O Aloe chinensis é um dos mais famosos e fáceis de cuidar para as variedades do gênero Aloe. Além disso, graças à sua facilidade de reprodução, você pode obtê-lo em quase qualquer parte do mundo.
O Aloe chinensis é muito parecido com o Aloe barbadensis miller. Parece uma versão menor com muito mais folhas, embora as diferenças não parem por aí:
1- Suas folhas são mais finas e são suportadas de forma diferente.
2- Tem muitas manchas brancas em ambos os lados das folhas, independentemente de sua idade.
3- Produz muito mais folhas a partir de uma idade precoce.
4- Suas flores são alaranjadas.
Tabela de Conteúdos
Origem e Habitat
Adivinhar a origem de uma planta como o Aloe chinensis é complicado pela sua difusão mundial atual. Quando uma planta é conservada em apenas uma área do mundo, torna-se mais fácil ter certeza de que ela provavelmente também se originou lá.
Se você tiver que designar uma área tão certa quanto à sua origem, ou seja, o norte da África e as ilhas no noroeste do continente.
Como agora se espalhou com grande facilidade para zonas temperadas e tropicais em todo o mundo, acredita-se que possa ter se originado no sul da África.
Descrição do Aloe chinensis
Como qualquer um de seus parentes no gênero Aloe, esta variedade constrói sua envergadura de asas através de rosetas sobrepostas.
Com base em meus cálculos e experiência, uma planta adulta desenvolve cerca de 18 folhas triangulares por ano com comprimentos máximos de 30 centímetros. Sua forma triangular é muito mais alongada do que qualquer um de seus parentes próximos.
Como São as Rosetas?
Devido ao rápido crescimento da planta, ela constrói muito mais rosetas de três folhas do que qualquer outra variedade de Aloe.
A planta pode atingir uma altura de até 1 metro devido ao número de rosetas sobrepostas, que esticam o caule em um tempo muito curto.
Como São as Folhas?
Poderíamos falar de dois tipos de aloés; aqueles com manchas brancas em suas folhas e aqueles com manchas brancas em suas folhas. O Aloe chinensis pertence ao grupo dos aloés com manchas brancas em suas folhas, sendo a variedade com provavelmente a maior mancha de todas.
Como outra curiosidade desta planta, eu poderia acrescentar que suas folhas têm um verde mais intenso e brilhante devido à falta de poda. Muitos sites dizem que ela tem tons azul-cinza, mas isso não acontece se não for excitada pela luz do sol.
As Flores de Aloe chinensis
Como eu disse antes, muitas pessoas confundem Aloe chinensis com Barbadensis, porém, as flores de Aloe chinensis podem ser usadas para diferenciar às duas.
As flores do Aloe chinensis em forma de sino são amarelas/alaranjadas enquanto o Barbadensis é amarelo vivo.
Quanto ao tamanho das flores, como outras variedades, elas sobem até um metro de altura, agrupadas em cachos e se abrem de baixo para cima. O tamanho não excede 3 centímetros nos espécimes maiores.
Cultivo e Propagação Aloe chinensis
Como a maioria dos Aloés, esta variedade é amplamente cultivada tanto em interiores quanto ao ar livre por seu valor decorativo. Com seu rápido crescimento e o número de descendentes que produz, ela se espalhou muito rapidamente pelo mundo.
Aqueles aloés ou suculentos, em geral, que têm um crescimento mais acelerado são geralmente mais resistentes e tolerantes a temperaturas extremas, bem como a uma rega excessiva ou escassa.
Se você conseguir uma planta desta variedade em muito pouco tempo, verá sua casa cheia de descendência.
Solo Aloe chinensis
Novamente devo advertir que as condições do substrato são as mesmas de qualquer outro aloe, exceto que o Aloe chinensis tolera solos menos soltos porque um excesso de retenção de água nem sempre prejudicará esta variedade. Isto porque embora desenvolva mais folhagem, também desenvolve muito mais raízes.
Rega
Proceda para regar estas plantas usando o método de imersão e secagem e para obter os melhores resultados possíveis.
Você notará que, no caso desta variedade, o solo seca muito mais cedo do que em outras. Isto se deve à sua grande capacidade de desenvolver raízes e reter água nas folhas.
Necessidades Especiais
Enquanto em outras variedades, não é aconselhável mudar ou ampliar o vaso até os dois anos, no caso de Chinensis é bom ampliar o vaso a cada primavera e remover todos os rebentos jovens.
Iluminação
Desculpe se eu me repito demais, mas como todos os suculentos de crescimento rápido, este precisa de pelo menos 6 horas de boa iluminação por dia ou começará a se esticar e a se deformar.
Dureza
Não é uma planta particularmente robusta, pelo menos não mais do que suas variedades próximas. Meu conselho é protegê-la dos extremos, pois tanto o sol direto quanto o frio intenso pode queimar suas pontas ou plantas mais jovens completamente.
Usos
Este aloe é usado puramente como planta decorativa ou medicinal para uso tópico. Não há evidência ou experiência suficiente para dizer que ele pode ser ingerido. A única variedade que eu ingiro é Barbadensis Miller.
Propagação Aloe chinensis
Parece óbvio que uma planta que nos dá dezenas de descendentes por ano, tem como principal método de reprodução a extração desses rebentos.
Outra alternativa quando uma planta se desenvolveu muito é a extração dos caules; isto é, cortar o caule deixando as folhas na base, deixar o corte secar e replantar.