Início » Jardim » Como Acabar Com Fungos Nas Plantas – Guia

Como Acabar Com Fungos Nas Plantas – Guia

Muitos tipos de fungos podem atacar as plantas, causando murchamento, queda de folhas e até mesmo a morte da planta se não for tratada. Saiba como acabar com fungos nas plantas neste artigo.

Os fungos são os microrganismos mais resistentes com os quais um jardineiro tem que lidar de tempos em tempos. Eles se multiplicam muito rapidamente, nos caules, folhas e/ou raízes das plantas, de modo que, assim que nos damos conta, a doença se espalhou muito.

Por esta razão, é difícil encontrar um fungicida que realmente ajude a curar nossas amadas plantas, por isso o tratamento mais eficaz é a prevenção. Mesmo assim, vou lhe dar alguns truques que o ajudarão a saber como eliminar os fungos das plantas.

Como Posso Saber se Minha Planta tem Fungos?

Existem muitos fungos que podem afetar as plantas: míldio, oídio, fitóftora,… Conhecer os sintomas mais comuns nos ajudará a detectá-los o mais rápido possível:

Tronco macio: em plantas com caudex (Adênio, Cissus, Adenia, Fockea,…) os fungos geralmente infectam primeiro as raízes, mas imediatamente após o tronco, pois é lá que eles encontram as melhores condições de umidade para serem capazes de se multiplicar. Ao fazer isso, o tronco amolece rapidamente.

A folha central sai facilmente: nas palmas infectadas, se pegarmos a folha mais nova e a puxarmos para cima com quase nenhuma força, ela sai rapidamente.

Aparência de poeira ou fungo cinza, manchas vermelhas circulares ou protuberâncias nas folhas e/ou caules: se observarmos algum desses sintomas, podemos ter quase certeza de que ele tem fungos.

fungos nas plantas

Como Acabar Com Fungos Nas Plantas

Assim que detectarmos que nossas plantas têm fungos, o que devemos fazer é o seguinte:

Tratá-los com um fungicida: esta é a primeira coisa que devemos fazer. Os fungicidas servirão para eliminar os fungos. As mais recomendadas são as baseadas em cobre, mas se a doença não estiver muito atacante poderemos usar enxofre em pó na primavera e no outono.

Espaço para a rega: se quisermos evitar que a doença progrida, não devemos regar com tanta frequência. É muito importante verificar a umidade do solo antes de regar, introduzindo, por exemplo, um fino bastão de madeira (se ele sair com muita terra grudada, não regaremos). Além disso, se tivermos colocado um prato embaixo dele, removeremos o excesso de água dez minutos após a rega.

Corte as partes afetadas: com uma tesoura previamente desinfetada com álcool, removeremos todas as partes afetadas, sejam folhas, galhos e/ou raízes (estas serão enegrecidas).

Além disso, se tivermos uma planta em vaso cujo solo é muito úmido, estes microorganismos continuarão a se multiplicar, o que poria em perigo – ainda mais – a planta. Para evitar isso, devemos retirá-lo da panela, embrulhar sua bola de raízes (pão de terra) com papel de cozinha de camada dupla durante a noite, e no dia seguinte o plantaremos em uma nova panela com um substrato bem drenado.

Desta forma, teremos uma boa oportunidade de recuperar a planta.

como acabar com fungos nas plantas

Como Acabar Com Fungos Nas Plantas – Tratamento Ecológico

Enquanto você pode comprar fungicidas vegetais prontos para uso em lojas de jardinagem, você também pode fazer seu próprio “vaporização” de tratamento, que certamente será mais barato e mais saudável, já que você não estará confiando em produtos químicos potencialmente perigosos.

Está comprovado que o bicarbonato de sódio funciona como fungicida e pode tratar de forma eficiente e natural o temido fungo do oídio.

Materiais:

1 frasco pulverizador.

4 xícaras de água.

1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.

1 colher de chá de sabão líquido, do tipo utilizado para lavar pratos.

Para Preparar o Remédio Caseiro para Fungos, Siga Estes Passos

1- Despeje quatro copos de água em um frasco pulverizador.

2- Adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.

3- Uma colher de chá de sabão líquido, que ajudará a mistura a aderir à superfície das folhas da planta.

4- Feche bem a garrafa e misture.

5- Pulverize uma camada uniforme da mistura em todas as áreas problemáticas da planta.

6- A melhor hora para aplicar a mistura é de manhã ou à noite, quando há menos evaporação.

A receita é muito fácil e a maneira de aplicar a mistura também, é apenas uma questão de experimentar para ter suas plantas sempre fortes e saudáveis, prevenindo-as de todas aquelas doenças comuns que as deixam feias e murchas a qualquer momento.

remedio casero para fungos

Sobre João Pintos

João Pintos é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Solos. Atualmente, João trabalha como consultor agronômico em tempo parcial para empresas como BASF, Nidera, Syngenta, GDM e Don Mario Semillas, enquanto ele escreve com sua esposa, Aparecida, e juntos eles desenvolvem ComoFazerTodo.com para os entusiastas da jardinagem e do melhoramento da casa.

Deixe um comentário