Início » Cultivo de Alimentos » 6 Tipos De Maracujá e Suas Características

6 Tipos De Maracujá e Suas Características

Se você é um conhecedor de frutas, provavelmente já ouviu falar da colheita saborosa, doce e azeda, conhecida como maracujá. Este é um alimento que pode ser cultivado em residências, embora seja predominantemente disponível em supermercados locais. Neste guia, vamos ajudá-lo a conhecer os diversos tipos de maracujá para que você possa explorar todas as opções disponíveis.

Tanto a polpa quanto as sementes dessa fruta são próprias para consumo. Os maracujás cultivados em casa são mais doces, enquanto os do mercado tendem a ser azedos. Originário da região norte da Argentina e sul do Brasil, o maracujá tem sido cultivado e produzido em diversas variedades. Vamos dar uma olhada nelas agora. Continue lendo para saber mais sobre os diferentes tipos de maracujá

Tipos De Maracujá

Uma fruta que se tornou popular a cada dia devido a seu sabor azedo e doce único. O maracujá tem sido um item obrigatório para muitos amantes de frutas frescas. Quando se trata de produção comercial, há quatro tipos de maracujá mais comuns, o maracujá-amarelo e o maracujá-roxo, além de outros dois.

As quatro primeiras representam as principais categorias, porém existem também algumas subespécies ou variantes adicionais que possivelmente você desconheça, mas que seria interessante conhecer se você é um verdadeiro apreciador. Veja abaixo uma lista dos tipos de maracujá.

tipos de maracujá
Existem aproximadamente 500 tipos de maracujá conhecidas, distribuídas em várias regiões tropicais ao redor do mundo.

Maracujá-amarelo

Com uma videira mais grossa e forte, os maracujás-amarelos são comparativamente maiores do que os roxos. Ele pertence à espécie denominada “Passiflora edulis f. flavicarpa Deg.“. Algumas pessoas o chamam de maracujá dourado devido a sua tonalidade amarela a dourada.

Você pode usar as sementes do maracujá-amarelo em saladas de frutas ou sobremesas de frutas. Os suculentos pedaços amarelos também podem ser usados como cobertura em sorvetes e iogurtes.

O sabor do maracujá dourado ou amarelo é doce, mas também tem um toque tropical e ácido. Para saber o que esperar, pense em alguns dos tipos de pêssego com atributos mais ácidos. Essa variante cresce vigorosamente e também apresenta flores marcantes que acompanham as frutas. O maracujá-amarelo é um dos tipos de maracujá mais comuns em todo o mundo.

maracujá amarelo
Maracujá-amarelo

Maracujá-roxo

Trata-se de uma fruta com formato redondo e lados curvos. Começa com verde e, com o tempo, torna-se roxa quando está pronta para ser consumida. As frutas são comparativamente menores do que a versão amarela. O maracujá-roxo é uma das variantes mais comuns no mercado e é repleto de vitaminas.

Esses tipos de maracujá são compostos por muitos tipos de vitamina B e vitamina C. Quando o maracujá amadurece, sua cor tende a ficar mais escura, e alguns aparecem com rugas e amassados. Essa fruta é conhecida por ter um aroma floral.

A versão comum do maracujá-roxo é nativa do Havaí e tende a ter uma casca mais dura. Quando aberta, é provável que você encontre sementes comestíveis pretas cobertas por uma polpa amarelada.

Em comparação com a versão amarela, a fruta roxa é menos ácida e muito mais suculenta. Esse é o principal motivo pelo qual o maracujá-roxo é o favorito do público. Você o reconhecerá cientificamente pelo nome “Passiflora edulis Sims”.

maracujá roxo
O maracujá-roxo é um dos tipos de maracujá mais comuns no mundo.

Maracujá-gigante

Pertencente à família Passifloraceae, também é conhecida como Barbadine ou granadilla gigante em diferentes áreas. Seu nome científico é “Passiflora quadrangularis L.“. Esse maracujá se assemelha ao seu nome e produz frutos grandes que podem ter até 30 cm de diâmetro. A única desvantagem é que ele cresce muito lentamente, mas, quando ganhar vida, você ficará surpreso com seu tamanho gigantesco.

Esses tipos de maracujá se originaram na região da América do Norte, mas agora foi adaptado para crescer na zona tropical do Havaí. Tem um sabor levemente ácido e é muito suculento. Sua polpa é saborosa e doce, com sementes viscosas, mas consumíveis.

Quando maduro, a casca do maracujá gigante tende a ficar amarelada. Falando sobre maracujás maiores, você não encontrará nada maior do que essa versão gigante. Essa fruta é usada para fazer sucos e, às vezes, para fazer remédios.

tipos de maracujá maracujá gigante
Maracujá-gigante.

Maracujá-doce

Assim como o nome sugere, essas variedades de maracujá têm um sabor doce que agrada a todos. Pertence à família da Passiflora Ligularis. É muito saboroso, e alguns até acreditam que o maracujá-doce é mais saboroso do que outras variedades de maracujá. Um substituto decente para o maracujá-doce é qualquer tipo de mamão com um perfil de sabor doce.

Essa fruta cresce azul e depois fica laranja quando amadurece. A casca externa é comestível, assim como as partes internas. Quando aberta, você verá uma parte branca que fica entre a casca e a polpa. Ela é comestível, mas é um pouco amarga.

A polpa interna tem um forte aroma tropical, e você certamente apreciará as notas doces quando a morder. Essa é a fruta menos amarga que existe. Quanto à aparência, sua polpa externa é alaranjada. A planta do maracujá-doce apresenta flores roxas e brancas que não podem ser perdidas a olho nu.

maracujá doce
Maracujá-doce.

Maracujá Granadilha Colombiano

Falando sobre subespécies de maracujá-roxo, o maracujá granadilha colombiano é uma delas. Essa fruta produz frutos pequenos que podem se tornar, no máximo, de tamanho médio. Essas variedades de maracujá nunca ficam grandes, portanto, se estiver procurando um maracujá colossal, experimente o gigante que mencionamos acima.

O maracujá granadilha colombiano tem uma casca externa muito grossa, de cor verde. Com o passar do tempo, você pode esperar que a casca mude de cor e fique alaranjada quando amadurecer. No que diz respeito ao sabor, a granadilha tem notas picantes, doces e frutadas com fragrância floral.

As sementes que a acompanham acrescentam um pouco de sabor de nozes. Você deve comer a maracujá granadilha colombiano quando estiver fresca e consumi-la crua para apreciar o sabor geral. Essas frutas estão disponíveis do verão ao outono. Se tiver dificuldade para encontrá-la, procure pelo nome científico “Passiflora ligularis“.

maracujá granadilha colombiano tipos de maracujá
Maracujá Granadilha Colombiano.

Maracujá-banana

A variedade sul-americana de maracujá chamada maracujá-banana. Esse maracujá tem um formato alongado que pode atingir 12 cm de comprimento. Cresce em longas videiras com folhas verdes.

O maracujá-banana é conhecido por ter uma textura de couro na superfície. Começa com verde nos primeiros dias e lentamente se transforma em amarelo e laranja à medida que amadurece.

Assim como o nome indica, você pode sentir um toque de sabor de banana nessa fruta. Esse maracujá é extremamente suculento e também tem sementes pretas comestíveis.

Esses tipos de maracujá podem ser usados para fazer sucos de maracujá e também em coquetéis, saladas de frutas e outras receitas tropicais.

tipos de maracujá banana
Maracujá-banana.

Tipos De Maracujá Para Opções Ácidas, Doces E Azedas

As pessoas nativas da América do Sul adoram adicionar maracujá às suas cestas de frutas tropicais. É uma fruta com uma ampla variedade de perfis de sabor. Não é possível apreciar a acidez e a doçura de sua polpa deliciosa. Além disso, o maracujá tem muitos benefícios para a saúde.

A aventura é muito mais profunda. Desde a seleção da fruta certa, o fatiamento, a quantidade a ser usada na cozinha, o preparo, o serviço e o armazenamento, há muito o que aprender sobre o uso do maracujá na cozinha.

Um tipo comum é o maracujá-roxo. Ele tem um perfil de cor marcante e um sabor requintado. Além disso, o maracujá-amarelo também é amplamente utilizado por sua doçura e capacidade de se encaixar em receitas como saladas, coquetéis e muito mais.

Podemos assegurar que o maracujá não se limita à América Latina; ao contrário, ele está amplamente disponível e tem sido continuamente cultivado pelos agricultores. Surpreendentemente, existem muitos tipos de maracujá para você conhecer. Se você estiver interessado em plantar qualquer um desses tipos de maracujá, recomendo que leia nosso artigo sobre como plantar maracujá.

usos culinarios do maracujá
Suco de maracujá.

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário