Início » Plantas de Casa » Columnea Como Cuidar – Guia Completo (Columéia)

Columnea Como Cuidar – Guia Completo (Columéia)

Columnea ou Columéias são plantas, geralmente de hábito pendular, muito populares como plantas de casa. Elas são muito decorativas e atraentes, especialmente devido a suas flores de cores vivas.

Se você quiser saber como cuidar da Columnea em casa, não vá embora e continue lendo este artigo onde lhe dizemos tudo o que você precisa para que sua planta cresça radiante.

Características Da Planta De Columnea

Estas são as principais características da planta de Columnea:

  • As Columéias são, na verdade, um gênero inteiro de plantas com mais de 150 espécies de arbustos, a maioria delas epífitas, ou seja, em seu habitat crescem na casca das árvores e absorvem umidade e nutrientes do ar.
  • Elas são comumente chamadas carpas douradas e pertencem à família Gesneriaceae, sendo plantas originárias das florestas tropicais da América Central.
  • A maioria dos que são vendidos em lojas de jardim e lojas são plantas penduradas, embora existam alguns Columéias trepadores.
  • A planta tem caules longos, folhas sempre verdes voltadas uma para a outra e de forma arredondada, mas o que mais se destaca são suas flores tubulares coloridas, cor laranjas brilhante, roxo ou vermelho.
  • As flores geralmente imergem no outono das axilas de suas folhas, e os beija-flores são seus principais polinizadores em seu ambiente natural.
caracteristicas da planta columnea
Planta De Columnea

Clima Para a Planta Columnea

Como plantas tropicais, as Columéias precisam de uma temperatura estável e ligeiramente quente. Sua temperatura ideal está entre 15 e 18 °C, embora possam tolerar temperaturas tão baixas quanto 10 °C ocasionalmente e não por longos períodos.

Se você expuser sua Columnea ao frio abaixo deste ponto ou ao calor demasiado intenso, a planta muito provavelmente não conseguirá resistir a ele.

Localização Para a Planta Columnea

Devido às suas exigências de temperatura, estas espécies são frequentemente cultivadas como plantas domésticas, já que nossas casas tendem a oferecer uma temperatura semelhante à que necessitam. Elas são frequentemente colocadas em recipientes pendurados, ou colocadas em cima de prateleiras, ou móveis altos, de modo que suas hastes caem decorativamente.

Como muitas plantas tropicais, elas precisam de um local bem iluminado, mas são protegidas da luz direta do sol, pois crescem naturalmente à sombra das copas das árvores. Encontre-lhes um local semi-sombrio em uma sala bem iluminada, a salvo de correntes de ar, e você verá como elas crescem nas melhores condições.

localizacao planta columnea

Rega Planta Columéia

Embora precise de um certo nível de umidade, a Columnea não é nada amigável ao alagamento. Deve ser regado com frequência sem rega em excesso, evitando sempre o alagamento de água.

Mantenha sempre o substrato ligeiramente úmido. Se você notar que as folhas de sua planta estão começando a ficar amarelas, isto significa que você deve aumentar um pouco a irrigação. Da mesma forma, se as folhas parecem murchar, isso significa que a planta não tem umidade suficiente, então você deve aspergir suavemente água sobre as folhas uma ou duas vezes ao dia. No entanto, quando você faz isso, nunca molhe as flores.

Em qualquer caso, sempre água com água à temperatura ambiente e livre de calcário. Se não for possível obter água mineral para irrigação, certifique-se de deixar a água da torneira de pé por 24 horas antes de usá-la, para que o calcário assente no fundo.

Solo Para a Planta Columnea

Como acontece com muitas epífitas, o mais importante sobre o solo é que ele deve ser muito leve. Na verdade, não deve conter um excesso de matéria orgânica, que poderia danificar suas raízes. Além disso, a Columnea é uma planta ligeiramente acidófila, portanto o pH do substrato deve ser sempre mantido ligeiramente ácido, razão pela qual evitamos a irrigação com água de cal, o que a tornaria alcalina. Saiba Como Medir o pH do Solo.

Para preparar um bom solo para sua Columnea você pode misturar partes iguais de solo argiloso e turfa, o que fará uma boa mistura. A planta também precisará de fertilizante duas vezes por ano, mas dadas suas necessidades particulares, é melhor usar um fertilizante mineral específico e seguir as instruções do fabricante quanto à dosagem e frequência.

Também ajudará a agitar o solo com muito cuidado de tempos em tempos, areando-o e evitando assim o aparecimento de um dos principais inimigos da planta: o fungo.

solo para planta columnea

Pragas E Doenças Da Planta Columéia

Para terminar comentando sobre os cuidados com a Columnea, deve-se ressaltar que estas espécies são suscetíveis a ameaças comuns, tais como pulgões ou fungos. Em qualquer caso, a solução é sempre verificar seu estado regularmente e evitar o alagamento e a umidade excessiva.

Apesar de tudo, estas são plantas bastante resistentes, portanto, se você identificar o problema a tempo, não terá dificuldade em aplicar soluções ecológicas em nenhum dos casos e salvar sua planta com facilidade. Lembre-se que você pode fazer tanto inseticida quanto fungicida em casa com materiais muito comuns, portanto não tenha pressa em recorrer a produtos químicos.

pragas doencas columeia
Columnea

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário