Início » Flores » Orquídea Oncidium – Cultivo e Curiosidades

Orquídea Oncidium – Cultivo e Curiosidades

A orquídea Oncidium é uma das minhas favoritas. Ela tem origem na qual muitas flores podem crescer. Devido à sua natureza, esta orquídea requer alguns cuidados que temos que seguir corretamente. Não é a orquídea mais difícil de se cuidar, mas devemos seguir as diretrizes corretas. Se você o fizer corretamente, poderá levá-lo ao seu máximo esplendor. Aqui explicaremos a melhor maneira de manter uma orquídea Oncidium e fazê-la sentir-se à vontade.

A orquídea Oncidium é um dos gêneros de orquídeas mais variados. Em algum momento, eles foram rotulados como uma planta difícil de se cuidar. Mas hoje isso mudou, e eles crescem em quase todos os lugares. Suas flores são muito bonitas e elegantes.

É uma orquídea que floresce uma vez por ano e produz flores intensas e de cores vivas. As cores podem variar do branco ao vermelho até o castanho claro. As flores geralmente têm a forma de uma borboleta.

Nome: Orquídea Oncidium

Nome comum: Orquídea Dançarina, também Orquídea de Chuva Dourada

Tipo de orquídea: epífita

Floração: floresce na primavera. Várias vezes ao ano

Localização: Muita luz, mesmo ao ar livre, sem sol direto.

Rega: Na estação de crescimento, água de forma intensiva. Água menos intensa em seguida.

Umidade: Média, entre 40% e 60%.

Nível de dificuldade: Médio

Origem: Flórida, Paraguai, Bolívia, Bolívia, México e sul do Brasil

Orquídea Oncidium Como Cuidar

Requisitos De Iluminação Para a Orquídea Oncidium

Como a maioria das orquídeas, o Oncidium precisa ter alguns requisitos leves. Mas, neste caso, temos a vantagem de ser muito tolerante à luz brilhante e direta. Portanto, não temos que nos preocupar muito com este aspecto. No entanto, recomendamos que tenha filtrado a luz durante a maior parte do dia.

A orquídea Oncidium pode ser mantida em luz direta durante um curto período da manhã e o resto do dia em uma área com luz indireta. Se você cultivá-lo ao ar livre, você pode colocá-lo sob uma árvore que atuará como protetor solar.

iluminacao orquídea oncidium
Orquídea Oncidium.

Iluminação Em Excesso

Durante o crescimento da orquídea Oncidium, ela precisará de luz direta durante várias horas do dia. Por outro lado, quando tiver florido, deve ser abrigada em uma área onde a luz é indireta, caso contrário, pode queimar as flores.

No gênero Oncidium, existem alguns híbridos que requerem apenas luz indireta ou filtrada para um bom crescimento e desenvolvimento.

Rega Orquídea Oncidium

A orquídea Oncidium é muito especial. Possui pseudo bulbos e raízes que retêm a água e a retêm por um tempo maior em comparação com outros gêneros de orquídeas. Isto faz dela uma orquídea com uma característica adicional. Mas o que pode parecer uma vantagem, também pode se tornar um problema se não estivermos atentos a isso. A retenção de água é muito boa para ela, de modo que não precisa de irrigação constante. Mas, em simultâneo, isso pode fazer com que as raízes apodreçam mais facilmente.

É importante ficar de olho nisto. E uma das maneiras de evitar a podridão da raiz é manter a orquídea Oncidium em um recipiente bem drenado.

Durante a fase de crescimento do Oncidium, é aconselhável regá-lo todos os dias ou a cada dois dias. Durante o inverno, a rega deve ser reduzida para duas vezes por mês. Entretanto, a melhor maneira de saber quando regar é quando os pseudobulbos estão secando.

Excesso De Irrigação

Em geral, muitos problemas de orquídeas são causados por sub ou excesso de água. É importante conhecer bem cada planta, pois as orquídeas requerem mais água em alguns momentos de sua vida e menos em outros momentos. Portanto, eles nunca devem ser molhados em excesso.

A regra principal é a seguinte. Você deve regar sua orquídea Oncidium com mais frequência quando ela estiver crescendo e prestes a florescer. Por outro lado, quando já tiver florido, você deve reduzir a intensidade da rega. As raízes das orquídeas adoram água, mas a irrigação excessiva pode danificar seriamente a orquídea. Portanto, também é importante proporcionar-lhe uma boa drenagem.

Fertilizante Para Nosso Oncidium

O adubo para a orquídea Oncidium é recomendado durante a fase de crescimento. Mas tenha cuidado com o tipo de fertilizante que você usa. Se você utiliza um fertilizante muito forte, pode danificar a planta.

Um fertilizante suave pode ser usado cerca de duas vezes por mês. Há também fertilizantes em forma de pellets que são gradualmente decompostos. Estes últimos são normalmente utilizados quando a orquídea tem um crescimento lento.

Você deve seguir as instruções sobre o fertilizante que você adquiriu para saber quanto usar. Como regra geral, uma maneira de guiá-lo com fertilizante é de acordo com o tamanho da orquídea.

fertilizante para oncidium
Orquídea Oncidium.

Temperatura Ideal Para a Orquídea Oncidium

A orquídea Oncidium é uma planta que se desenvolverá e crescerá bem quando estiver a uma temperatura de 12 – 15 graus Celsius à noite e de 18 – 26 graus Celsius durante o dia. Estas temperaturas são bastante acessíveis para a maioria das áreas. Estas são temperaturas ostensivas e há uma pequena margem para cima e para baixo.

É aconselhável manter esta orquídea em um local onde o ar circule para manter um bom arejamento.

O Que Precisamos Para O Transplante

Ao transplantar o Oncidium, devemos considerar várias coisas. Precisamos de um bom substrato. Normalmente, uma crosta de tamanho médio é uma boa opção. No que lhe concerne, também é aconselhável adicionar carvão.

Se moramos em uma área com baixa umidade, podemos ajudar a orquídea Oncidium com musgo Sphagnum. Isso o ajudará muito a reter a umidade e a se sentir em melhores condições.

Onde Colocar Está Linda Orquídea

Durante os meses de verão, é aconselhável colocar o Oncidium ao ar livre, onde possa receber luz solar. Durante o inverno é mais aconselhável mantê-lo em casa ou em estufa.

Esperamos que você tenha achado útil este artigo sobre a orquídea Oncidium. Recomendamos nosso artigo sobre orquídeas terrestres.

orquídea oncidium onde colocar
Orquídea Oncidium.

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário