O chifre-de-veado é uma planta doméstica, família de samambaia, mas cuja estrutura é bem diferente da que normalmente conhecemos. Aprenda como plantar chifre-de-veado neste artigo.
Seu nome se deve à forma de suas folhas, que se assemelham aos chifres de certos animais, como os alces.
Possui uma estrutura ideal para mantê-la em posição suspensa, embelezando qualquer espaço, especialmente áreas como terraços.
Em lugares onde a temperatura é constante, entre 20 e 25 °C, ela também pode ser mantida ao ar livre.
Quando Plantar chifre-de-veado?
O melhor momento para plantar o chifre-de-veado é durante a primavera, quando haverá melhores condições para trabalhar com as plântulas.
Onde Plantar chifre-de-veado?
Em um vaso do tamanho apropriado, colocado em uma área onde recebe luz solar indireta.
Como Preparar o Solo?
Chifre-de-veado não precisa de cuidados intensivos para prosperar, portanto, usar terra de boa qualidade para jardinagem será mais que suficiente.
Entretanto, para ajudar o solo a reter a umidade por um longo tempo, uma boa recomendação é misturá-la com fibra de coco.
Como Regamos o chifre-de-veado?
A maneira correta de executar o procedimento é por imersão, que consiste em submergir o pote em um recipiente maior cheio de água. Há dois pontos importantes a serem considerados:
1- A profundidade deve ser tal que a água penetre no vaso, mas não atinja as folhas, devido ao risco de apodrecimento.
2- Você pode aplicar um fertilizante especial para samambaias durante os meses de verão.
A imersão terá que durar pelo menos uma hora para que a planta seja capaz de manter sua umidade até o dia seguinte.
Depois disso, é preciso deixar escorrer bem antes de colocá-lo de volta no lugar.
E embora este seja um processo exigente, a realidade é que o chifre-de-veado não pode sobreviver em solo seco. Isto significa que o equivalente a este sistema de rega é fazer uma rega diária completa.

Com que Frequência Devemos Regar o chifre-de-veado?
Chifre-de-veado deve ser regado uma vez a cada duas semanas porque não é uma espécie que goste muito de ambientes úmidos.
Entretanto, esta frequência será aplicada durante os meses de temperaturas mais altas. Quando é outono ou inverno, o processo pode ser feito a cada três semanas sem nenhum inconveniente.
Como Plantar chifre-de-veado Passo a Passo
Sendo uma samambaia, o chifre-de-veado pode se reproduzir através de esporos. Entretanto, este é um processo complexo e nem sempre oferece boa eficácia.
Por esta razão, o método mais recomendado é a divisão da muda que geralmente nasce em plantas mais antigas. Para conseguir esta semeadura, o procedimento é o seguinte:
1- Remover todo o torrão do vaso onde a planta está estabelecida, de modo a facilitar a divisão do mesmo.
2- Separar com muito cuidado a muda porque esta é uma espécie que normalmente tem raízes muito finas e que dá um certo nível de delicadeza ao processo.
3- Encha um vaso de bom tamanho com terra de jardinagem enriquecida com fibra de coco (quanto maior o vaso, mais provavelmente a planta será capaz de crescer confortavelmente e em abundância) e plante a muda, tomando cuidado para não mexê-la demais para que as raízes não se quebrem.
4- Acrescente a quantidade de terra extra necessária para completar o vaso, sem pressionar demais, apenas o suficiente para evitar a acumulação de ar.
5- Água cuidadosamente, usando uma quantidade apropriada de água nesta primeira fase para permitir que a planta se estabeleça bem.
6- Coloque em um espaço fresco onde seja capaz de receber uma boa quantidade de luz solar difusa.
