As bromélias são plantas exóticas nativas do Brasil. Aprenda como plantar bromélias neste guia.
As bromélias são frequentemente epífitas e se prendem a árvores ou outras estruturas.
A maioria destas plantas florescem apenas uma vez em sua vida. Ela pode ser observada por vários meses e suas brácteas coloridas por mais tempo.
Tabela de Conteúdos
Características Das Bromélias
As bromélias são nativas das selvas do Brasil e apesar de sua aparência marcante e grandiosa, são perfeitas para iniciantes ou pessoas que não estão acostumadas a cuidar de plantas.
Uma das virtudes das bromélias é que elas são resistentes e se adaptam a quase todos os ambientes e circunstâncias. Em seu habitat, por exemplo, eles são capazes de crescer tanto no solo quanto na casca das árvores (sim, assim como as orquídeas).
Além disso, outra característica que me fascina sobre esta planta é que a família Bromeliad é composta de centenas de espécies. Isto significa que existem muitas variedades de bromélias: com folhas verdes, cinzas, listradas, com brácteas vermelhas, rosa, amarelo, roxo ou azul púrpura entre muitas outras cores.
Como Plantar Bromélias Passo a Passo
Agora vamos explicar como plantar bromélias e fazê-las crescer perenemente.
- Elas podem ser facilmente cultivadas em vasos, jardins, varandas, estufas, em uma árvore ou em um pedaço de madeira.
- Eles não precisam de luz solar plena, na verdade, crescem melhor em lugares sombreados, como debaixo de grandes árvores.
- Há variedades que prosperam em áreas tropicais frias.
As bromélias crescem ao longo do ano. Eles não dependem de uma certa temperatura ou umidade do ar para prosperar; ou seja, toleram condições de inverno gelado, bem como os dias mais úmidos do verão. No entanto, em extremos, a umidade pode afetar a aparência da folhagem, mudando sua textura e cor.
Como suas folhas fornecem todos os nutrientes, alimentos e água de que necessita, as raízes são puramente para proporcionar um equilíbrio. Portanto, seu processo de plantio é como o de qualquer outra planta desta espécie, e é feito preferencialmente da seguinte maneira:
- Selecione um pote especial que forneça suporte adequado e drenagem rápida.
- Use terra contendo casca de pinheiro, areia, musgo ou casca de coco para estabelecê-la.
- Encha a panela ou recipiente meio cheio e escave um pequeno buraco.
- Coloque a planta na panela.
- Regar a base da panela com bastante água para assentar o solo.
Cuidados Com As Bromélias
Você acabou de aprender como plantar bromélias, agora vamos explicar como cuidar das bromélias para elas terem um excelente desenvolvimento.
Como Plantar Bromélias: Luminosidade
As bromélias gostam de luz, mas não de luz direta. É melhor que receba luz através de uma janela ou em momentos em que o sol não é muito forte ou suas folhas serão danificadas.
Como Plantar Bromélias: Clima
As bromélias não podem tolerar geadas e precisam de temperaturas entre 20⁰C e 35⁰C., portanto, no inverno, você deve considerar mudar sua planta para uma sala que tenha muita luz e seja quente.
Como Plantar Bromélias: Solo
Eles precisam de um solo com boa drenagem. Não precisa ser rico em matéria orgânica, pois não absorvem nutrientes através das raízes.
Como Plantar Bromélias: Rega
As bromélias não gostam de muita água, o que provoca o apodrecimento das raízes. É importante garantir que o solo mantenha sempre um certo grau de umidade, que é o que as bromélias necessitam.
Pestes Ou Doenças De Bromélias
Acredite ou não, é uma espécie de vida longa que raramente é incomodada por pragas. Evite o excesso de água e a falta de ventilação, desta forma você estará criando um ambiente acolhedor para alguns insetos.
- Os insetos de escamas podem ser facilmente limpos com uma solução de sabão em spray que os elimina. Da mesma forma, a rega regular evita qualquer praga.
- A podridão dos fungos é um problema potencial, mas fácil de evitar. Use a mistura certa na panela que foi estabelecida, tal como casca de pinheiro ou casca de coco.