Uma das razões mais importantes para podar uma mangueira é incentivar a produção de frutas. Mas não é o único, pois outros objetivos da poda são facilitar a colheita, dirigir o crescimento e a formação da árvore, melhorar a aeração e favorecer a penetração da luz solar.
As mangas jovens são podadas no primeiro e segundo anos para definir sua forma. A forma é muito importante, pois tem consequências para a quantidade e qualidade da produção, facilidade de colheita e outras atividades. As mangas maduras são podadas para manter sua estrutura e para limpar o interior da árvore, para que a árvore frutífera seja melhor aerada e os raios solares possam penetrar no interior da árvore. Todas essas atividades são benéficas para a produção a longo prazo da fruta. As mangas maduras são podadas anualmente ou a cada dois anos.
Não há uma regra escrita sobre como podar uma manga, e o sucesso da prática geralmente dependerá da experiência do podador. No entanto, há algumas dicas a serem consideradas na poda das mangas. Para fazer isso corretamente, explicarei tudo o que você precisa saber sobre a poda das mangas.
Quando Devemos Podar a Mangueira?
O mais importante a considerar ao planejar a poda da mangueira é se existe um risco de geada depois. As mangueiras, como outras árvores frutíferas, podem sofrer danos quando a temperatura cai muito após a poda. Portanto, sempre que houver risco de geada (temperaturas próximas a 0 °C), deve-se adiar a poda até que o risco seja reduzido.
Desta forma, a poda deve ser feita em um momento em que a manga não está ativa.
Geralmente, o melhor momento para podar a mangueira é no início da primavera, antes que a árvore esteja totalmente desperta e enquanto não houver risco de geada. Isto permitirá uma menor perda de seiva, e como a fase de desenvolvimento está próxima, as feridas começarão a cicatrizar cedo. Em climas onde os invernos não são muito frios, a poda no outono pode ser uma boa opção.
Embora a poda importante, como treinamento, produção ou renovação deva ser feita em estações frias, este não é o caso da poda verde. A melhor época para a poda verde de uma mangueira é no início a meados do verão, ou seja, a época em que o tempo está mais quente.

Como Podar Mangueira Corretamente
Para podar a mangueira, a primeira coisa que precisamos saber é o tipo de poda que vamos fazer, e para isso precisamos conhecer a idade da árvore frutífera. Não é a mesma coisa podar uma mangueira jovem, que está crescendo e requer uma poda de treinamento, como é a poda de uma mangueira madura, onde teremos que dirigir mais a poda para a produção e facilitar a colheita da safra.
Como Podar Uma Mangueira Jovem
A primeira coisa a saber ao podar uma mangueira jovem é se ela é realmente jovem ou não. Ela precisa de poda para treinamento, frutificação ou produção? Bem, se ela tem menos de 5 anos, devemos podar a árvore para orientar seu crescimento e estabelecer os ramos principais. A partir deste ponto, a manga entrará na fase de produção e precisará ser podada para melhorar a qualidade dos frutos e facilitar a colheita.
A poda durante este período de desenvolvimento deve ser orientada para determinar a estrutura da árvore e estabelecer a base sobre a qual o restante da árvore frutífera crescerá. Analisaremos agora os tipos de poda a serem realizados nesta etapa:

Poda Formativa De Mangueira
Isto consiste em dirigir o crescimento e a formação da manga durante os primeiros anos. Trata-se de criar a estrutura principal sobre a qual a manga crescerá mais tarde. Nesta fase, só devem ser feitos cortes menores, com o objetivo de alcançar uma forma pré-definida, eliminando o maior número possível de folhas.
Fá-lo-emos como indicado abaixo:
- No primeiro ano, temos que podar todos os galhos da árvore para incentivar os ramos inferiores a brotar.
- No segundo ano, vamos cortar um pouco os ramos secundários. Os galhos inferiores devem ser deixados em pé e aqueles que brotam da metade inferior do tronco devem ser removidos.
- No terceiro ano, podamos os galhos principais até 2/3 de comprimento, e removemos quaisquer galhos que cresçam para dentro, em direção ao topo da árvore.
Poda De Frutificação De Mangueira
Este tipo de poda é feito de modo a estabelecer os principais ramos produtivos.
Para isso, devemos escolher os 3 ou 4 ramos principais sobre os quais o resto da árvore crescerá. Os ramos principais não devem ser muito inclinados, pois existe o risco de que no futuro eles se quebrem sob o peso da safra.
Em seguida, retire os brotos que brotam desses galhos principais e os apare um pouco para trás, deixando a estrutura da árvore definida.

Como Podar Uma Mangueira Madura
A poda de uma mangueira madura é feita para preservar sua forma e para limpar a parte interna da árvore. Desta forma, melhoramos a aeração e favorecemos a entrada de luz. Isto se chama poda de produção, e durante esta fase também podemos realizar a poda verde e a poda de rejuvenescimento. Vamos ver que se trata:
Poda De Produção Da Mangueira
Este tipo de poda procura aproveitar a quantidade de luz solar capturada pela copa, de modo a melhorar a quantidade e a qualidade da colheita.
É uma poda de desbaste e limpeza de galhos, com o objetivo de aproveitar a entrada de luz e beneficiar a produção.
O objetivo deste tipo de poda é melhorar o rendimento da árvore e obter um fruto de maior qualidade.
Isto é feito da seguinte maneira:
- A primeira coisa a fazer é remover os maiores otários, pois eles danificam o ramo em que brotam, absorvendo sua seiva e retardando seu desenvolvimento.
- Não é aconselhável remover todos os otários, mas sim deixar os rebentos mais fracos ou pouco vigorosos localizados na árvore para sombrear a madeira que forma o esqueleto da manga.
- Os ramos mais baixos devem ser cortados, pois, são os que recebem menos luz, portanto, produzem os frutos de menor qualidade.
- Devemos obter copas esféricas, ou em outras palavras, que o topo tenha muitas projeções e saliências, pois isso nos permitirá fazer melhor uso da luz e a superfície externa para frutificação será maior. O interior da copa também deve ser limpo de galhos entrelaçados.
- O desbaste de galhos finos não deve ser realizado de forma excessivamente intensiva, pois isso só reduzirá a relação folha/madeira. Isto evita o excesso de madeira, o que reduz a capacidade de renovação dos ramos produtivos.
Vamos rever os tipos de poda vistos até agora com esta infografia:

Poda De Rejuvenescimento Da Manga
Este tipo de poda é realizada em mangas com sinais de envelhecimento, após ter produzido durante muitos anos, entre 20 e 40 anos. Estes sintomas podem ser:
- Folhas mais pequenas e amareladas.
- Baixa produção
- Perda de folhagem na árvore.
Esta é uma poda drástica, para rejuvenescer a manga, embora também possa ser feita progressivamente.
Poda drástica para rejuvenescimento: no primeiro caso, o que fazemos é remover toda a folhagem da árvore, deixando praticamente a base do tronco e os galhos principais para crescer novamente.
Poda de rejuvenescimento progressivo: consiste na poda desde o topo da coroa até a base dos galhos. É feito em fases, a cada 3 anos cortaremos um dos quatro ramos principais da árvore.
Poda Verde De Mangueiras
No verão, a poda de renovação ou a poda verde podem ser realizadas.
Embora possam ser feitas em qualquer época do ano, são geralmente feitas no final de agosto, quando a mangueira dificilmente está ativa devido às altas temperaturas.
É feito para controlar o crescimento de otários, eliminando aqueles que não são utilizáveis para a manga.
Esperamos que você tenha achado útil este artigo sobre como podar mangueira. Recomendamos nosso artigo sobre como plantar caroço de manga em vaso.
