Você já se perguntou porque seu cacto está ficando amarelado. Você tem tomado conta dele e, de um dia para o outro, ele amanhece amarelado. Vou lhe dar algumas dicas úteis para você poder diagnosticar o que está acontecendo com ele.
Porque meu cacto está ficando amarelado?
- Queimar devido a muita exposição ao sol
- Etilação por falta de luz solar
- Apodrecer de muita água
- Desidratação por falta de irrigação
- Queimadura por choque ambiental
- Descoloração devido à falta de fertilizantes
- Queimadura devido a temperaturas muito frias
- Doenças
Estaremos analisando cada um desses fatores para você poder descobrir exatamente como descobrir e começar a trabalhar para recuperar seu cacto amarelado.
Tabela de Conteúdos
Cactos Que Ficam Amarelados Demais Expostos Ao Sol
A maioria dos cactos de fato requer muitas horas de luz, porém nem todos precisam da mesma quantidade. Teremos que observar se ele está sofrendo descolorações para poder julgar quanto sol precisa.
Os cactos expostos a muito sol tornam-se amarelados, verdes mais claros e alguns até mesmo esbranquiçados.
Nesses casos, devemos relocá-los para lugares sombrios por algumas horas e monitorar seu estado.
Cactos queimados pelo sol, são geralmente aqueles que estavam em lugares mais abrigados e de um dia para o outro foram expostos à luz solar. Como não estão acostumados ao sol pleno, eles são queimados.
Se alguém decidir mudar o lugar de um cacto, ou se for um cacto recentemente comprado que no berçário estava sob uma sombra, teremos que fazer uma mudança gradual de lugar. Desta forma, nosso cacto se acostumará gradualmente com a luz do sol e não se queimará.
Cacto De Cor Amarelado Devido À Etilação Por Falta De Luz Solar
Os cactos não são plantas que precisam do pouco sol ou gostam de viver na sombra. Com a falta de luz do sol, eles começam a mudar seu verde para verde mais claro ou amarelado.
Um cacto que está em casa sem luz sofrerá etilação ou terá sua epiderme enfraquecida pela falta de sol. A etilação faz com que o cacto se elongue em busca da luz solar, amarela e enfraquecida. Com a etilação, o cacto perde parte ou a totalidade de seus pigmentos clorofílicos, daí sua cor amarela ou mesmo esbranquiçada.
Estes sintomas nos dizem que o cacto precisa de luz solar, mas cuidado para não trazê-lo de repente à luz direta do sol, pois ele vai queimar.
Nestes casos, o cacto deve ser habituado, pouco a pouco, à luz solar de que necessita e acompanhar de perto sua melhora.
Cacto Que Fica Amarelado Com O Excesso De Água
A irrigação excessiva faz com que o cacto fique amarelado, isto porque as raízes sufocam e o corpo carnoso apodrece, o que pode matar a planta.
Um cacto deve ser regado a cada 15 dias e seu substrato não deve estar sempre molhado, para isso devemos sempre verificar antes de regar o estado do substrato.
Se seu cacto estiver ficando amarelado devido à podridão, você deve replantá-lo em um novo vaso com um substrato poroso que tenha uma boa drenagem, colocando uma boa base de cascalho. Talvez a razão para a podridão seja solo ou substrato muito compacto.
Se a podridão estiver em um estágio atacante, teremos que recorrer a algo mais drástico. Corte abaixo da mancha amarela para ter certeza de remover todo o apodrecimento. Deve-se cortar até onde o centro é saudável. A parte saudável do cacto que fica, deixe-o secar em um lugar brilhante, mas não sob a luz direta do sol por uma semana, e depois plante-o.
Lembre-se de que os cortes devem ser feitos com um instrumento afiado e desinfetados com álcool, por exemplo. Após cada corte, desinfetar novamente, para garantir que você não passará nenhuma doença para a parte saudável.
Cacto Ficando Amarelo Por Desidratação Devido À Irrigação Insuficiente
Os cactos que sofrem de falta de água, para sobreviver, consomem toda a água armazenada que têm. Esta água armazenada é encontrada no corpo carnoso e funciona como uma reserva para estes casos, mas se a falta de água for prolongada no tempo, ela começará a mudar de cor e enrugamento até que seu reservatório de água termine e morra.
Uma solução simples é sempre verificar o nível de umidade do substrato. Se estiver seco, você deve regá-lo, mas nunca ao ponto de inundar, pois, suas raízes apodrecerão.
Se o cacto já está em sua fase final e você o vê desidratado e enrugado, uma forma de salvá-lo é reenvasá-lo. Lembre-se de fazê-lo com cuidado, pois ele é realmente fraco. O novo substrato e a luz solar medida devem recuperá-lo. Isso evitará que seu cacto fique amarelado.
Amarelecimento De Cactos Devido A Queimaduras Por Choque Ambiental
Geralmente, os cactos comprados recentemente em viveiros ou hipermercados não estão em pleno sol, por isso são sensíveis a seus raios. Teremos de aclimatá-los pouco a pouco para evitar que o cacto fique amarelado.
É costume pensar que os cactos, plantas do deserto, podem suportar sol direto e altas temperaturas, então quando os compramos cometemos o erro de levá-los de um lugar onde estão abrigados, para um lugar com sol pleno e isso é quando os queimamos.
Cactos Que Ficam Amarelados Devido À Falta De Fertilizantes
O amarelecimento de nosso cacto é acompanhado por deficiências no crescimento. Ele pode ser de crescimento mais lento ou irregular.
Os fertilizantes estimulam o crescimento de nosso cacto, fornecendo micronutrientes e aminoácidos. Isto evita que os cactos percam elasticidade, amarelecimento e amolecimento.
É bastante comum que os cactos descolorem devido à falta de fertilizante, pois os cactos requerem solos drenados e estes têm baixa matéria orgânica.
A renovação do substrato a cada ano ajuda, não apenas a melhorar a estrutura do solo, mas também é um suprimento extra de nutrientes. Mas deve ser sempre acompanhado de fertilização.
A fertilização dos cactos para ser eficaz deve ser realizada na primavera e no verão. É importante fazê-la uma vez por mês e com seu cacto regado com antecedência.
Cactos Que Ficam Amarelados Devido A Temperaturas Muito Frias
As temperaturas de congelamento causam distúrbios em nossos cactos, causando queimaduras ou queimando-os completamente se o frio for muito intenso. O frio pode fazer com que nosso cacto fique amarelo.
Uma boa maneira de protegê-los é cobri-los com cobertores anticongelantes ou algum plástico que você tem em casa, que prenderão o ar quente e não deixarão o frio queimá-los.
Se estiver em uma panela, a ideia é levá-la a um lugar onde fique abrigada do frio intenso por alguns dias até que passe a estação das geadas.
Amarelamento De Cactos Devido A Doenças
Nosso cacto pode ficar amarelado devido a doenças. O mais conhecido é o fungo, sendo geralmente formado pelo excesso de umidade. Neste caso, o reenvasamento para um novo vaso com um bom substrato e drenagem deve ser feito para que a planta possa se recuperar. Um fungicida deve ser aplicado, específico para fungos ou podemos fazer um em casa. Isto nos permitirá controlar a infecção e evitar que ela se propague.
Outra doença que os cactos podem contrair geralmente ocorre quando podamos com elementos que não são devidamente desinfetados ou fazemos um corte e não desinfetamos novamente para fazer o segundo corte, levando assim a doença para a parte saudável do cacto.
Um corte ruim ou um corte produzido por uma queda também pode ser propenso a fazer nosso cacto adoecer. É aconselhável colocar canela em cada corte que deixamos no cacto. A canela é um fungicida suave, mas de grande ajuda nestes casos.
Porque O Meu Cacto Está Ficando Amarelado? – Conclusões Finais
Como já vimos, os cactos mudam de cor devido a problemas de saúde. Muitas vezes vários desses fatores podem se juntar, como muito sol e falta de água ou apodrecimento devido a um substrato compacto, ou drenagem deficiente.
O importante é que podemos identificar cada um deles e começar a trabalhar em sua recuperação. Naturalmente, você ficará com cicatrizes que o lembrarão do erro, mas terá aprendido a não cometer os mesmos erros no futuro.
Esperamos que este artigo sobre cacto amarelado seja de grande ajuda para salvar seu cacto a tempo. Recomendamos nossos artigos sobre como plantar um cacto passo a passo e como plantar sementes de cactos passo a passo.