Início » Como Fazer » Como Fazer Tie Dye em Tecido – Passo a Passo

Como Fazer Tie Dye em Tecido – Passo a Passo

Como Fazer Tie Dye em Roupas

Você quer aprender como fazer suas roupas e customizar com o Tie Dye que em inglês significa “Amarrado e Tingido” (também chamado no Brasil “Tai Dai”, “Batik”), este post é para você. Entenda que essas mesmas etapas são usadas para criar qualquer tecido com esse efeito. Por exemplo: biquínis, roupas íntimas, lençóis, cobertores, toalhas de mesa, travesseiros, toalhas de praia, etc.

como fazer tie dye degrade

Origem do Tie Dye

Tie-dye “amarrado e tingido”, inventado em meados da década de 1960 nos Estados Unidos (mas registrado por escrito em uma forma anterior em 1941, existe desde sempre. Mas recentemente fez um retorno como uma das maiores tendências da moda de 2020.

Embora você possa usar uma variedade de corantes para fazer tie-dye, nosso recomendado e mais popular é o tipo de corante Dharma Fiber Reactive Procion para todo algodão, rayon, cânhamo e outras fibras vegetais.

Tie-dye está fazendo um retorno massivo durante a pandemia – e seu ressurgimento espelha a história da popularidade da tendência em tempos de agitação social. 

como fazer tie dye degrade

Como Fazer Tie Dye

O Que Você Precisa para Tie Dye em Roupas

Procion corante, elásticos, luvas de borracha, garrafas de espremer para o corante, uréia e carbonato de sódio, sacos de plástico seláveis (grandes sacos de Ziplock), uma banheira para molhar as camisas e uma cavilha de madeira ou algo semelhante para criar a torção na camisa. Um funil e um curt métrico também são úteis para misturar o corante. Oh sim, não se esqueça de ter toalhas de papel e pratos de papel para segurar sua camisa enquanto ela está sendo tingida, e trapos velhos para limpar os derramamentos. A tintura não precisa ser desarrumada!

Fixando a cor de sua escolha: carbonato de sódio (Soda Solvay ou Soda Ash) ou bicarbonato de sódio ou sal grosso dissolvido em água quente e vinagre branco (vinagre de álcool).

para tie dye

Como Fazer Tie Dye

1 – Escolha Roupas de Algodão e Lave-as Previamente

As roupas que funcionam melhor são 100% algodão, mas você também pode usar 50% algodão/50% poliéster. Os resultados não serão tão vibrantes. Uma vez tentei tingir uma peça de vestuário 100% poliéster e quando ela foi desembrulhada – toda a tintura foi lavada! Os corantes só se unem bem com tecidos naturais, como algodão, seda e rayon – mas estamos falando de algodão aqui….

Especialmente se a camisa não for nova em folha, dê-lhe uma boa lavagem em água quente antes de tingir. Isto assegura que quaisquer óleos potenciais, camisas ou outros produtos químicos que possam resistir ao tingimento sejam completamente lavados.

Geralmente recomendamos lavar o tecido e deixá-lo úmido antes de fazer o tie-dye, pois a tinta tem mais facilidade para saturar o tecido quando está úmido.  Mas dependendo da técnica e do look que você deseja, pode-se aplicar tinta em tecido seco.  Apenas certifique-se de que o tecido foi lavado (se for novo) para remover a colagem.

Como Fazer Tie Dye

2 – Prepare Seu Espaço

Escolha uma área preferencialmente ao ar livre, ou um espaço interno totalmente coberto de plástico ou lonas. Este também é um bom momento para vestir roupas arruináveis ou uma bata cobrindo tudo o que está embaixo. Lembre-se, estamos trabalhando com corantes reais, o que significa que eles mancharão qualquer coisa que possa ser manchada com extrema facilidade.

Configure sua área de tingimento com a lona, lona plástica ou sacos de lixo para cobrir completamente a mesa em que você estará trabalhando.

Coloque o balde de água com sabão e toalhas de papel por perto. Você vai querer isto próximo para poder lavar facilmente suas mãos ou limpar qualquer derramamento antes que a tintura tenha a chance de se instalar.

3 – Escolha Sua Técnica e Amarre as Roupas para Tie Dye

Para criar diferentes designs de tingimento de gravatas, use uma das muitas técnicas diferentes de tingimento por aí. Essencialmente, você estará usando os elásticos, cordões, mármores e moedas para criar estes desenhos. Ao torcer os tecidos em diferentes formas e padrões, a tinta penetrará nas fendas criando texturas e efeitos de cor.

Apertando o tecido ao redor de certas áreas e amarrando o elástico em torno dele – ou adicionando cordel, mármores ou moedas para criar efeitos ainda mais divertidos – você pode projetar uma obra-prima de tingimento de gravata.

padroes tie dye

Há todos os tipos de maneiras diferentes de fazer isso, mas aqui estão três técnicas populares para começar:

Como Fazer Tie Dye

Amarrar: Um Padrão de Redemoinho De Arco-Íris! Espiral!

Depois de ensopar e arrancar a camisa (a propósito, se você não o fizer na máquina de lavar, tente arrancar com um amigo!) coloque a camisa sobre uma superfície plana. Coloque-a do lado direito para baixo, pois então você terá um padrão mais afiado na parte da frente da camisa. Claro que se você quiser o padrão mais afiado na parte de trás – bem, você sabe!

Coloque a barra de cavilha (ou seu dedo, ou um alfinete de madeira) no centro da camisa e comece a girar no sentido horário até ter uma boa forma de torta plana. Você também pode girar no sentido anti-horário, se preferir, isso não faz diferença nenhuma. Começando no meio do camisa, torça a camisa até que ela fique bem fechada em uma forma densa e espiral. Coloque 3-4 elásticos ao redor da camisa enrolada de modo que eles criem 6-8 formas de torta de tamanhos iguais. Adicione uma cor de tinta diferente. Faça isso em ambos os lados garantindo que cada lado da “fatia” tenha a mesma cor de corante.

padrões camisas tie dye
Padrão Tie Dye de Redemoinho De Arco-Íris Espiral

Amarrar: Amassar

É assim que sua camisa deve ficar nesta fase. Não permita que a camiseta se rasteje pela barra de cavilha, faça-a se comportar com a mão não girando a barra de cavilha! Agora você está pronto para remover a barra e colocar os elásticos. O truque é colocar as cintas, sem perturbar a camisa! Isso pode ser feito! Tenha cuidado ao retirar a cavilha. Você não quer puxar a camisa para cima no meio – portanto, uma torta que não se consegue! Esta parte do processo é o passo mais importante de todos. Acredite, se você fizer uma “gravata” desleixada, você conseguirá uma “tintura” desleixada e confusa e viverá para se arrepender.

Comece em uma extremidade de sua camisa achatada e esfregue lentamente o tecido. Uma camisa enfardada torna mais difícil para a tinta alcançar as áreas internas da camisa.

Acrescente uma cor de tinta em um dos lados da camisa. Certifique-se de não exagerar ou correr o risco de perder a textura do corante da gravata.

Amarrar: Padrão de “Bulls Eye”

Belisque sua camisa onde você quer que o centro do touro esteja e puxe para cima. Coloque um elástico a cada 5 a 10 cm, dependendo do desenho que você deseja fazer. Alguns centímetros abaixo disso, acrescente outro elástico. Continue até ficar sem camisa e basicamente faça um longo tubo de tecido. Dentro de cada seção, adicione uma cor de tinta diferente.

Não gosta de regras? Isso também é legal! Às vezes, os melhores designs acontecem apenas por torcer aleatoriamente, enrolar, ou ir com o intestino. Claro, pode ser uma bagunça, mas isso faz parte da diversão, certo?

bull eye tie dye
Padrão Tue Dye de Bull Eyes

4 – Prepare as Roupas & Corantes

Segurança em primeiro lugar! Amarrar as mãos pode parecer legal, mas qualquer contato da pele com produtos químicos – mesmo que não tóxicos – nunca é uma boa idéia. Agora é a hora de calçar essas luvas de plástico ou borracha.

Você pode comprar kits de tintura muito facilmente nas lojas de artesanato, que vêm com tudo o que você precisa. Eles incluem luvas de borracha, elásticos, cinza de refrigerante, uréia e instruções completas e fáceis de seguir. As tinturas já estão nas garrafas de espremer, tudo o que você tem a acrescentar é água morna (não quente). Outras alternativas incluem a compra de embalagens individuais de corantes. Estes também vêm com a uréia, as cinzas de refrigerante e as instruções de mistura necessárias. Entretanto, você precisaria comprar algumas garrafas de squeeze separadamente se não tiver nenhuma.

passo a passo como fazer  tie dye

Para ajudar o corante a aderir melhor a suas camisas, mergulhe os tetos amarrados em uma mistura de cinza de refrigerante e água por cerca de 20 minutos antes de adicionar cores. Embora você deva seguir as instruções específicas sobre o carbonato de sódio, a proporção geralmente é de cerca de ½ xícara de carbonato de sódio para cada galão de água.

Enquanto as camisas estão de molho, comece a misturar as tinturas em seus baldes separados.

Prepare as tinturas de acordo com as instruções em cada garrafa.

Para corante alimentar: Use uma garrafa de água velha com uma tampa apertada para misturar a tintura de empate.  Para fazer corante com, encha a garrafa de água com 1/2 xícara de água e aproximadamente 16 gotas de corante alimentar.  Use uma garrafa de água diferente para cada cor de tie-dye que você fizer.

como fazer tie dye

5 – Comece a Molhar

Iniciar imersão em cor.

Não coloque cores “opostas” próximas umas das outras, como vermelho perto do verde, azul perto do laranja ou amarelo perto do roxo: o resultado seria uma bagunça marrom e lamacenta.  Se você realmente gosta de cores brilhantes, evite colocar uma cor com vermelho misturado, como roxo, quase verde.

Não importa a forma ou o padrão, o tecido coberto por elásticos será branco ou de cor mais clara no final.  Depois de colocar uma faixa de borracha em uma roupa, você deve sempre molhá-la antes de aplicar a tinta.  Se estou usando tinta de água fria, eu umedeço com água fria;  se estou usando tinta de água quente, usarei água morna.

Agora é a hora da parte super divertida. Afunde seções de sua camisa nas diferentes tinturas. Tente realmente evitar misturar as cores dos corantes nos baldes e na própria camisa. Quando muitas tinturas se misturam, as cores começam a parecer seriamente cocô. Definitivamente, não são groovy.

pastel tie dye
Tie Dye Pastel

Para maior precisão, use garrafas de esguicho para aplicar algumas das tinturas. Alguns kits de tinturas já vêm com eles, mas se não, pegue alguns por conta própria. Esta é uma ótima maneira de acrescentar tintura com mais precisão do que apenas afundar.

Se você quiser uma camisa com muito espaço branco, certifique-se de que a tintura não pingue muito nas fendas feitas ao amarrá-la. No lado oposto, se você quiser menos espaços brancos, coloque o corante no maior número possível de fendas. Tenha cuidado para não saturar demais a camisa ou correr o risco de perder a textura – e criar aquela temida cor de cocô.

Como Fazer Tie Dye Degrade

vestido casamento como fazer tie dye degrade
Vestidos de Casamento Tie Dye

6 – Deixe Estar

Uma vez seco, permita que qualquer excesso de tinta escorra do tecido. Sabemos que você está além da tentação de verificar sua criação – mas seriamente – NÃO DESCUBRA A CAMISETA!

Assim que os itens forem tingidos, coloque-os em sacos Ziplock.  Para obter a intensidade máxima da cor, deixe seus itens repousarem por 8 a 24 horas.  Se você quiser que seus itens tenham um tom pastel extra, deixe-os assentar por 1-4 horas.

Aqueça as roupas no micro-ondas por 1 a 3 minutos na configuração “alta”, você pode acelerar o processo de fixação da cor ao tecido pelo calor. Embrulhe suas roupas tingidas em plástico ou cubra-as para que a umidade e o vapor não escapem. Lembre-se de que não pode haver elementos de metal dentro do microondas.

7 – Fixação de Cor

Esta é uma etapa fundamental para evitar o desbotamento e a perda de cores vibrantes a cada lavagem.

A fixação pode ser feita com carbonato de sódio (Soda solvay ou carbonato de sódio), bicarbonato de sódio, sal grosso dissolvido em água quente e vinagre branco (vinagre de álcool).

Experimente embeber a tintura em partes iguais de vinagre branco e água fria por 30 minutos após enxaguar a tintura da roupa.  O vinagre ajuda a manter a cor.  Após as primeiras lavagens, lave o tie-dye em água fria para evitar que o corante desbote.

A combinação de sal grosso e bastante vinagre branco funciona melhor e é mais amplamente usada na indústria têxtil para corrigir a cor azul dos jeans. As roupas devem ser imersas por pelo menos 20 minutos, enxágue com água fria e pode-se adicionar amaciante. Se você está preocupado com o cheiro do vinagre, garanto que não grudará no tecido.

Seu trabalho, por enquanto, está feito.

8 – Hora de Ver sua Tie Dye Criação

Finalmente! Está na hora de ver sua linda e nova criação. Enquanto passa a camisa sob água morna, enxágüe-a completamente enquanto a desamarra. Depois de ter sido completamente desenrolada, passe-a debaixo de água fria. Quando a água estiver limpa, esprema a camisa e tire. Não pendure para secar. 

tie dye brazil

Sobre Aparecida Carboni

Aparecida Carboni é uma engenheira agrícola da UFMG, especializada em engenharia Ambiental na Universidade de Aveiro, cujos estudos a levaram a viver e trabalhar por vários anos em Portugal. Aparecida é especializada em hidropônica, agricultura orgânica e agricultura vertical para o uso de recursos como água e economia de energia com práticas sustentáveis. Ela trabalha em tempo parcial como consultora de recursos agrícolas para empresas como Nidera e GDM em suas iniciativas de agricultura orgânica, enquanto escreve com seu marido, João, e o grupo de colaboradores que compõem o ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário