Início » Flores » Tipos de Jasmim para Plantar em Casa

Tipos de Jasmim para Plantar em Casa

Existem muitos tipos de jasmim. Elas variam desde a cor de suas flores até os cuidados específicos que requerem ou seu aroma.

Vamos lhe falar sobre os tipos de jasmim que existem, de modo que se você estiver interessado em adquirir esta planta de grande beleza e que emite uma fragrância espetacular, você poderá encontrar a que melhor se adapta às suas necessidades.

Que Tipos De Jasmim Existem?

Todos os tipos de jasmim produzem suas flores durante os meses de verão e assim que esta floração ocorrer, seu jardim ou o espaço onde você tem esta planta será preenchido com belas flores e uma fragrância agradável.

Alguns tipos de jasmim crescem como arbustos e outros como trepadeiras. Aqueles que crescem como escaladores crescerão em qualquer superfície ou planta próxima, portanto você deve prestar atenção especial a onde colocar esta planta se for um escalador.

Tipos de Jasmim – Jasmim officinale

O jasmim officinale é comumente conhecido como jasmim comum, branco ou mouro. Este tipo de jasmim é originário da Ásia, mas agora é comumente encontrado no sul da Europa e na Flórida, nos EUA.

Estes tipos de jasmim são plantas trepadeiras e podem atingir uma altura de seis metros, portanto é preciso prestar atenção à sua localização se você quiser evitar que eles trepem sobre outras plantas ou certas superfícies. Este tipo de jasmim tem cachos de flores brancas, cada um com cinco pétalas.

Quanto à irrigação, dependendo de onde estiver localizada, não exigirá irrigação especial e será suficiente para fornecer água semanalmente ou a cada duas semanas. Quanto à poda desta planta, uma vez terminado o período de floração, a planta deve ser podada para poder se desenvolver adequadamente.

Em geral, este tipo de jasmim é usado de forma ornamental para decorar jardins, varandas, muros e pérgolas. Graças às suas propriedades, também é utilizado em cosméticos e como infusão.

jasmim officinale

Jasmim nudiflorum

Estes tipos de jasmim são geralmente conhecidos como jasmim-amarelo ou jasmim de São José. Ele vem do Tibete e de todos os tipos de jasmim existentes é o mais fácil de reconhecer por causa da cor brilhante de suas flores.

Suas flores têm seis pétalas e se destacam por sua cor amarela intensa, sendo ainda mais acentuada pelos galhos verde-escuros.

Entre os diferentes tipos de jasmim, este se caracteriza pelo fato de que suas flores não emitem nenhum perfume e requer pouca irrigação, a cada duas semanas. Da mesma forma, o melhor lugar para localizá-lo é a pleno sol.

Durante o inverno, esta planta não deve ser regada e após seu período de floração também deve ser podada. É também uma planta que pode crescer facilmente se for colocada em um local adequado.

jasmim amarelo

Tipos de Jasmim – Jasmim trachelospermun

Estes tipos vêm da China e do Japão e é comumente conhecido como jasmim-estrela, jasmim-de-leite, jasmim sempre verde ou falso jasmim. É uma videira de caule lenhoso com folhas verdes escuras e brilhantes.

Suas flores têm uma forma peculiar de hélice sendo compostas de pétalas brancas ou amarelas. A característica mais representativa deste tipo de jasmim é o cheiro agradável que ele emite, pois, perfuma tudo ao seu redor.

É frequentemente usada ornamentalmente para cobrir cercas, paredes ou qualquer espaço, pois embora não seja uma planta trepadora, pode ser guiada se for fixa a superfícies.

É uma planta muito robusta, que deve ser localizada preferencialmente em áreas ensolaradas ou semi-escuras. Ela pode ser plantada em vasos e perto do mar se for protegida da nevasca.

jasmim estrela

Jasmim do Paraguai

Estes tipos de jasmim vem da América e também é conhecido como Brunfelsia depois do botânico e médico alemão Otto Brunfels.

É um arbusto que pode atingir uma altura de três metros. É uma planta perene, com floração abundante e ramificação densa, suas folhas são alternadas, muito brilhantes e de um verde brilhante.

Floresce na primavera e suas flores permanecem até o outono. Suas flores têm cerca de quatro centímetros de diâmetro e sua característica mais peculiar é que a cor de suas flores muda à medida que os dias passam.

É uma planta que deve ser colocada ao sol ou em semi-sombra, não suporta geadas ou baixas temperaturas. Quanto à irrigação, ela requer mais água do que os tipos de jasmim mencionados acima, mas a planta não deve ser alagada, mas mantida úmida, especialmente durante a floração.

Inicialmente, suas flores são cores violetas, mais tarde, elas se tornam uma tonalidade pálida de lavanda e, finalmente, brancas.

O aroma que ele emite é também muito agradável e peculiar, pois é semelhante ao do coco. Na época de floração, é uma planta muito bonita porque pode ter flores de três cores diferentes.

jasmim do paraguai

Tipos de Jasmim – Jasmim grandiflorum

De todos os tipos de jasmim existentes, este é o mais popular em todo o mundo. É também conhecido como alpinista perfumado, jasmim real ou jasmim espanhol e vem da Arábia.

É um arbusto trepador perene que pode atingir uma altura de dez metros. Suas flores têm um diâmetro de cinco centímetros e emitem um aroma agradável.

Tem um longo período de floração e desenvolve um grande número de belas flores. Este período começa em junho e esta planta pode durar com flores até novembro.

Como os tipos de jasmim mencionados acima, ele deve ser colocado em áreas ensolaradas ou semi-sombreadas e não tolera geadas. Por outro lado, ela tolera solos calcários e longos períodos de seca.

jasmim grandiflorum

Jasmim polyanthum

Também conhecido como chinês, jasmim de inverno ou jasmim rosa, este tipo vem da China. É uma planta trepadeira e pode crescer até cinco metros de altura, suas folhas são verdes escuras e seu caule é esbelto.

Floresce na primavera, suas flores são brancas e emitem uma fragrância agradável. É utilizado para cobrir pérgolas, paredes, varandas ou cercas, embora seja uma planta trepadora, é aconselhável ajudá-lo com um suporte para sua fixação.

Deve ser colocado em semi-sombra ou a pleno sol e não tolera geadas. Ela também se sai bem como uma planta doméstica em áreas bem iluminadas.

Ele pode ser cultivado em um jardim com solo normal ou em um vaso com um bom sistema de drenagem e fertilizante orgânico.

Como o jasmim paraguaio, ele deve ser regado frequentemente para mantê-lo úmido, mas não encharcado, caso contrário suas raízes podem apodrecer.

Deve ser podada no inverno após a floração e não requer uma poda drástica, é suficiente para remover suas folhas e flores secas.

Esperamos que você tenha achado útil este artigo sobre os tipos de jasmim. Recomendamos nosso artigo sobre como plantar jasmim em casa.

jasmim de inverno

Sobre Aparecida Carboni

Aparecida Carboni é uma engenheira agrícola da UFMG, especializada em engenharia Ambiental na Universidade de Aveiro, cujos estudos a levaram a viver e trabalhar por vários anos em Portugal. Aparecida é especializada em hidropônica, agricultura orgânica e agricultura vertical para o uso de recursos como água e economia de energia com práticas sustentáveis. Ela trabalha em tempo parcial como consultora de recursos agrícolas para empresas como Nidera e GDM em suas iniciativas de agricultura orgânica, enquanto escreve com seu marido, João, e o grupo de colaboradores que compõem o ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário