite e pulverizar as plantas diariamente durante três dias seguidos.
É também um excelente tratamento contra o fungo chamado Diplocarpon rosae, conhecido por causar pontos negros característicos em plantas da família das rosas. A lactoferrina contida no leite é um bactericida e fungicida de primeira categoria nestes casos, e um spray semanal de leite dissolvido numa proporção de 1 parte de leite para 2 partes de água será suficiente.
Leite Como Desinfetante Para Ferramentas De Jardim
Embora a melhor opção para desinfetar ferramentas de poda seja sempre o álcool ou uma preparação equivalente, você pode se encontrar em uma situação em que não tenha um desinfetante para suas ferramentas quando precisar dele.
A poda sem desinfecção é muito perigosa para suas plantas e pode resultar em verdadeiros desastres, portanto, uma solução alternativa é limpar as ferramentas que você deseja desinfetar com leite. O leite consegue agir como desinfetante e, como mencionado acima, como fungicida, portanto, ajudará a prevenir a disseminação não intencional de doenças ao podar ou tratar suas plantas.
Leite Para Limpar As Folhas Das Plantas
Se as plantas acumularem muita poeira e sujeira na superfície de suas folhas, elas terão mais dificuldade para absorver a energia solar e a troca de gás. Para evitar isso e restaurar o brilho das folhas, há muitos truques caseiros à sua disposição, sendo o leite um dos mais usados.
Umedeça um pano de algodão no leite e limpe cuidadosamente a superfície das folhas de suas plantas. Você verá como ele deixa as folhas de suas plantas limpas e brilhantes e também ajudará a matar qualquer bactéria ou fungo nocivo que elas possam ter.
Leite Como Fertilizante
Um dos melhores usos para leite velho ou vencido é como fertilizante do solo. Pode-se usar até 1/2 litro de leite diluído por metro quadrado de jardim para aumentar a população de microorganismos benéficos no solo, resultando em plantas mais saudáveis. Siga estes passos:
- Use uma diluição de 1 parte de leite para 4 ou 5 partes de água para que penetre bem.
- Despeje-o como se fosse água para irrigação.
- Repita o processo a cada 10 semanas na estação quente.
Esperamos que este artigo sobre leite para plantas seja útil em seu jardim. Recomendamos nosso artigo sobre a água de arroz nas plantas: benefícios e mais.