Viburnum tinus é uma planta que pode ser encontrada naturalmente na região do Mediterrâneo. É um arbusto muito resistente, que graças à sua rusticidade é adequado para o cultivo por iniciantes e entusiastas das plantas sem muito tempo. Mas o que tem esta planta que faz com que você queira incorporá-la em sua casa ou jardim?
Nada menos que uma bela floração de cachos brancos, que você pode apreciar durante o inverno, aquela época do ano em que tão poucas plantas conseguem mostrar seu melhor lado. Se você quiser aprender como cultivar o Viburnum tinus em casa, continue lendo neste artigo.
Tabela de Conteúdos
Características Da Planta Viburnum tinus
Comumente chamado folhado, Viburno ou Laurotino, o Viburnum tinus é um arbusto muito resistente que, em seu ambiente natural, pode atingir alturas de até 3 metros, e pode ser cultivado para parecer uma árvore.
É uma planta sempre verde, oval e coriácea, verde brilhante e com a parte inferior coberta com uma camada de pêlos finos. Floresce no final do inverno e dura até a primavera, com flores que emergem de pequenos botões cor-de-rosa e se abrem em grupos vistosos de até 10 cm. Suas frutas são pequenas bagas ou esferas azuis escuras, que também são atraentes e bonitas.
É frequentemente usado em jardins para sebes ou simplesmente como um arbusto ou pequena árvore. Sua grande resistência permite que ela cresça mesmo em ambientes costeiros, suportando a brisa do mar.
Localização Para Viburnum tinus
Viburnum tinus pode ser cultivado em pleno sol ou semi-sombra, dependendo de quanto espaço você pode dar-lhe. Entretanto, o que esta planta não faz bem em casa: encontrar um canto em seu jardim, onde ela crescerá sem problemas, desde que tenha alguma luz.
Entretanto, se você der exposição total ao sol, é muito menos provável que a planta seja atacada por fungos, portanto, se você puder arcar com isso, dê-lhe luz. Caso contrário, é suficiente verificá-lo em períodos de temperaturas amenas e umidade elevada, tratando-o com métodos caseiros e ecológicos, se necessário.
Quanto à temperatura, o Viburnum tinus pode resistir a geadas ocasionais desde que sejam breves, mas as geadas prolongadas podem causar danos severos.
Rega Viburno
Como a maioria das plantas de clima mediterrâneo, este arbusto é bastante tolerante à seca, o que significa que, em caso de dúvida, é melhor para debaixo d’água do que para cima d’água.
- Durante os meses quentes: água quando o solo está seco abaixo da superfície.
- Durante os meses frios: será raro que você precise regar seu Viburno.
Somente se as folhas apresentarem sinais de secagem excessiva será necessário acrescentar um pouco de água quinzenal ou mensalmente. Nunca molhar o solo ao regar, como sempre recomendamos. Isto provocará o apodrecimento das raízes em quase todas as plantas e danos que são difíceis de reparar. Saiba mais sobre o melhor momento para regar plantas.
Solo Para Viburnum tinus
O mais importante (e praticamente a única coisa também) é encontrar uma área com solo bem drenado. Os solos argilosos tendem a ficar alagados, razão pela qual o Viburno não é muito amigável para eles. Regue seu jardim antes de plantar e procure uma área onde a água não faça piscina ou poça. Se drenar bem e rapidamente, será um bom lugar.
Se você não tiver solo adequado, você pode sempre remover uma boa área ligeiramente maior que seu arbusto e preparar uma mistura com areia, melhorando as propriedades de drenagem do solo.
Fertilizante Para Viburnum tinus
Esta planta não é exigente em nutrientes, portanto é suficiente para dar à planta um suprimento de adubo ou fundição de minhocas durante os meses de atividade e antes do início da floração. Cerca de dois dedos aplicados ao redor da base da fábrica, quinzenal ou mensalmente, serão suficientes.
Poda De Viburno
É comum podar este tipo de arbusto de modo a adaptá-lo às exigências estéticas ou de espaço de cada área. Idealmente, a poda deve ser feita após a floração. Como sempre, usar ferramentas afiadas e desinfetá-las antes da poda. Além disso, remova quaisquer galhos, folhas ou partes em mau estado sempre que os vir.
Como Fazer Mudas Do Viburnum tinus
De longe, o método mais fácil e rápido de fazer muda esta planta é o corte. Tirar as estacas na primavera ou no outono, utilizando pelo menos galhos semi-lenhosos, que já lignificaram parcialmente. Você pode usar os mesmos ramos da poda sem qualquer problema.
Os cortes de Viburnum tinus geralmente radicam facilmente e com muito sucesso, embora você possa maximizar suas chances usando o hormônio de enraizamento caseiro e preparando um pote com uma mistura particularmente rica e adequada. Dado que a planta tenha criado raízes e ganhado força, após cerca de um mês ou mais, você pode transplantá-la onde preferir.
Esperamos que você tenha achado útil este artigo sobre o Viburnum tinus. Recomendamos nosso artigo sobre Acacia Dealbata ou Mimosa.