Início » Cultivo de Alimentos » Como Plantar Lúpulo em Casa – Guia

Como Plantar Lúpulo em Casa – Guia

Você fabrica cerveja artesanal e quer plantar seu próprio lúpulo? Você é um amante de plantas e quer ter uma planta de lúpulo em seu jardim? Neste artigo você encontrará algumas dicas sobre como plantar lúpulo, uma planta que não o deixará indiferente. Por sua força e resistência, por sua beleza, e, sobretudo, por seus aromas!

Onde Plantar Lúpulo?

Solo:

A planta de lúpulo precisa de solo fértil e bem drenado. Evite áreas onde a água tende a estagnar após a chuva, ou se for plantada em uma panela, coloque uma camada de cascalho no fundo, para garantir uma boa drenagem.

Antes de plantar lúpulo, aproveite a oportunidade para trabalhar e arejar bem o solo e incorporar adubo de boa qualidade ou esterco bem amadurecido.

Luz:

O lúpulo precisa de luz e horas de sol para florescer bem. Devemos ter certeza de escolher um local onde receba luz constante.

Estrutura:

É uma planta trepadeira crescendo em espiral em torno de outras plantas em busca de luz. É necessário, portanto, dar-lhe um apoio para poder subir. Quanto mais vertical for o crescimento da planta, mais floração teremos. A partir deste ponto, cabe a cada indivíduo usar seu engenho conforme as possibilidades físicas de seu espaço.

Uma opção muito comum é amarrar cordas da base da planta a um suporte elevado, como uma grade de varanda. Se tivermos 5 ou 6 metros de altura, colocaremos 2 ou 3 cordas por planta, 1 metro de distância no topo, permitindo que 2 ou 3 brotos ou caules fiquem enredados em cada corda. Se tivermos 3 ou 4 metros, colocaremos 4 ou 5 cordas, para distribuir o crescimento, e sempre com 2 ou 3 rebentos por corda. A separação no topo das cordas é necessária para evitar que os rebentos laterais que crescerão em meados do verão fiquem enredados entre eles. O arame não é aconselhável, pois aquece ao sol e pode queimar a planta.

Outra opção, se não tivermos um onde possamos amarrar as cordas, é usar redes como as utilizadas em hortas para feijão ou no estilo de uma rede de gol de futebol. Colocamos a rede firmemente esticada entre duas árvores ou dois suportes e até uma altura de cerca de 2 metros. A planta usará todos os eixos verticais da malha ou rede para subir e criará uma camada densa de vegetação sobre toda a estrutura.

Em qualquer caso, se tivermos apenas alguns metros de altura, podemos cortar as pontas dos caules quando eles ultrapassam a parte mais alta do suporte, favorecendo assim o crescimento dos ramos laterais, os que realmente produzem as flores de lúpulo.

Por outro lado, se plantarmos perto de uma parede, devemos deixar espaço suficiente entre a parede e a estrutura para permitir uma boa ventilação e também para evitar que a planta se esfregue contra a parede.

estrutura lupulo

Vento:

O vento é um fator importante a ser considerado. Ventos fortes na primavera podem quebrar as pontas dos caules, atrasando o crescimento vertical, e no verão podem secar demais a planta e flores e até mesmo causar o colapso da estrutura quando a planta está muito pesada. Em regiões com ventos fortes e frequentes, as plantas devem ser plantadas em locais abrigados.

A brisa e os ventos fracos, por outro lado, são bons para a saúde das plantas, pois encurtam os períodos úmidos após a chuva ou o orvalho. Portanto, tente plantar em lugares bem ventilados e evite cantos úmidos onde teríamos mais problemas com fungos parasitas.

Como Plantar Lúpulo Passo a Passo

Faça um buraco no solo 5 a 10 centímetro mais profundo do que o comprimento das raízes de sua planta de lúpulo. O tamanho e a forma da planta dependem muito da variedade e da origem. Colocar a planta no buraco de modo que as raízes centrais estejam verticais e apontando para baixo. Em seguida, cobrir com terra até que a coroa da raiz seja enterrada cerca de 10 centímetros. Se a planta já tem rebentos brancos, estes também devem ser cobertos com terra. Opcionalmente, podemos colocar uma camada final de 2 ou 3 centímetros de terra preta, ou composto no topo, o que ajudará a reter a umidade do solo.

Se plantar mais de uma planta, deixe um metro entre elas se forem da mesma variedade (ou mais se o espaço permitir) e de preferência 1,5 metro ou mais se forem de variedades diferentes.

como plantar lupulo passo a passo

Como Cuidar Da Planta Do Lúpulo

Como Plantar Lúpulo – Água:

O lúpulo precisa de muita água durante o período de crescimento, mas tenha sempre em mente que eles não gostam de solo encharcado. A regularidade da irrigação depende muito do clima e do solo. Regue pouco e com frequência durante a primeira estação, e especialmente nas primeiras semanas, quando ainda terá poucas e rasas raízes, como se fosse uma planta de tomate. As plantas adultas, por outro lado, terão raízes muito profundas, portanto, devemos regá-las mais abundantemente, mas espaçadas com o tempo, como acontece com as árvores frutíferas.

Sempre ao regar devemos evitar molhar a planta e aspergir solo molhado nas folhas inferiores, pois isso facilita o aparecimento de fungos.

agua rega irrigacao lupulo

Como Plantar Lúpulo – Treliça:

Quando os novos rebentos atingem um comprimento de duas palmas, devemos ajudá-los a se enredarem pelos fios, girando sempre no sentido horário. Quando tivermos 2 ou 3 caules treinados em cada corda, se saírem mais rebentos, nós os cortaremos. Se nosso suporte for uma malha ou rede, então deixaremos 5 ou 6 rebentos por planta e cortaremos o resto.

Pestes e Doenças Do Lúpulo

Os problemas mais comuns com o lúpulo se devem a fungos (míldio e oídio), pulgões e ácaros-aranha. A prevenção é melhor para todos eles. Para evitar o aparecimento de fungos, evite a umidade: como já dissemos, deixe espaço entre as plantas para facilitar a ventilação, não molhe as folhas ao regar, E também ajudará se cortarmos os galhos inferiores e as folhas que estão perto do chão.

O melhor remédio contra pulgões e ácaros é seus inimigos naturais, portanto evite o uso de inseticidas que também eliminariam seus predadores. As joaninhas e suas larvas são comedoras eficientes de pulgões, por isso as carregaremos em nossas plantas sempre que encontram algum pátio ou jardim.

Sempre que encontrarmos quaisquer folhas ou botões que pareçam estranhos, devemos arrancá-los antes que o problema avance

Poda Do Lúpulo

No outono, quando as plantas não têm mais folhas e secaram completamente, corte os caules 5 centímetros acima do solo. E no final do inverno ou início da primavera podemos cavar ao redor desses caules e cortar toda a parte seca do ano anterior até chegar à parte tenra da raiz, o que fortalecerá o novo broto.

Se tudo correr bem, após o solstício de verão a planta começará a formar novos botões “peludos” nos ramos laterais… Parabéns! Começa a floração! Em poucos dias, estas escovas se transformarão em cones com um pó cada vez mais amarelo no interior: lupulina.

Colheita Do Lúpulo:

Dependendo da variedade e das condições climáticas, as flores de lúpulo amadurecerão entre o início de agosto e meados de setembro. Como você reconhece o ponto ótimo de maturação do lúpulo? Na internet você encontrará muitas “teorias” sobre como a textura, a cor ou mesmo a forma da flor muda à medida que ela amadurece. Poucos deles são realmente confiáveis, pois, outros fatores como o vento ou a falta de água também podem afetar a aparência das flores.

Finalmente, a melhor ferramenta para decidir quando colher o lúpulo é seu olfato. Abra uma flor ao meio, esfregue-a com força entre às duas mãos e cheire-a. No início, os cones terão um cheiro de grama fresca, mas gradualmente este cheiro diminuirá e outros cheiros mais intensos e particulares aparecerão. A partir daí, você deve estar atento e verificar o cheiro quase diariamente. Seja paciente, pois os cheiros vão aumentar. Mas não se perca! Se verde das flores começa a amarelar ligeiramente, como os feijões tenros quando já não são tenros, significa que já deveríamos estar colhendo-as, e se por dentro elas cheiram a alho, significa ser tarde demais…

colheita do lupulo

Secagem:

Usar flores frescas recém-colhidas para fabricar cerveja é um luxo que somente aqueles com plantas próximas podem pagar. Aproveite-o ao máximo! Se você tiver muito para usar de uma vez e precisar secá-lo para mantê-lo até a próxima cerveja, entre em contato conosco e nós o aconselharemos na secagem de acordo com suas possibilidades técnicas.

Esperamos que nosso artigo sobre como plantar lúpulo seja de grande utilidade para você e você ter uma excelente colheita. Recomendamos nosso artigo sobre Como Usar Borra de Cafe Nas Plantas.

secagem lupulus

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário