Início » Plantas de Casa » Como Fazer Mudas De Samambaia em Casa

Como Fazer Mudas De Samambaia em Casa

As samambaias são uma das primeiras plantas que apareceram em nosso planeta, por isso têm uma longa evolução para se adaptarem ao seu ambiente e sobreviverem. Portanto, é muito interessante aprender sobre a reprodução de samambaias, que pode ocorrer de várias maneiras, por si só ou com nossa intervenção se, por exemplo, quisermos obter uma planta igual a uma samambaia que temos em casa, propagando-a para plantá-la em mais lugares. Saiba tudo sobre como fazer mudas de samambaia neste artigo.

Como Fazer Mudas De Samambaia Passo a Passo

A primeira coisa que você deve saber para entender como as samambaias se reproduzem e como nascem é que estas plantas têm vários sistemas de propagação e multiplicação. Especificamente, elas podem se reproduzir de três maneiras: esporos, estacas e estolões, embora também possam se reproduzir in vitro.

As samambaias são plantas sem sementes, portanto falaremos de esporos de samambaias como a forma natural e principal de reprodução sexual destas plantas com milhões de anos de existência. Isto começa quando os esporos amadurecem e se abrem para espalhá-los através do vento. De todas elas, somente aquelas que encontram um lugar com as condições necessárias começarão sua fase de crescimento. A primeira forma da planta em seu estágio quase embrionário é chamada protalo, que geralmente não tem mais do que 1,5 cm de comprimento. A reprodução de samambaias, como a de licópodes e equisetos, começa com a produção de gametas masculinos e femininos que, uma vez fertilizados, dão origem ao óvulo ou zigoto do qual nascerá uma nova planta.

Da mesma forma, também há samambaias capazes de se reproduzir através de seus caules de metrô. Estes criam pequenas protuberâncias que são muito semelhantes aos bulbos e, uma vez maduros, caem para formar outra planta.

Finalmente, através da reprodução assexuada de samambaias, a técnica de divisão da touceira também é utilizada. Desta forma, garantimos que obteremos a mesma planta sem muito risco. Naturalmente, ao dividir as samambaias é necessário garantir que as divisões tenham raízes suficientes para que a planta possa enraizar rapidamente em seu novo recipiente.

Propagar Samambaias a Partir De Estacas

Embora a grande maioria das samambaias se reproduza por esporos, há vários tipos capazes de se reproduzir por estacas. Para conseguir esse tipo de propagação a partir de mudas de samambaias, explicaremos tudo passo a passo para facilitar para você:

1- Recomendamos que faça no final do verão, então espere até essa hora para fazer ou faça todo o processo e mantenha as plantas dentro de sua casa com uma temperatura adequada a essa época para simular. Após esclarecido, comece a preparar o corte.

2- A estaca deve ser separada do rizoma com sua rede radicular. Corte uma seção da estaca certificando-se de que contenha pelo menos três nódulos radiculares. Recomendamos que você sempre o leve próximo às folhas que se projetam do rizoma da própria planta.

3- Assim que o corte estiver pronto, você deve movê-lo rapidamente para o local onde deseja plantá-lo, seja em vaso ou no solo. Cubra e não comprima muito o solo para favorecer a drenagem, pois essas plantas precisam de irrigação constante, mas não de encharcamento.

4- Se necessário, você pode usar algum tipo de fertilizante especializado e / ou agente de enraizamento para garantir um crescimento e desenvolvimento ideal.

propagar samambaias a partir de estacas

Como Fazer Mudas De Samambaia Por Estolões

Este outro método de propagação de samambaias é geralmente usado para espécies específicas, particularmente aquelas com estolões finos e alongados com vários botões terminais. Estas, ao entrarem em contato com o solo, produzem rebentos que podem ser separados e replantados, obtendo-se assim a nova planta.

Geralmente, este método é utilizado em estufas que possuem clima ideal, em torno de 25 °C, e possuem recipientes específicos com turfa e cobertura morta, além de corrigir o pH deste substrato com outras substâncias, como o hidróxido de cálcio. O importante é que, com esse método, possam ser produzidos samambaias ao longo do ano.

samambaia estolões

Como Fazer Mudas De Samambaia a Partir De Esporos

Finalmente, explicamos como fazer mudas de samambaia com esporos, um processo que ocorre por si mesmo na natureza, mas podemos fazer em casa se o que você deseja é obter novas samambaias daquela que você já tem em casa:

1- Com muito cuidado, colete o pó amarelo, laranja ou avermelhado (dependendo da espécie) que geralmente se encontra na parte inferior das folhas da samambaia. Recomenda-se coletá-lo quando a pequena cápsula conta os esporos tiverem adquirido uma cor escura. Na natureza, as cápsulas se abrem e os esporos caem, são movidos pelo vento e pela gravidade para uma nova área e se desenvolvem no solo.

2- Após coletar você vai precisar de um recipiente com terra. No entanto, é melhor optar por mais solo mineral do que o substrato universal oferece. Da mesma forma, o solo que você usa deve ser úmido, mas não muito compactado.

3- Após espalhar os esporos no topo do solo, regue abundantemente o recipiente e cubra-o para evitar que os esporos escapem devido ao vento quando o substrato seca. Certifique-se de que o recipiente fica sempre bem umedecido, regando várias vezes ao dia em pequenas doses.

4- Agora você terá que ter paciência. Pode levar meses até você poder ver em primeira mão que sua tentativa de reproduzir samambaias deu os resultados esperados.

5- Se já obteve suas primeiras samambaias aconselham colocá-los em um local com sombra suficiente, mas que receba um pouco de luz do sol, nunca de forma direta. Se tivermos um lugar onde o musgo cresce, esse será um bom lugar para colocá-los.

Esperamos que você tenha encontrado este artigo sobre como fazer mudas de samambaia. Recomendamos nosso artigo sobre como plantar bambu em casa.

como fazer mudas de samambaia esporos

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário