Início » Cultivo de Alimentos » Como Podar Macieira – A Forma Correta

Como Podar Macieira – A Forma Correta

A macieira é uma árvore frutífera que pode facilmente alcançar uma altura de cerca de 12 metros em seu estágio adulto, mas as variedades para cultivo são bem mais baixas, cerca de 2 ou 3 metros, para facilitar a colheita dos frutos. Saiba como podar macieira passo a passo neste artigo.

É uma árvore bastante resistente à seca, pois não requer muita água, embora sejam árvores prosperando em áreas diferentes, tanto quentes quanto frias.

A poda da macieira deve ser realizada durante os primeiros 4 anos para que sua formação se desenvolva abundantemente e os frutos sejam de alta qualidade, tudo isso sem causar quebras.

Nos primeiros anos é muito necessário podar a macieira para sua formação, a fim de alcançar um desenvolvimento com ramos vigorosos para produzir uma colheita abundante e verificar seu potencial, mantendo um equilíbrio e controlando a brotação vegetativa.

Quando Podar Macieira?

Basicamente, a poda depende de fatores sazonais, entre os quais existem dois tipos de poda: a poda de inverno e a poda de verão.

A poda de inverno é realizada durante o período de dormência, enquanto a poda de verão é realizada durante a estação verde.

A poda de inverno ocorre em dezembro, janeiro e fevereiro (hemisfério norte). É realizada na fase vegetativa da macieira, agora as folhas caem.

A poda de verão é realizada em maio e junho (hemisfério norte), mas também para uma segunda poda da macieira em agosto ou setembro (hemisfério norte).

quando podar macieira

Ferramentas Necessárias Para a Poda De Macieira

Devemos ter as ferramentas adequadas para podar a macieira, bem como ter as qualidades e características necessárias para uma boa execução.

A tesoura de podar é para quando os galhos têm 2,5 cm de diâmetro, existem também tesouras com duas mãos, usadas para cortar galhos de até 40 mm de diâmetro. Depois há outras ferramentas, como as podadeiras de altura, utilizadas para podar ramos que atingem até 5 metros.

Serras e eixos são utilizados para ramos curtos, mas grossos acima de 40 mm.

As motosserras são mais comumente usados para troncos e os corta-sebes são usadas para moldar, alguns são cordados e outros são operados por bateria.

E, finalmente, não podemos esquecer os elementos de segurança, tais como luvas, óculos, equipamentos, botas, não se esqueça de se proteger e trabalhar com segurança.

tipos de poda macieira

Como Podar Macieira – Tipos De Poda

A poda da macieira é orientada para uma inspeção de modo a verificar a idade da árvore frutífera, desta forma é determinado o tipo de poda que se adapta à árvore. Vejamos os diferentes tipos de poda:

  • Poda formativa: É realizada em macieiras quando elas têm até 4 anos.
  • Poda de limpeza: tradicionalmente, isto é feito para remover galhos murchos para beneficiar a árvore.
  • Poda de frutificação: isto é feito para dar uma nova forma à árvore para deixá-la pronta para a próxima colheita.
  • Poda de regeneração: quando há um processo de declínio, é aconselhável realizar esta poda de modo a trazer um novo rebento para a árvore.
poda de arvores frutiferas

Manutenção, Floração e Renovação

A manutenção da macieira é um processo onde temos que ser muito cuidadosos, devemos ter experiência ou pedir a alguém que tenha experiência. É muito importante conhecer todos os detalhes para saber quais ramos devem ser removidos.

Para que a macieira tenha uma melhor colheita tanto em volume quanto em qualidade, estas gemas são as flores que se ramificam em forma pontiaguda e brotam frutos; estas devem ser mantidas se quisermos manter uma produção satisfatória.

Uma inspeção deve ser realizada para identificar ramos mortos ou doentes, recomenda-se a desinfecção periódica para evitar pragas, cortar as bengalas que se cruzam e fornecer sombra, pois não são adequadas para árvores maduras.

Esperamos que você tenha achado útil este artigo sobre como podar macieira. Recomendamos nosso artigo sobre como plantar as sementes de maçã passo a passo.

manutencao floracao macieiras

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário