Início » Cultivo de Alimentos » Como Plantar Mandioca – Guia Completo

Como Plantar Mandioca – Guia Completo

O cultivo da mandioca é muito fácil de realizar, pois, é uma planta muito resistente que se adapta a diferentes tipos de solos. Aprenda como plantar mandioca neste guia.

A mandioca pode ser plantada em qualquer mês do ano, pois pode se desenvolver sem problemas em climas quentes e secos, mas este tipo de cultivo geralmente é feito quando as chuvas começam, portanto, há mais umidade para a planta.

Quando Plantar Mandioca?

A melhor época para plantar mandioca é no início da primavera, mas se vivemos em uma zona de clima quente, podemos plantar mandioca durante todo o ano.

plantacao de mandioca
Plantação de mandioca.

Onde Plantar Mandioca?

Para o cultivo da mandioca, precisamos de uma temperatura quente entre 20 e 30 °C.

Não tolera temperaturas muito baixas e geadas.

A mandioca precisa de muita luz para seu desenvolvimento ideal, entre 10 e 12 horas de luz direta do sol são necessárias.

Solo Para Mandioca

A mandioca se adapta a vários tipos de solo. É melhor preparar o solo cerca de 20 dias antes de plantar a mandioca.

Preparar o solo com fertilizante orgânico e dar-lhe uma boa drenagem. O pH ideal para o cultivo da mandioca está entre 5 e 6.

É importante evitar o encharcamento e a salinização dos solos. A mandioca pode suportar a seca por um tempo.

Como Regar a Mandioca

A mandioca requer umidade constante. É preciso ter certeza de regar bem durante os primeiros 5 meses. Depois disso, pode tolerar alguma seca.

Mas devemos lembrar de nunca inundar o solo porque isso não favorece o desenvolvimento da mandioca e pode trazer problemas de doenças.

Como Plantar Mandioca Passo a Passo

Já explicamos tudo o que você precisa saber para cultivar sua planta de mandioca adequadamente. Agora vamos lhe explicar como plantar mandioca passo a passo.

1- Escolheremos um lugar no jardim que receba muitas horas de luz direta do sol.

2- Fertilize o solo com fertilizante rico em nitrogênio, pois a mandioca prospera com nitrogênio.

3- Mexa o solo para ser bem arejado e favoreça o desenvolvimento da mandioca.

4- Coloque as sementes de mandioca a uma profundidade não superior a 1,5 cm.

5- Regar cuidadosamente para não afundar as sementes.

Também podemos plantar mandioca com pedaços de brotos de outros tipos de mandioca adulta. Este método será um pouco mais rápido.

Estes brotos devem ser enterrados a 5 cm de profundidade.

como plantar mandioca
Folha de planta de mandioca.

Pestes E Doenças Da Mandioca

As principais pragas que afetam a cultura da mandioca são os cupins, que devoram a planta inteira. A melhor maneira de combatê-los é com inseticida e raking antes do plantio.

Os diversos gafanhotos são também uma praga que afeta esta planta, eles são característicos da África e começam a aparecer com secas, devastando a cultura. A única solução possível para sua extinção é através de inseticida. A mandioca também é frequentemente afetada pelo ácaro verde da mandioca, que deixa grandes manchas nas folhas e acaba por murchá-las.

Quanto às doenças que podem se propagar em nossa cultura, a mais relevante é a mancha de folha marrom. Isto é transmitido através de fungos que são depositados sobre as folhas causando a queda delas. As manchas, como detalhado em seu nome, são marrons, marrons e ficam amarelas. Este fungo aparece em áreas de alta umidade e altas temperaturas.

Colheita De Mandioca

Após 7 a 10 meses após o plantio, a mandioca estará pronta para a colheita. Colher cuidadosamente para não danificar as raízes da mandioca.

colheita de mandioca

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário