Início » Cultivo e Jardinagem » Esterco de Cavalo Como Adubo – Compostagem

Esterco de Cavalo Como Adubo – Compostagem

O esterco é uma mistura de excrementos de animais e cama usada, geralmente palha. Como o esterco, o esterco do cavalo tem a particularidade de ser em simultâneo, uma emenda e um fertilizante. Mais rico em palha do que outros estrumes (aves, ovinos, bovinos), o estrume de cavalo é particularmente interessante para alterar solos pesados. Se o estrume de cavalo fresco estiver disponível, ele precisará ser compostado antes de ser usado, aqui mostramos como secar o esterco de cavalo, ou se já for composto em sacos de estrume, vendidos em centros de jardinagem, esta ficha explica como usar esterco de cavalo fresco e seco para adubar e fertilizar o solo da cultura e do jardim.

As Propriedades Do Esterco De Cavalo

O esterco de cavalo tem muitas propriedades:

Graças à sua textura rica em palha, que com o tempo se transformará em húmus, o esterco de cavalo é interessante para arejar e alterar solos argilosos pesados, mas também para dar corpo a solos arenosos.

Rico em potássio e nitrogênio, o esterco de cavalo libera lentamente seus nutrientes no solo, tornando-o um excelente fertilizante.

À medida que se decompõe, o esterco dos cavalos sobe muito alto na temperatura e produz calor usado para criar “camadas quentes” para o cultivo apressado.

Onde Obter Esterco De Cavalo

Entre em contato com um centro equestre, eles provavelmente lhe darão adubo gratuitamente.

Procure nos anúncios classificados (imprensa local, Internet) para obter alguns de graça ou para comprar alguns.

Você também pode comprar sacos de esterco que já foram compostados de um centro de jardinagem.

O Uso De Esterco Fresco De Cavalo É Limitado:

Use-o no outono, exclusivamente em partes do jardim que estejam livres de qualquer cultura, espalhadas em estrume fresco (ou semi-maduro) em uma camada espessa (10 cm). Raspar levemente o solo para incorporá-lo melhor ao solo.

Se você tiver muito esterco de cavalo, você pode incorporá-lo na pilha de compostagem, desta forma você obterá um composto muito mais rico e nutritivo para as plantas.

Se você não tiver composto, simplesmente faça uma montanha de esterco e deixe-o secar em um lugar protegido da chuva, em dois ou três meses ele estará bem seco e poderá ser usado diretamente no jardim.

Compostagem E Secagem De Estrume De Cavalo

O esterco fresco ou muito jovem contém germes patogênicos, uma alta porcentagem de amônia que pode queimar culturas, e também sementes de ervas daninhas. Além disso, muito nitrogênio é utilizado no processo de decomposição do esterco, que pode ser prejudicial às plantas se não for utilizado o esterco insuficientemente decomposto.

É por estas razões que o esterco dos cavalos deve ser compostado. Proceder da seguinte forma:

  • Empilhá-lo em uma ou mais pilhas de tamanho moderado.
  • Regue-o com um pouco de água se estiver muito seco.
  • Vire as pilhas várias vezes durante o processo de decomposição, com pelo menos duas ou seis semanas de intervalo.

Dica: se você puder, adicione resíduos verdes (jardim, cozinha) ao seu esterco durante a compostagem, isto lhe dará um poder fertilizante mais equilibrado, fornecendo-lhe fósforo, que naturalmente contém em pequenas quantidades.

Deixe o esterco de cavalo se decompor por pelo menos 3 meses e até um ano.

Alternativa: em vez de compostagem, colocar o esterco em uma pilha sobre uma cama de galhos, cobri-lo com palha e deixá-lo sentado assim, sem manipulação, por um mínimo de 6 meses.

adubo compostagem cavalo

Como Usar Esterco Seco De Cavalo

Uma vez compostado, pode-se usar estrume de cavalo como fertilizante convencional, por exemplo:

No final do inverno, fertilizar o jardim vegetal e ornamental incorporando esterco maduro (seco), raspando os primeiros 5-10 centímetros de solo.

No final da primavera, quando as plantas estão bem desenvolvidas, cobrem os caules de plantas particularmente gananciosas como tomates, melões, pepinos e abóboras com adubo maduro.

Ao plantar uma árvore ou arbusto, misture cerca de 20% de esterco maduro com o solo utilizado para preencher o buraco de plantio.

No outono ou início da primavera, fertilizar o gramado com estrume de superfície maduro (cerca de 2 kg por metro quadrado).

Ao preparar um novo gramado, incorporar esterco maduro antes da semeadura (10 kg por metro quadrado).

Dica: Você também pode usar esterco de cavalo desidratado pronto para uso vendido em centros de jardinagem para estes vários usos.

Esperamos que você tenha achado útil este artigo sobre esterco de cavalo como adubo. Recomendamos nossos outros artigos sobre compostagem:

Como Fazer Compostagem em Casa – Guia

Tipos de Minhocas para Compostagem

Caixa de Compostagem Como Fazer Passo a Passo

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário