Início » Flores » Como Podar Rosa Do Deserto – Passo a Passo

Como Podar Rosa Do Deserto – Passo a Passo

A Rosa do Deserto, conhecida pelos botânicos como Adenium obesum, é uma planta caudiciforme que produz flores grandes e belas em forma de trombeta durante a primavera e especialmente no verão. Não é muito fácil de cuidar, pois, é muito sensível à geada e ao excesso de umidade, por isso é altamente recomendável plantá-la em adubo, areia de rio ou similar para reduzir o risco de apodrecimento. Mas entre todas as dúvidas que podem surgir quando recebemos um exemplar, há uma que é provavelmente a mais importante: como Podar Rosa Do Deserto. Bem, vamos descobrir como fazer isso corretamente.

Quando e Como Podar uma Rosa do Deserto Saudável?

A Rosa do Deserto é uma suculenta nativa da África tropical. Isto significa que, além de não resistir ao frio, muito menos à geada, sua estação de crescimento dura quase o ano inteiro. Somente durante as semanas mais secas e quentes é que ele tem tanta dificuldade que, para sobreviver, deixa cair suas folhas.

Quando se move para viver em regiões com clima menos extremo (pelo menos, no que diz respeito ao calor), cresce durante todos os meses quando a temperatura mínima é de 15 °C. Portanto, se quisermos podá-lo, temos que fazê-lo pouco antes de suas folhas brotarem, caso as tenha perdido durante o outono-inverno, ou quando as temperaturas começarem a subir acima de 20 °C, caso vivamos em uma zona climática tropical.

Como podar? Na maioria das vezes, a única coisa a fazer é remover o caule central para que a planta possa produzir novos. Sendo uma planta suculenta, isto é, com hastes carnudas e tronco que armazenam uma abundante de água, não deve ser podada mais de uma vez em sua vida.

jardim com rosa do deserto

Uma Planta Doente Pode ser Podada?

Se nosso Adenium obesum sofre de excesso de água, e seu tronco, e caules começam a amolecer, geralmente tendemos a pegar a tesoura e a podar as partes mais afetadas. Mas isto é um erro, porque ao cortarmos o que realmente fazemos é forçar a planta a gastar energia que ela não tem agora para curar a ferida. E é claro, como leva mais tempo para curar os fungos proliferam, no final o remédio é pior que a doença.

Quando nossa planta mostra os sintomas mencionados anteriormente, podemos tentar salvá-la, fazendo o seguinte:

1- A primeira coisa que temos que fazer é removê-lo do pote.

2- Em seguida, polvilhamos o torrão (pão de terra) com enxofre ou cobre para eliminar os fungos.

3- Em seguida, embrulhamo-lo com papel de cozinha (se for de camada dupla, melhor) por alguns dias, até que o solo tenha secado completamente.

4- Em seguida, o plantamos em um vaso com um substrato muito poroso (bagaço, areia de rio ou similar) e o colocamos em semi-sombra.

5- Finalmente, regá-los após uma semana.

É muito difícil recuperar uma Rosa do Deserto doente, mas não impossível.

Espero que você tenha achado útil.

Saiba mais Como Cuidar Rosa Do Deserto.

Saiba mais Como Replantar Rosa Do Deserto.

planta rosa do deserto

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário