Início » Jardim » Zamioculca Amarelando: Como Salvar Sua Zamioculca

Zamioculca Amarelando: Como Salvar Sua Zamioculca

Se estiver procurando por uma planta doméstica bonita e fácil de cuidar, a planta Zamioculca ou Zamioculcas zamiifolia, como também é conhecida, é uma concorrente à altura. O problema mais comum que você pode encontrar são as folhas da Zamioculca amarelando. Este artigo lhe dirá como corrigir esse problema e evitá-lo no futuro. Continue lendo para saber tudo sobre a Zamioculca amarelando.

Zamioculca amarelando o que fazer? O motivo mais comum para o amarelamento das folhas das Zamioculca é o excesso de água, que leva ao apodrecimento da raiz. No entanto, o amarelamento das folhas também pode ser um sinal de falta de água e, mais raramente, pode ser devido a temperaturas extremas, luz ou problemas de fertilização.

Se sua Zamioculca estiver com as folhas amarelas, a causa pode ser um dos vários motivos possíveis. É melhor investigar os motivos para garantir que você entenda o que está deixando sua planta doméstica infeliz e saiba o que fazer. Abaixo, abordamos vários motivos pelos quais sua planta Zamioculca pode estar apresentando folhas amarelas e incluímos algumas dicas para garantir que, depois que a planta for reanimada, as folhas amarelas não voltem.

Principais Razões Zamioculca Amarelando e O Que Fazer

As Zamioculca são plantas domésticas bastante resistentes, o que as torna uma escolha popular para pessoas que não têm muito tempo para se dedicar aos cuidados com as plantas. As Zamioculca são consideradas resistentes à seca, o que é apenas uma das razões pelas quais elas são tão resistentes.

Muitas pessoas pensam erroneamente que isso significa que a Zamioculca pode suportar altas temperaturas e muito sol. A realidade é que a Zamioculca é capaz de suportar condições muito secas, mas é menos tolerante a altas temperaturas.

Como uma Zamioculca pode suportar uma quantidade razoável de negligência, muitas vezes é uma surpresa quando as folhas começam a amarelar. Isso é um pedido de socorro… um sinal de que ela precisa de um pouco de atenção, mas qual é a causa e o que você pode fazer? Zamioculca folhas amarelas o que fazer?

Quando as folhas amarelas aparecem, é muito provável que isso esteja relacionado ao seu cronograma de rega. Ajustar quando e quanto você rega sua Zamioculca pode ajudar muito a reverter os danos e reavivar a planta.

Veja abaixo os possíveis motivos pelos quais as folhas da Zamioculca podem estar amareladas e o que você pode fazer a respeito.

Zamioculca Amarelando Devido Ao Excesso De Água

Como as Zamioculcas são projetadas para prosperar em condições secas, elas podem ter uma reação adversa ao excesso de rega. Isso se deve principalmente ao crescimento de fungos e ao apodrecimento da raiz que ocorre quando o sistema radicular da planta é exposto a um ambiente úmido por um longo período.

Se você estiver regando a Zamioculca com muita frequência ou se o solo não estiver drenando bem, as raízes úmidas levam à podridão radicular, que interrompe o fornecimento constante de água e nutrientes para as folhas e o restante da planta.

Quando a podridão da raiz se instala, o sistema radicular simplesmente não consegue funcionar como deveria. Isso faz com que as folhas amarelem devido à falta de água e nutrientes que chegam às áreas essenciais da planta. Às vezes, as folhas amareladas chegam a cair.

Zamioculca folhas amarelas o que fazer causada pelo excesso de água for a causa das folhas amarelas:

  • A primeira coisa que você precisa fazer é uma verificação do solo. O solo parece muito úmido? Se for o caso, você precisa remover a planta do vaso para poder dar uma olhada mais de perto nas raízes reais. As raízes devem ser completamente brancas em toda a sua extensão. Se não estiverem e você vir áreas marrons de apodrecimento, então você tem um problema de apodrecimento da raiz. A podridão da raiz impede que ela funcione, mas se for detectada a tempo, pode ser revertida.
  • Use podadores para cortar cuidadosamente a podridão das raízes. Remova as raízes mais afetadas e faça incisões nas raízes saudáveis para estimular o crescimento de novas raízes. Não se esqueça de lavar o podador após cortar a podridão. Isso ocorre porque o crescimento de fungos contribui para o apodrecimento das raízes e pode se espalhar se contaminar seus podadores e outros equipamentos.
  • Replante a Zamioculca em um vaso com orifícios de drenagem suficientes. Descarte o solo contaminado e use solo novo. Você deve usar um meio de cultivo com boa drenagem para evitar a recorrência do problema. Regue o solo, mas apenas para deixá-lo levemente úmido. Você deve permitir que o solo seque completamente antes de regá-lo novamente.
zamioculca amarelando devido ao excesso de agua
Zamioculca amarelando devido ao excesso de água.

Zamioculca Amarelando Devido À Falta De Água

Uma Zamioculca não precisa de muita água, portanto, pode ser fácil esquecer de regá-la. A falta drástica de água levará à mudança de cor das folhas, ao encolhimento e à queda. Isso pode ser bastante angustiante para quem gosta de plantas domésticas!

Se o solo de sua planta estiver muito seco, o problema pode ser a falta de água. A boa notícia é que, ajustando seu cronograma de rega, sua Zamioculca pode se recuperar rapidamente.

O que fazer se a sua Zamioculca estiver amarelando por estar submersa:

  • Comece a regar lentamente a planta de casa, mas não encharque o solo. Quando uma planta está sofrendo com a falta de água, pode ser tentador fazer exatamente o oposto e começar a regá-la em excesso. Seja econômico com sua água.
  • Certifique-se de retirar o excesso de água do pires de drenagem. Não permita que a planta fique parada na água.
  • Se quiser melhorar a saúde e a nutrição, você pode adicionar fertilizante solúvel à mistura de água. Misture-o somente até a metade da dosagem sugerida na embalagem.
zamioculca amarelando devido a falta de agua
Zamioculca amarelando devido à falta de água.

Qual É A Quantidade De Água Necessária Para Uma Zamioculca?

Como o excesso de água e a falta de água são as principais causas da Zamioculca amarelando, é importante monitorar as necessidades de água da Zamioculca. A quantidade de água que deve ser regada depende de muitos fatores, como temperatura, umidade, luz solar e ventilação do ambiente de cultivo, do tamanho do vaso e da Zamioculca.

A maioria dos proprietários da Zamioculca relata que pode ser regada uma vez por semana no verão e uma vez a cada duas ou três semanas no inverno. Entretanto, é melhor fazer uma verificação do solo antes de regar.

Deixe o solo secar antes de regar a planta novamente. Não é saudável deixar as raízes da Zamioculca permanecerem úmidas continuamente. Quando você regar a planta, molhe o solo generosamente. Você deve esvaziar o pires no máximo 30 minutos após a rega para que a planta não fique com excesso de água.

Zamioculca Amarelando Devido Ao Excesso De Luz: O Que Fazer

As Zamioculcas geralmente toleram uma variedade de condições de iluminação. Elas toleram muito bem a baixa luminosidade, o que as torna uma excelente planta de casa para cantos mais sombrios. Entretanto, elas são menos tolerantes à luz solar direta excessiva.

Se sua Zamioculca receber mais de 4 horas de luz solar direta por dia, considere a iluminação como a causa das folhas amarelas. Com luz excessiva, é provável que a planta apresente manchas marrons ou pontas marrons nas folhas devido a queimaduras solares.

Em caso de dúvida, leve sua Zamioculca para um local que receba luz brilhante, mas indireta. Isso excluirá esse problema em potencial e, com sorte, ajudará na recuperação de sua planta.

zamioculca amarelando devivo a o excesso de luz
Zamioculca amarelando devido ao excesso de luz.

O Desequilíbrio De Nutrientes Pode Causar Folhas Amarelas Em Zamioculcas

Embora bastante tolerante a condições imperfeitas de cultivo, ainda é perfeitamente possível que a Zamioculca amarelando devido à deficiência de nutrientes ou à aplicação excessiva de fertilizantes.

Em geral, você só deve fertilizar a Zamioculca mensalmente, com um fertilizante balanceado e solúvel em água. Aplique no máximo a metade da concentração recomendada na embalagem para evitar o risco de queima de nutrientes.

Se você fertilizar sua Zamioculca mais de uma ou duas vezes por ano, é altamente improvável que a deficiência de nutrientes seja a causa das folhas amarelas. Se você estiver fertilizando sua Zamioculca mais de uma vez por mês ou usando uma solução excessivamente forte, lave o vaso com bastante água para remover o excesso de nutrientes. Como alternativa, recoloque a planta em um substrato fresco e bem drenado

Zamioculca Folhas Amarelas O Que Fazer

Já demos uma olhada no que fazer se a podridão da raiz se instalou, mas o que fazer com o restante da planta? As folhas amareladas e os caules descoloridos também precisam ser tratados. Em primeiro lugar, remova a Zamioculca de seu vaso para resgatá-la da condição do solo se o problema tiver sido o excesso de água. Siga essas dicas para tratar corretamente sua Zamioculca com folhas amarelas:

  • Elimine as áreas afetadas. Você pode começar podando as folhas amarelas. Se todas as folhas estiverem amarelas, talvez seja necessário deixar algumas. A planta precisa de algumas folhas para a fotossíntese.
  • Verifique se há contaminação nos caules da planta. Se algum dos caules estiver amarelo, corte-o onde ele cresce até o tubérculo. A planta deverá crescer novamente de forma saudável quando a recuperação estiver em andamento.

É importante agir rapidamente quando sua Zamioculca começar a mostrar sinais de doença. Ao primeiro sinal de folhas amarelas, dedique algum tempo a investigar as possíveis causas subjacentes. Se você descobrir por que as folhas estão mudando de cor, poderá elaborar um plano de tratamento que funcione para sua planta específica.

zamioculca folhas amarelas o que fazer
Zamioculca folhas amarelas o que fazer? Verifique o estado do solo e a umidade do solo da sua Zamioculca.

O Que Uma Zamioculca Precisa Para Ser Feliz

Há três variáveis principais que sua Zamioculca precisa para ser saudável e feliz.  São elas: uma boa quantidade de luz, a quantidade correta de água e temperaturas moderadas.

Uma Zamioculca próspera tem folhas grossas e cerosas, firmes e cheias de água. O amarelecimento e as folhas com pontas secas são um sinal de que algo está errado. Sua planta precisa do seguinte:

Luz

As Zamioculcas precisam de muita luz indireta brilhante. Elas não gostam de luz solar direta. Se você deixar sua planta sob luz solar direta e quente, as folhas começarão a queimar. A planta se desenvolverá bem em um cômodo que receba muita luz natural.

Água

O excesso ou a falta de água pode ser prejudicial para a Zamioculca. Você precisa acertar a quantidade e o momento certo. Como mencionado acima, você deve regar a planta após avaliar a secura do solo e a condição da planta, em vez de regar em um cronograma rígido.

Temperatura

As Zamioculcas se desenvolvem em temperaturas entre 21°C e 32°C. Essas plantas podem sobreviver em temperaturas ligeiramente mais frias, de até cerca de 10°C. Se estiver mais frio, a planta começará a sofrer.

Recomendo que você leia nosso artigo como cuidar de Zamioculca.

zamioculca com folhas amarelas
Zamioculca com folhas amarelas: O Que Fazer

Conclusões Finais Sobre A Zamioculca Amarelando e O Que Fazer

Uma Zamioculca é um ótimo complemento para qualquer casa que esteja procurando uma planta bonita e de baixa manutenção. Se as folhas de sua Zamioculca começarem a amarelar, é provável que isso esteja relacionado à rega inadequada. Prepare-se para alterar seu cronograma de rega e, com sorte, sua amada planta voltará a ser saudável.

Espero que este artigo sobre o Zamioculca amarelando seja de grande ajuda e que você consiga resolver o problema das folhas amarelas em sua Zamioculca. Recomendo que você leia nosso artigo como fazer muda de Zamioculca.

Sobre Aparecida Carboni

Aparecida Carboni é uma engenheira agrícola da UFMG, especializada em engenharia Ambiental na Universidade de Aveiro, cujos estudos a levaram a viver e trabalhar por vários anos em Portugal. Aparecida é especializada em hidropônica, agricultura orgânica e agricultura vertical para o uso de recursos como água e economia de energia com práticas sustentáveis. Ela trabalha em tempo parcial como consultora de recursos agrícolas para empresas como Nidera e GDM em suas iniciativas de agricultura orgânica, enquanto escreve com seu marido, João, e o grupo de colaboradores que compõem o ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário