Se você tem um pequeno lago ou local para colocar plantas aquáticas, aqui está uma lista de plantas que vivem na água.
As plantas aquáticas são lindas para decorar sua casa, jardim e varanda. Os listados abaixo são os mais fáceis de obter e de cuidar.
Tabela de Conteúdos
Plantas Que Vivem na Água: Lírio de água (Nymphaea Hortorum)
Pertencente à família Nymphaeaceae, o lírio de água (Nymphaea hortorum) é uma planta aquática flutuante sempre-verde que dá elegância aos jardins aquáticos e tem rizomas para se agarrar ao fundo do leito de água. A espécie tem grande impacto mundial na ornamentação de superfícies aquáticas e no passatempo aquário, graças a sua bela flor de diferentes cores, branca, amarela, violeta, violeta, azul, entre outras.
É importante que, no momento de semear a planta, ela tenha exposição suficiente à luz solar. Além disso, é necessário considerar que o solo ideal para seu desenvolvimento deve ter uma abundante de fertilizante orgânico, uma camada de folhas e solo de jardim. Por outro lado, é necessário mantê-la podada para um desenvolvimento saudável e incentivar a floração contínua.
Plantas Que Vivem na Água: Flor de Lotus (Nelumbo nucifera)
Do gênero Nelumbo, a Flor de Lótus (Nelumbo nucifera), é uma planta aquática herbácea conhecida pela capacidade de germinação de suas sementes séculos depois. É amplamente utilizada para decorar jardins aquáticos, devido a sua bela flor de diferentes cores que vão do branco ao rosa-profundo.
Seu cuidado é simples, graças à adaptabilidade da planta a qualquer lago ou jardim aquático. Por outro lado, no inverno, é necessário derramar água morna para que a água mantenha a temperatura ideal, e é preciso lembrar de plantá-la em áreas que recebem continuamente a luz solar.
Plantas Que Vivem na Água: Lentilha-de-água (Lemna minor)
Da família das Araceae, a lentilha-de-água (Lemna minor) é uma planta aquática flutuante, com folhas minúsculas, cuja principal característica é sua rápida expansão através da água. É ideal para decorar jardins aquáticos que precisam de pouca luz debaixo d’água e, em alguns casos, serve como alimento para peixes decorativos que são adicionados ao jardim. Basta deixá-lo ao sol o dia todo para mantê-lo saudável. Por outro lado, a única coisa com que se preocupar é controlar sua proliferação.
Plantas Que Vivem na Água: Papiro (Cyperus papiro)
Cyperus papyrus, comumente chamado Papyrus, é uma planta aquática usada pelos egípcios nos tempos antigos para fazer papel. É muito procurada mundialmente para ornamentar jardins aquáticos, mas pode ser cultivada em outras categorias de jardins graças à sua adaptabilidade. Sua espécie é identificada por seu caule triangular alongado que se eleva coroado por um tufo de folhas verdes alongadas e finas. Entre seus cuidados está o de mantê-lo sob a luz do sol e plantá-lo em um solo rico em nutrientes e umedecido com frequência.
Plantas Que Vivem na Água: Lírio de água (Iris pseudacorus)
O Iris pseudacorus ou lírio de água é uma planta aquática rizomatosa que se adapta à maioria dos ambientes. Portanto, pode ser cultivado em jardins de águas profundas, lagoas e até mesmo cursos de água com pouca corrente. Sua flor característica com 3 pétalas externas e internas, lhe dá aquele toque de elegância com cores bastante marcantes, como o amarelo e o branco. Graças à sua rusticidade, o lírio de água pode prosperar sob a luz do sol média a plena.
Jacinto de água (Eichhornia crassipes)
Eichhornia crassipes, comumente chamada de jacinto de água, é uma planta aquática pertencente à família Pontederiaceae. Os usos das espécies variam desde a decoração de jardins aquáticos até a aplicação medicinal. Caracteriza-se por ser uma planta flutuante e florescer através de um espigão com flores azuis. Seu cuidado requer uma irrigação contínua com pouca água e exposição ao sol durante todo o dia, e deve ser podada toda vez que o ciclo de floração termina.
Alface-d’água (Pistia stratiotes)
Única em sua espécie e pertencente ao gênero Monotípico Pistia, Pistia stratiotes ou comumente chamada alface-d’água, caracteriza-se por ser uma planta aquática perene e flutuante, usada para decorar apenas pequenos jardins aquáticos para manter seu crescimento expansivo sob controle. Seu cuidado é mínimo, pois se alimenta apenas de água e pode facilmente prosperar em áreas parcial ou completamente ensolaradas.