Início » Cultivo e Jardinagem » Fertilizante Para Plantas, Como Aplicar

Fertilizante Para Plantas, Como Aplicar

Plantas Saudáveis e Boa Colheita. Tipos de Fertilizantes

O Que é Fertilizante

O solo exige a recuperação de nutrientes através da fertilização para obter plantas saudáveis e uma boa colheita. Vamos ver os tipos de fertilizante para plantas, quando e como fertilizar.

A qualidade do solo é um fator-chave para uma planta saudável e uma boa colheita. Do solo, as plantas removem os macro e micro componentes dos nutrientes necessários para o desenvolvimento.  Quer o solo tenha sido usado extensivamente ou não, a deficiência de nutrientes requer minerais que serão devolvidos ao solo através da fertilização. Vamos ver os diferentes tipos de fertilizantes, quando e como fertilizar.

Para saber como fertilizar corretamente as plantas, basta saber que tipos de fertilizantes existem e qual é a finalidade de cada um desses fertilizantes. Você quer trazer de volta a fertilidade do solo e oferecer um desenvolvimento completo para sua colheita?  Confira nossas dicas!

Fertilizante Para Plantas: Tipos de Fertilizantes

Classificados Sobre a Origem dos Nutrientes:

1 – Fertilizante Origem Vegetal (vegetariano ou não)

2 – Fertilizante Origem Animal

3- Fertilizante Origem mineral

Classificados por Ingredientes Químicos:

1 – Fertilizantes orgânicos

2-  Fertilizantes mineral, químicos ou inorgânicos

A escolha do fertilizante depende das necessidades nutricionais da planta e do solo e pode ser de origem vegetal, animal ou mineral.

Com que rapidez um déficit de nutrientes no solo deve ser corrigido? Essa é a pergunta a se fazer ao escolher se deseja usar um fertilizante orgânico ou inorgânico.

No caso de culturas alimentícias, a decisão pode ser influenciada pela necessidade de também procurar culturas orgânicas e adequadas para veganos ou vegetarianos.

Fertilizante Para Plantas: Fertilizante Orgânico

Pode ser obtido a partir de material vegetal ou animal.  Os fertilizantes orgânicos são de ação mais lenta do que os inorgânicos. Os fertilizantes orgânicos precisam se decompor antes de agir sobre as plantas. Normalmente utilizados em jardins domésticos e orgânicos. Eles podem ser elaborados através da compostagem.

Os fertilizantes orgânicos podem ser enriquecidos com nutrientes inorgânicos, resultando em uma mistura de fertilizantes orgânicos e inorgânicos e são ótimas alternativas para aumentar a produtividade e contribuir para a biodiversidade do solo.

O compostagem caseiro, adubo orgânico e lixo orgânico são ótimas alternativas.

Exemplos de fertilizantes orgânicos: esterco, farinha de ossos, restos vegetais húmus de minhoca, ou fertilizante líquido orgânico obtido por compostagem com minhocas, fibras como farelo e detritos vegetais removidos do solo.

Fertilizante Mineral Químico (ou Inorgânico)

Ao contrário dos fertilizantes orgânicos, os fertilizantes químicos são obtidos a partir de minerais, fontes naturais ou petróleo. Os principais nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas são nitrogênio, fósforo e potássio, normalmente chamados de fertilizantes NPK para a letra atribuída a cada elemento.

Os fertilizantes químicos ou inorgânicos são de absorção rápida e de ação rápida, sem necessidade de esperar até o processo de decomposição. Todos os elementos estão prontos para serem incorporados para a planta através do solo. Os fertilizantes químicos ou inorgânicos aceleraram o desenvolvimento do cultivo e da colheita. É possível calcular exatamente a quantidade de nutrientes necessários de acordo com as deficiências da planta e do solo.

A desvantagem do uso de fertilizantes químicos ou inorgânicos é o dano se for em excesso ou uso excessivo. Pode causar problemas no solo ao alterar a composição química do solo, tornando-o improdutivo e causando danos irreversíveis. O excesso de fertilizantes inorgânicos pode causar o desenvolvimento atípico das plantas, assim como queimaduras, murchamento e apodrecimento das raízes.

Fertilização do Solo

Quando e Como Fertilizar o Cultivo

Iluminação, rega e irrigação são processos chave para o cultivo. No entanto, algumas culturas precisarão de ajuda com fertilizantes para se desenvolverem plenamente. Alguns processos vegetais precisarão de ajuda e diferentes proporções de fertilizantes.

Suas plantas estão carentes de nutrientes? Observe as folhas para ver se o solo é nutricionalmente deficiente. A imagem abaixo ajudará você a identificar as deficiências de certos nutrientes. 

fertilizante para plantas deficiencia nutricionais folhas
Observe as folhas para ver se o solo é deficiente do ponto de vista nutricional.

Solucionar as Deficiências Nutricionais no Solo

Para resolver déficits nutricionais no solo e garantir os nutrientes necessários para desenvolver e obter uma boa colheita, uma grande variedade de opções são apresentadas como fertilizantes. Deve ser uma combinação equilibrada entre os tipos de fertilizantes e a garantia do crescimento correto de suas culturas domésticas. Eis como resolvê-lo!

Como Fertilizar as Plantas

Cultivos Alimentícios: Fertilizantes para Legumes e Árvores Frutíferas

Quando é o melhor momento para fertilizar as culturas de alimentos?  No final do inverno ou início da primavera.

Com que frequência: a cada 6 meses.

Fertilizante: Os fertilizantes orgânicos são a melhor opção, como farinha de sangue, farinha de ossos, farinha de soja, adubo compostado, compostagem de vermes, farinha de sementes de algodão e qualquer outro orgânico rico em nitrogênio. O fósforo será necessário para estimular o aparecimento de frutas e flores.

Outra opção poderia ser a aplicação de fertilizantes químicos ou inorgânicos como o NPK com a quantidade indicada na embalagem. Lembre-se de que o uso excessivo pode afetar e matar a plantação.

Fertilizantes para Floríferas

Quando é o melhor momento para fertilizar as Floríferas?  Durante o tempo de floração

Com que frequência: a cada 2 ou 3 meses.

Fertilizante:  Fertilizante químico de liberação controlada para um resultado rápido.  Fertilizantes orgânicos como húmus de minhoca, líquido orgânico de compostagem, farinha de sangue, farinha de ossos e esterco bovino, também são grandes alternativas, sem risco de overdose.

fertilizantes rosas
As rosas podem florescer durante todo o ano. A melhor época para fertilizar as Floríferas é a cada 2 a 3 meses, especialmente durante o período de floração.

Fertilizantes para Foliage

Quando é o melhor momento para fertilizar a Folhagem?  A qualquer momento.

Com que frequência: a cada 3 a 4 meses.

Fertilizante: Fertilizante químico ou inorgânico, opções que podem ser diluídas na água utilizada durante a rega a é uma boa opção. Os fertilizantes orgânicos também são sempre uma opção.

fertilizantes repolho ornamental brassica oleracea
 Repolho ornamental (Brassica oleracea). A folhagem pode ser fertilizada a qualquer momento, a cada 3 a 4 meses.

Esperamos que todas as informações sobre fertilizante para plantas.

Sobre Aparecida Carboni

Aparecida Carboni é uma engenheira agrícola da UFMG, especializada em engenharia Ambiental na Universidade de Aveiro, cujos estudos a levaram a viver e trabalhar por vários anos em Portugal. Aparecida é especializada em hidropônica, agricultura orgânica e agricultura vertical para o uso de recursos como água e economia de energia com práticas sustentáveis. Ela trabalha em tempo parcial como consultora de recursos agrícolas para empresas como Nidera e GDM em suas iniciativas de agricultura orgânica, enquanto escreve com seu marido, João, e o grupo de colaboradores que compõem o ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário