Início » Cacto e Suculentas » Colar De Golfinhos Como Cuidar e Propagar a Suculenta Senecio peregrinus

Colar De Golfinhos Como Cuidar e Propagar a Suculenta Senecio peregrinus

Colar De Golfinhos: Como Cuidar Em Casa e Como Fazer Muda

Senecio peregrinus, também conhecido como Colar de Golfinhos ou String of Dolphins em inglês, é uma planta suculenta com uma forma característica de folha que lhe dá seu nome. Embora seja relativamente fácil cuidar do Colar de Golfinhos, é necessário distinguir no tempo alguns sinais que indicam que algo está errado com seu Colar de Golfinhos. Aqui você encontrará tudo o que precisa saber para identificar problemas com sua suculenta Senecio peregrinus ou Colar De Golfinhos Como Cuidar, como reviver e como faze muda.

Neste artigo, saiba tudo sobre os cuidados e propagação da sua planta suculenta Colar de Golfinhos como cuidar e aprenda, passo a passo, como fazer mudas de Colar de Golfinhos.

Por Que O Meu Colar De Golfinhos Está Morrendo?

É aconselhável observar a planta periodicamente, prestando atenção a vários sinais. Nos parágrafos seguintes, explicamos os sinais que indicam que seu Colar de Golfinhos está morrendo.

O Que Há De Errado Com Meu Colar De Golfinhos?

Se as folhas de seu Colar de Golfinhos estão começando a murchar ou parecer murchas, é provável que sua planta de Golfinhos não esteja recebendo água suficiente. Se você tem regado sua planta com parcimônia e as folhas começam a murchar, pode haver um problema de submersões que pode ser facilmente remediado.

Um erro comum é regar as folhas da planta. A água deve entrar através das raízes. Evite o contato das folhas com a água, para evitar que as folhas apodreçam. Regar com uma pipeta, diretamente para o solo e em quantidade moderada.

Por Que Meu Colar De Golfinhos Está Murchando?

Se as folhas de seu Colar de Golfinhos estão começando a murchar ou parecer murchas, sua planta de Golfinhos não está recebendo água suficiente. Colar de Golfinhos gosta de irrigação profunda até que o excesso de água escorra dos buracos. Antes de regar novamente, espere até que o solo seque.

Continue lendo tudo o que precisa saber sobre o Colar De Golfinhos Como Cuidar.

Como Reviver o Colar de Golfinhos

Verifique se o solo está muito seco, isso o ajudará a confirmar que o problema é a falta de água. Verifique a umidade com sua mão. Se à terra estiver seca até 2 ou 2,5 centímetros de profundidade, está seca o suficiente para receber um pouco de água. Regue mais completa e frequentemente.

Durante a estação de crescimento, durante o verão ou ondas de calor, ou em plantas internas expostas ao calor, as plantas de Colar de Golfinhos precisam de mais água. Ao regar, deixe a água sair dos buracos, e antes de regar novamente verifique se o solo está seco.

Como Regar um Colar de Golfinhos

Com Que Frequência Regar o Colar de Golfinhos

A melhor maneira de regar um Colar de Golfinhos adequadamente é verificar a umidade do solo. Use sua mão, movendo à terra a uma profundidade de uns 2 ou 2,5 centímetros. Se abaixo 2 cm de profundidade estiver úmido, não regue e verifique no dia seguinte.

A razão mais comum de gotas de folhas para o Colar de Golfinhos é o problema de irrigação. O excesso de água pode fazer com que as folhas inchem, amolecam e eventualmente caiam. Quando as folhas caem pelo excesso de água, elas parecem molhadas e coxas, e o caule pode parecer inchado.

Para reanimar a planta Colar de Golfinhos, tire a planta do vaso e verifique se suas raízes ainda estão saudáveis. Examine o caule em busca de manchas pretas/azuladas. Se as raízes parecerem saudáveis, replante-as em solo seco e bem drenado e pare de regar por um tempo.

Quando o caule tem manchas pretas/azuis, é sinal de podridão. Se assim for, corte o caule acima da podridão e deixe-o secar sem substrato por uma semana. Então você pode colocá-lo em solo seco e as raízes voltarão a crescer.

succulenta golfinhos senecio peregrinus
Suculenta Golfinho.

Amarelamento do Colar de Golfinhos

Leia para obter instruções sobre o Colar de Golfinhos como cuidar como esta ficando amarelo.

Por que meu Colar de Golfinhos está ficando amarelo?

Quando as folhas do Colar de Golfinhos ficam amarelas, pode ser por várias razões: problemas de irrigação, em excesso ou déficit, ou devido à falta de nutrientes.

As folhas do Colar de Golfinhos podem ficar amarelas devido a muita ou pouca irrigação. 

Preste atenção a outras coisas que poderiam estar acontecendo com sua planta.  Se a planta estiver bem regada e as folhas ficarem amarelas, se sentirem macias e inchadas, a planta está sendo muito regada e está apodrecendo. Tenha em mente que a maneira mais fácil de matar um suculento é com excesso de água. As suculentas adoecem e morrem facilmente se houver muita umidade no substrato. O colar de golfinhos não é uma exceção.

Se suas folhas ficam amarelas e parecem murchas e secas e você sabe que não rega a suculenta por um tempo, então é muito provável que a planta precise de água e esteja secando.

Colar de Golfinhos Como Cuidar

Regando Colar de Golfinhos

Neste caso, você pode reanimar seu Colar de Golfinhos ajustando a técnica de irrigação. Se você suspeitar que a planta está sobre regada, regue com menos frequência e espere que o solo seque entre as regas. Se a planta estiver submersa, regue-a mais profundamente. Colar de Golfinhos gosta de irrigação profunda até que o excesso de água escorra para fora dos buracos. Antes de regar novamente, aguarde até que o solo seque. 

Colar de Golfinhos Ficando Amarelo

As folhas de Colar de Golfinhos podem ficar amarelas devido à falta de nutrientes. Quando você compra seu Colar de Golfinhos, o solo é uma mistura comercial com a composição precisa, composto ou fertilizante que alimentará sua planta por um longo tempo.

Eventualmente, estes nutrientes são esgotados e removidos do solo através de rega constante e os nutrientes devem ser adicionados de volta. Os nutrientes podem ser acrescentados ou replantar a planta suculenta em um vaso com uma mistura de solo fresco, ou fertilizar a planta.

Solo para Colar de Golfinhos

Repotencializar o Colar de Golfinhos utilizando uma mistura adequada para vasos de drenagem bem drenados ou aplicando fertilizante suculento. As misturas comerciais de terra para vasos de cactos e suculentos são adequadas para o Colar de Golfinhos. 

O Colar de Golfinhos não requer muito fertilizante. Considere que muito fertilizante também é tóxico para a planta e causa crenação das raízes. Portanto, se você aplicar fertilizante, dilua a quantidade de fertilizante recomendada pelo fabricante.

A fertilização a cada duas semanas durante a estação de crescimento deve ser suficiente.

Colar De Golfinhos Crescendo Para Cima

Se seu Colar de Golfinhos começar a crescer para cima, inclinar-se para a luz, ou alongar-se em direção a uma janela, é um sinal seguro de que não está recebendo luz solar suficiente. Este é um mecanismo que a fábrica de Colar de Golfinhos, como outras plantas, tem que sobreviver à falta de luz.

O caule e a planta se estendem em direção à direção da fonte de luz. Você pode notar que o caule se estica e os espaços entre as folhas se alargam. O crescimento da planta tende a enfraquecer neste estado.

Recomendamos mudar a localização da planta, melhorando a exposição à luz. Leva vários meses para atingir o efeito desejado, mas pelo menos a planta deixará de fazer este esforço extra para alcançar a luz. Isto irá mantê-la mais saudável.

Continue lendo, neste artigo e saiba tudo sobre o Colar de Golfinhos como cuidar e fazer mudas.

Colar De Golfinho Gosta De Sol Ou Sombra?

Se a suculenta de Golfinhos tem uma exposição solar direta alongada não é recomendada, apenas gradual. Imagine que a planta tenha procurado se adaptar à falta de luz com este mecanismo de alongamento. Se começar então a receber luz em demasia, ela também poderá ser afetada. Faça mudanças graduais.

Ele pode ser cultivado em casa, em um lugar com muita luz natural. Ao ar livre é melhor colocá-lo em uma área com sombra brilhante, ele pode resistir a algumas horas de sol mais suave. Água em abundância nos meses quentes, esperando que o substrato seque entre a rega.

Temperatura Ótima Para Colar De Golfinhos

A suculenta Colar de Golfinhos pode crescer em uma faixa de temperatura mínima de – 1,1 a 1,7 °C. Isto não significa que a temperatura correta para o cultivo desta planta esteja em clima frio. Isto se refere apenas à temperatura mínima que a planta Colar de Golfinhos pode suportar.

Como outras plantas suculentas, a temperatura ambiente dentro de sua casa é uma temperatura adequada para cultivar e cuidar da Planta dos Golfinhos.

Dicas sobre Como Cuidar Suculentas

Continue lendo para aprender sobre Colar de Golfinhos como cuidar.

Colar de Golfinhos Tem Outras Folhas

Por que Colar de Golfinhos está tornando folhas planas

As folhas de Colar de Golfinhos se adaptam à falta de luz mudando suas folhas, obtendo folhas planas para uma forma achatada, perdendo o efeito golfinho, como um mecanismo para capturar mais luz.

O alongamento do caule e as folhas planas nas plantas de Colar de Golfinhos indicam que a planta requer mais luz. Se não for possível uma mudança de local ou maior exposição à luz natural, recomendamos reanimar o Colar de Golfinhos com uma mistura comercial de solo para suculentas e cactos, para evitar déficits nutricionais relacionados à falta de luz e para ajudar a planta com alguma luz artificial comum ou especial para as plantas. 

No caso de usar luz artificial, dar à planta o mesmo ciclo diurno, não lhe dar iluminação noturna.

colar de golfinhos como cuidar e como fazer mudas
Suculenta Golfinho em Casa.

Colar de Golfinhos é Seguro Para Os Gatos?

O Colar de Golfinhos não é seguro para que os gatos comam as plantas. O Colar de Golfinhos é tóxico para os gatos. Não deve ser comido por gatos.

O Colar De Golfinhos É Tóxico Para Os Gatos?

O Colar de Golfinhos é tóxico para os gatos. A planta de Colar de Golfinhos não deve ser consumida por gatos, cães ou seres humanos. O Colar de Golfinhos causa toxicidade quando consumido, causando vômitos, náuseas e/ou diarreia.

A Planta Colar De Golfinhos É Tóxica Para Os Cães?

O Colar de Golfinhos é tóxico para os cães. A planta Colar de Golfinhos é venenosa e não deve ser consumida por gatos, cães ou seres humanos. O Colar de Golfinhos pode causar vômitos, náusea e/ou diarreia.

Como Fazer Muda da Suculenta Colar de Golfinhos

Aprenda a propagar as plantas de Colar de Golfinhos é uma maneira simples e econômica de cultivar sua coleção sem gastar muito dinheiro. Neste artigo, explicamos tudo sobre como propagar o Colar de Golfinhos suculento através dos 3 tipos essenciais de propagação.

O significado de “propagação” é o ato de tomar uma parte ou peça de uma planta adulta suculenta e usar essa peça para cultivar uma nova planta.

Os três métodos básicos de propagação de plantas suculentas Colar de Golfinhos são: usando as mudas que crescem na base de algumas espécies, através de estacas de folhas (ou folhas inteiras), e cortando pedaços de caules ou galhos da planta e com sementes.

A propagação bem sucedida é relativamente fácil. Entretanto, propagar as plantas de Colar de Golfinhos é mais difícil de se propagar do que outras. Dê uma olhada nos 3 métodos básicos de propagação das plantas de Colar de Golfinhos para decidir qual método você gostaria de tentar!

flor do colar de golfinhos
Flor do Colar de Golfinhos (Senecio peregrinus)

Como Propagar Colar de Golfinhos A Partir Das Folhas

A propagação a partir de folhas inteiras ou cortes de folhas consiste em puxar ou cortar uma folha viva e saudável de uma planta Colar de Golfinhos madura e usá-la para cultivar uma “nova” planta jovem de reposição.

Este método de propagação funciona bem com Colar de Golfinhos que tem folhas grossas e carnudas porque as folhas são fáceis de arrancar limpas.

Este é o processo de propagação de Colar de Golfinhos A Partir Das Folhas:

Primeiro, com uma faca esterilizada (desinfetada antes do uso de álcool), você deve remover uma folha saudável do fundo da planta, assegurando que você retire uma folha inteira sem danificá-la ou deixar um pouco presa ao caule.

Uma vez retirada, deixe a folha curar a ferida, colocando-a em um local onde receba luz indireta por dois ou três dias. Uma vez que a folha tenha feito “calo”, prepare uma boa bandeja ou vaso com uma mistura de terra para cactos e suculentos, molhe a terra, e coloque a folha em cima da terra sem enterrá-la, deixando-a apenas em cima.

como fazer muda do colar de golfinhos

Depois disso, use um frasco com um pulverizador para borrifar as folhas quando a terra estiver seca, certifique-se de manter as folhas em um lugar quente com muita luz brilhante. Não deve ser o sol direto. Elas têm que ser mantidas úmidas e quentes.

Em cerca de três ou quatro semanas, pequenas raízes e folhas começarão a brotar! Pode levar alguns meses até que um Colar de Golfinhos se torne grande o suficiente para ser transplantado para seu vaso final. Seja paciente e deixe passar o tempo para ter uma nova planta com raízes fortes antes de transplantá-la.

Quando É A Hora De Mudar O Colar De Golfinhos Para Um Novo Vaso?

Você saberá que é hora de transplantar porque a folha “mãe” vai ficar marrom e cair. Isto sugere que o suculento tirou todos os nutrientes da folha e não precisa deles. Um novo Colar de Golfinhos surge!

Como Fazer Muda do Colar De Golfinhos Através De Cortes – Passo a Passo

A propagação do corte do caule no Colar De Golfinhos funciona melhor com plantas que têm “ramos” ou suculentas suculentas de Colar de Golfinhos em forma de roseta que cresceram um caule estendido.

Este processo é mais bem sucedido quando o suculento está próximo de iniciar seu período de crescimento ativo, seja no topo de um período dormente (geralmente meses de inverno) ou no início de um período de crescimento (geralmente meses de primavera) para oferecer ao suculento a mais simples chance de sobrevivência.

1- Para fazer um corte correto do Colar de Golfinhos com ramos, será necessária uma faca esterilizada ou uma tesoura afiada.

2- Escolha um caule que seja relativamente curto para garantir que esteja ativo e em crescimento. Segure o caule o mais à beira do fundo possível, e use a faca ou tesoura para formar um corte limpo.

3- Se o corte for quebrado durante o método, você provavelmente precisará de um corte de substituição. O ramo terá que se curar por cerca de quatro dias antes de ser replantado com frequência.

4- Ao contrário da reprodução foliar, o corte deve ser colocado diretamente em um vaso com cacto e substrato suculento. Não é necessário enterrá-lo profundamente, apenas fazer um furo e colocar o caule dentro dele.

5- Regar as estacas ligeiramente uma vez por semana (apenas o suficiente para molhar a superfície do solo), durante 3 a 5 semanas. Deve receber muitas luzes indiretas.

Colocar as suculentas em forma de roseta do Colar de Golfinhos também podem ser propagadas com estacas de caule dado que elas começam a crescer um caule estendido. Isto geralmente acontece quando são plantas velhas ou quando recebem pouca luz. A planta tenta ter sucesso na luz do sol criando este caule estendido.

6 – Lembre-se, a princípio sempre leva um pouco de tempo para que as coisas funcionem da maneira que você quer. Portanto, seja paciente. Quanto mais você praticar, mais oportunidades você terá de ter sucesso.

Como Cultivar Colar de Golfinhos Planta a Partir de Sementes

Nos parágrafos seguintes, vamos mostrar como cultivar Colar de Golfinhos a partir de sementes.

As sementes de Colar de Golfinhos não estão facilmente disponíveis nas lojas locais, mas podem ser obtidas em lojas ‘online’. Recomendamos comprá-las de vendedores com avaliações positivas.

semeadura do colar de golfinhos
Sementes de Suculenta Golfinho.

Você deve propagar Colar de Golfinhos a partir de sementes com estas sementes de qualidade.

Se você já tem um Colar de Golfinhos ou conhece alguém que tenha, você pode ter sorte e obter sementes frescas.

Se você comprou suas sementes de Colar de Golfinhos, selecionou seu tipo de solo preferido e encontrou um recipiente adequado para iniciar as sementes, você está pronto para começar. Os passos a seguir delinearão como semear as sementes e cuidar das mudas durante os primeiros passos de suas vidas.

Semeadura do Colar de Golfinhos

Agora, antes de tudo, plantar suas suculentas sementes não serão um projeto ao ar livre. As sementes são tão pequenas que o vento pode facilmente soprá-las, portanto, coloque tudo sobre uma mesa interior.

1- Colocar toalhas de papel sob sua “estação de semeadura” pode ajudar se você conseguir perder algumas sementes ao longo do caminho.

2- Encha os compartimentos de sua bandeja de semeadura com vermiculite ou qualquer outro meio que você escolher. Em seguida, vá em frente e umedeça o solo, o que é fácil de fazer se você estiver usando uma bandeja de propagação, pois elas tendem a ter uma sub-camada removível que você pode inundar. Uma vez que à terra tenha sido suficientemente umedecida, você pode aspergir as sementes lá dentro.

Isto pode ser feito com os dedos, mas alguns preferem usar algo como um palito de dente ou pincel, pois as sementes são muito difíceis de trabalhar. Não importa como você faça, coloque algumas sementes em cada recipiente, mas não exagere, pois, isso tornará a reembalamento mais tarde muito difícil.

3- É tudo para o processo de semeadura: agora você só precisa certificar-se de que a umidade permaneça e dar às sementes tempo para crescer. Se você usou um vaso normal, coloque-o em um saco transparente com fecho de correr. No caso de uma bandeja de propagação ou recipiente plástico, você pode simplesmente colocar a tampa e certificar-se de que ela esteja bem fechada. Em seguida, coloque-a sob a luz de crescimento ou em um parapeito de janela que receba muita luz, mas não o sol direto (norte ou oeste no hemisfério norte).

4- A maioria das sementes do Colar de Golfinhos germina surpreendentemente rápido, você pode ver o crescimento dentro de uma semana ou mais, se elas estivessem frescas e as circunstâncias fossem favoráveis. Uma vez que os brotos apareçam, você pode remover a cobertura para dar-lhes ar fresco, pois muita umidade pode causar apodrecimento ou problemas de bolor.

Eles precisarão ser mantidos constantemente úmidos no início até que estabeleçam seus sistemas radiculares, mas com o passar das semanas você poderá reduzir lentamente a frequência da irrigação.

Esperamos que você tenha encontrado as informações compartilhadas por nosso grupo de jardineiros especializados sobre o Colar de Golfinhos como cuidar, propagar e fazer mudas.

Suculenta Colar De Golfinho Onde Comprar

Se você ainda não tem seu Colar de Golfinhos ou não recebeu os cortes, estes são os vendedores que recomendamos que você compre seu Colar de Golfinhos e comece você mesmo a propagá-lo.

suculenta golfinho senecio peregrinus string of dolphins como cuidar e como fazer mudas

Sobre Aparecida Carboni

Aparecida Carboni é uma engenheira agrícola da UFMG, especializada em engenharia Ambiental na Universidade de Aveiro, cujos estudos a levaram a viver e trabalhar por vários anos em Portugal. Aparecida é especializada em hidropônica, agricultura orgânica e agricultura vertical para o uso de recursos como água e economia de energia com práticas sustentáveis. Ela trabalha em tempo parcial como consultora de recursos agrícolas para empresas como Nidera e GDM em suas iniciativas de agricultura orgânica, enquanto escreve com seu marido, João, e o grupo de colaboradores que compõem o ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário