Início » Cultivo e Jardinagem » Caixa de Compostagem Como Fazer Passo a Passo

Caixa de Compostagem Como Fazer Passo a Passo

Como Fazer sua Própria Caixa de Compostagem. Compostagem Simple Em Casa.

Nos parágrafos seguintes você encontrará explicado como fazer uma caixa de compostagem doméstica, simples com minhocas. Com diferentes opções, tais como balde ou caixa de madeira. Você vai encontrar as dimensões e como fazer uma caixa de compostagem de madeira e os rendimentos do cultivo de minhocas.

Como Fazer Caixa de Compostagem

A Caixa de Compostagem permite no cultivo intensivo dos vermes vermelhos californianos (Eisenia fetida) o das minhocas da terra em resíduos orgânicos usados com 2 propostas:

1- Para obter húmus: os resíduos orgânicos lançados pelo verme ou minhoca como fertilizante para cultivos agrícolas e representa o mais alto estado de decomposição da matéria orgânica, é um composto de excelente qualidade. Compostagem domestico, simples em casa. Com o lixo caseiro.

2- Obter alimentos de alta proteína para alimentar animais como porcos ou peixes.

A minhoca californiana tem 70% de proteína e pode se multiplicar até 512 vezes durante a vida (enquanto a minhoca comum só pode se multiplicar entre 4 a 6 vezes durante a vida).

Dois vermes podem produzir, cada um, em condições normais, cerca de 1.500 vermes por ano, portanto, um casal dará origem a 3.000 vermes.

É por isso que a produção do verme vermelho, seja para obter húmus, composto líquido ou para produzir mais vermes, é rentável.

Embora requeira cuidados permanentes (pelo menos a cada dois dias), estes se refletem rapidamente em um melhor desempenho, o que é gratificante.

Aqui estão nossas dicas profissionais com as quais obtivemos os melhores retornos, focadas na reprodução de minhocas como um negócio economicamente rentável.

Materiais e métodos para Fazer a Caixa de Compostagem

Como Fazer Caiza de Compostagem de Madeira

Os cálculos abaixo comentados consideram que a produção ocorre a 780 metros acima do nível do mar, com uma precipitação anual de 1100 mm e uma temperatura média de 25 °C.

A) Caixas de madeira de 1 × 0,5 × 0,3 m. Criar um declive para o piso entre 2 e 5% para evitar a inundação do leito ao regar.

B) 29 kg de substrato alimentar (Estrume de porco para melhor desempenho)

C) Mangueiras de jardim para manter as caixas úmidas

D) Cálculo para regar o esterco durante três dias com 15,7 L por dia antes de colocar os vermes para que a caixa fique completamente molhada e evitar o envenenamento proteico dos vermes com o esterco.

E) Uma cobertura de malha a ser colocada sobre as caixas para fornecer sombra, reter umidade e proteger contra pássaros. Uma cama espessa de folhas secas também pode ser uma opção econômica.

F) Adicionar 500 minhocas à caixa, mantendo constantemente a umidade no substrato com irrigação diária de 10 L por caixa.

G) É recomendado acrescentar óxido de cálcio ao redor das caixas para evitar a entrada de formigas nos tratamentos.

Rendimentos do Cultivo de Minhocas

fazenda de vermes de lucro

De acordo com diferentes experimentos, o esterco de porco acaba sendo o melhor substrato para a produção de minhocas.

Este apresenta as condições mais favoráveis, com um tamanho maior dos vermes.

caixa de compostagem

O húmus com maior teor de nutrientes totais foi o produzido com esterco de cabra no ambiente da caixa.

A produção de húmus foi semelhante para todos os substratos nos dois ambientes.

Caixa de Criação de Minhocas

Recomendações 

Use esterco de porco para produzir minhocas e húmus. Realizar estudos similares com outros tipos de resíduos orgânicos (vegetais, polpa de café, restos de silagem, lascas de madeira não-resinosa).

Coleção Humus

Deve-se separar as minhocas para colher o Vermicomposto (Humus) duas ou três vezes por ano, dependendo da taxa de decomposição do substrato.

Quando o substrato atinge a altura máxima do leito, a alimentação e a irrigação são suspensas por uma semana, para forçar os vermes a consumir todo o material que não tenha sido transformado.

Dependendo do número de minhocas, pode ser necessário repetir esta operação até três vezes.

Os vermes separados são usados para expandir a cultura, como um terreno de reprodução para nova vermiculura, ou como fonte de proteína para alimentação animal.

Ao final da separação dos vermes, o composto de vermes é removido da parte inferior da cama.

O húmus pode ser usado com a umidade obtida (cerca de 80%) ou baixar a umidade para um máximo de 50%, com o qual é normalmente vendido.

Para isto, podem ser utilizados secadores solares, como o tipo parabólico utilizado para secar o café, feito de bambu e plástico.

Sobre Aparecida Carboni

Aparecida Carboni é uma engenheira agrícola da UFMG, especializada em engenharia Ambiental na Universidade de Aveiro, cujos estudos a levaram a viver e trabalhar por vários anos em Portugal. Aparecida é especializada em hidropônica, agricultura orgânica e agricultura vertical para o uso de recursos como água e economia de energia com práticas sustentáveis. Ela trabalha em tempo parcial como consultora de recursos agrícolas para empresas como Nidera e GDM em suas iniciativas de agricultura orgânica, enquanto escreve com seu marido, João, e o grupo de colaboradores que compõem o ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário