A castanha de caju (Anacardium occidentale L.) é uma árvore tropical de porte médio, geralmente cultivada por seus frutos (caju) e pseudo-frutos (caju). É também uma espécie polivalente que presta uma ampla gama de serviços. Cerca de 30-40% dos grãos de caju são descartados durante o processo de torrefação e, em seguida, alimentados com o gado. Saiba como plantar castanha de caju em casa.
Esta planta é uma planta sempre verde da família, tem um tronco principal ramificado e uma coroa característica acima. A folhagem delgada da árvore está confinada às extremidades dos ramos e consiste em folhas ovais, oblongas, coriáceas, verdes escuras e brilhantes. As folhas são lisas com veias pronunciadas e nervuras médias e pecíolos inchados em sua base.
A árvore produz flores brancas-rosadas em panículas inclinadas e um fruto verdadeiro em forma de rim (noz) medindo cerca de 3 cm.
Origem Da Castanha De Caju
Nativo da América tropical, do México e das Índias Ocidentais ao Brasil e Peru. A castanha de caju é pan-tropical, especialmente nas áreas costeiras.
Ela se estendeu ao Sri Lanka, Malásia e Indonésia. Os espanhóis a trouxeram para as Filipinas no século XVII. Hoje, o caju é cultivado em muitos países tropicais; os principais produtores são Brasil, Índia, Moçambique e Tanzânia.
Descrição
O caju é uma árvore sempre verde, de até 12 m de altura, com uma copa larga, em forma de cúpula. A folhagem forma uma fina copa periférica, cravejada com inflorescências salientes.
Raízes
A raiz até 3 m de profundidade é persistente; as raízes laterais se estendem além da projeção da coroa, com raízes de torneira até uma profundidade de 6 m.
Ramificação da haste, haste principal de 0,5-1,5 m de comprimento.
Folhas
Folhas alternadas; obovado a obovado-oblongo, até 20 cm por 15 cm, coriáceo, marrom-avermelhado quando jovem, depois verde-escuro brilhante, glabro, com veias e veias proeminentes; pecíolo de 1-2 cm de comprimento, inchado na base, achatado na superfície superior.
Flores
As flores são em forma de panícula solta, terminais, inclinadas, inflorescências de muitas flores, até 25 cm de comprimento com flores masculinas e hermafroditas perfumadas.
As sépalas de 5 pétalas são lanceoladas a oblongo-ovadas, refletidas com tons esbranquiçados na antítese, mais tarde virando vermelho-rosado.
Flores hermafroditas geralmente com 9 estames curtos e 1 longo; estames longos produzem pólen viável; estilo simples, 12 mm de comprimento, estendendo-se da corola ao mesmo comprimento que os estames longos.
Frutas
A fruta é uma noz em forma de rim, cerca de 3 cm, com um pericarpo duro, marrom-acinzentado e resinoso. Formando a castanha de caju vermelha a amarela, macia e suculenta em forma de pera.
Sementes
A semente é em forma de rim com uma testa marrom-avermelhada, dois grandes cotilédones brancos e um pequeno embrião. O miolo restante após a remoção da testa é o caju do comércio.

Como Plantar Castanha De Caju Passo a Passo
As castanhas de caju germinam lentamente e mal; geralmente várias castanhas são plantadas no buraco e depois desbastadas. Veja aqui como plantar castanha de caju.
- A propagação é geralmente por semente, mas pode ser vegetativa a partir da enxertia, da sobreposição de ar ou da incrustação.
- O plantio deve ser feito imediatamente, pois as mudas de caju não são transplantadas facilmente.
- O espaçamento recomendado é de 10 por 10 metros, afinado a 20 x 20 m após cerca de 10 anos, com um plantio máximo de 250 árvores.
- Uma vez estabelecido, o campo precisa de pouco cuidado.
- A cultura intercalar pode ser feita nos primeiros anos, com algodão, amendoim ou inhame.
- As frutas são produzidas após três anos, durante os quais os ramos inferiores e os rebentos são removidos.
- A produção completa é atingida aos 10 anos e continua até cerca de 30 anos.
- Em áreas secas, como a Tanzânia, a floração ocorre na estação seca e os frutos amadurecem em 2 a 3 meses.

Colheita Castanha De Caju
Desde a floração até a fruta madura, são necessários cerca de 3 meses. Eis como deve ser a colheita e algumas dicas:
- A fruta madura cai no chão onde a “maçã” é seca.
- Em tempo chuvoso, são colhidos diariamente e secos por 1-3 dias. Os meios mecânicos para o bombardeio não foram bem sucedidos, portanto, é necessária mão-de-obra.
- As castanhas de caju são geralmente torradas na casca (de modo que sejam quebradiças e não produzam bolhas no óleo), rachadas e as castanhas são extraídas e embaladas a vácuo.
- Na Índia, algumas das castanhas são colhidas de árvores silvestres por pessoas que aumentam sua escassa renda de outras culturas em terras pobres.
- Os grãos são extraídos por pessoas habilitadas em quebrar as conchas com martelos de madeira sem quebrar os grãos.
- As nozes são separadas do pedicelo carnoso e do recipiente, a casca da semente é retirada à mão e as nozes são secas.

Usos Medicinais Do Cajueiro
Você já sabe como plantar e colher a castanha de caju, agora vamos explicar os benefícios medicinais que ela tem.
- Diz-se que o suco de casca de fruta e o óleo de nozes são remédios caseiros para calos, calos e verrugas, úlceras cancerígenas e até mesmo elefantíase.
- A castanha de caju e o ácido anacárdico mostraram alguma atividade contra o Walker 256 carcino sarcoma.
- Decocção adstringente da casca administrada para diarreia severa e tordo.
- As folhas velhas são aplicadas às queixas de pele e queimaduras (o tanino aplicado às queimaduras é liepatocarcinogênico).
- Substância oleosa do pericarpo utilizado para rachaduras nos pés.
- Os índios, Cuna usavam a casca em chás de ervas para a asma, resfriados e congestão.
- Acredita-se que o óleo de semente seja alexolítico e amebicida; ele é usado para tratar gengivite, malária e úlceras sifilíticas.
- A medicina aiurvédica recomenda a fruta para os vermífugos, afrodisíacos, ascite, disenteria, febre, inapetência, leucodermia, montões, tumores e úlceras teimosas.
- O suco de maçã é usado para tratar cinetose na Indonésia, disenteria nas Filipinas.
Esperamos que você tenha achado útil este artigo sobre como plantar castanha de caju. Recomendamos nosso artigo sobre como plantar nozes.
